Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - QUARTA-FEIRA 01/07/2015

ÁSIA: As principais bolsas da Ásia com exceção da China avançaram no primeiro dia de negociação do segundo semestre, enquanto investidores digeriam uma série de indicadores econômicos e notícias de que a Grécia perdeu o prazo para o pagamento de sua parcela de 1,6 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

Na China, o  Shanghai Composite oscilou entre ganhos e perdas por pelo menos 10 vezes após a divulgação de dados econômicos e terminou 5,23% menor, enquanto o índice CSI 300 das blue-chips caiu 4,9%. Shenzhen Composite caiu 4,8% e o ChiNext recuou 4,3%. Mercados de Hong Kong ficaram fechadas por conta de feriado.

Divulgados pela manhã, o índice PMI oficial de manufatura em junho ficou em 50,2, estável em relação ao mês anterior e um pouco acima da marca de 50 que que separa crescimento de contração. Uma pesquisa da Reuters esperava um valor de 50,3. A versão final do PMI do HSBC, que se concentra mais em pequenas e médias empresas, ficou em 49,4 no mês passado, abaixo da leitura preliminar de 49,6, mas acima do 49,2 registrado em maio. O setor de serviços na segunda maior economia do mundo avançou para 53,8 em junho, ante 53,2 em maio, segundo dados do governo.

Nikkei do Japão subiu 0,46%, contabilizando o segundo dia de ganhos modestos, após a pesquisa Tankan trimestral do Banco do Japão mostrar que os grandes fabricantes do país estão mais otimista do que o esperado. O índice atingindo seu nível mais alto desde março de 2014.

Na parte das notícias corporativas, a Sony subiu 0,3% depois avançar 2% no início da sessão. As ações da fabricante de eletrônicos caiu mais de 8% na terça-feira depois de anunciar planos para levantar até 3,6 bilhões dólares através da emissão de novas ações e obrigações conversíveis, para financiar seu negócio no setor de sensores, que por sinal, está indo bem. Analistas atribuíram a liquidação de terça-feira à possível diluição das ações existentes

S & P ASX 200 da Austrália subiu 1,04%, com nove entre dez setores fechando em alta. Destaque para os setores financeiros e de energia. QBE Insurance subiu 3,4%, enquanto o Macquarie Group avançou 1,4%. Entre os quatro principais credores, Commonwealth Bank of Australia liderou os ganhos com uma alta de 1,05%, enquanto ANZ Banking e Westpac fecharam em alta de 0,9 e 0,7 %, respectivamente. Entre as empresas de petróleo Woodside Petroleum e Santos avançaram 1,3 e 2,7%, respectivamente, apesar do recuo dos preços do petróleo durante a madrugada.

As grandes mineradoras recuaram. BHP caiu 1,5%, Rio Tinto perdeu 1,4% e Fortescue mergulhou 4,2%, depois da Austrália reduziu na terça-feira a sua previsão para os preços do minério de ferro em 2015, fazendo com que o preço à vista do metal ficasse abaixo de US $ 60 durante a noite.

EUROPA: As bolsas europeias avançam nesta quinta-feira, a primeira alta em três sessões, depois que o primeiro ministro da Grécia,Aléxis Tsípras, aceitou os termos do resgate dos credores.

De acordo com uma carta de Tsipras aos chefes de a Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu, obtido pelo jornal Financial Times, o primeiro-ministro grego aceitará todas as condições de resgate, com apenas pequenas alterações. O programa de resgate da Grécia terminou na terça-feira à meia-noite, mas a carta de Tsipras poderia servir como base para um novo pacote de ajuda nos próximos dias, de acordo com o relatório.

A Grécia iria realizar um referendo no domingo para decidir se aceitava ou não as propostas de reforma apresentadas por seus credores internacionais. O mercado de ações na Grécia está fechado durante a semana e as transações dos títulos do governo grego está interrompida.

O Stoxx Europe 600 sobe 1,74% nos primeiros movimentos, após o índice pan europeu amargar na terça-feira o seu pior desempenho trimestral desde o segundo trimestre de 2012.

Em Londres, o FTSE 100 avança, assim como seus pares do continente.  Bancos avançam. Royal Bank of Scotland sobe 3,13%, Standard Chartered adiciona 2,90% e HSBC sobe 0,8% após o presidente dizer aos legisladores do Reino Unido que o banco enfrentará uma fatura de cerca de £ 1,5 bilhão (2360 milhões dólares americanos) para proteger os clientes de varejo domésticos devido suas operações de risco, informou a Reuters. Entre as mineradoras, BHP Billiton sobe 1,80% e Rio Tinto avança 1,38%.

Entre os dados econômicos, a leitura final do PMI de manufatura na zona euro em junho ficou em 52,5, atendendo previsões. Todas as nações com exceção da Grécia apresentaram crescimento. As encomendas de máquinas e instalações da indústria da Alemanha recuou novamente em Maio  e no mercado cambial, o euro cai 0.0269% em relação ao dólar após os dados, sendo comprado a 1,1107 dólares, ante 1,1141 dólares na terça-feira em Nova York.

AGENDA DO INVESTIDOR:

EUA:
8h30 - Challenger Job Cuts (número de demissões corporativas);
9h15 - ADP Non-Farm Employment Change (número de postos de trabalho no setor privado dos EUA);
10h45 - Final Manufacturing PMI (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
11h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país);
11h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação);
11h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);

ÍNDICES MUNDIAIS - 6h40:

ÁSIA
Nikkei: +0,46%
Austrália: +1,04%
Shanghai Composite: -5,23%
Hong Kong: ---%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +2,20%
London - FTSE: +1,46%
Paris CAC +2,31%
IBEX 35: +1,62%
FTSE MIB: +2,19%

COMMODITIES
BRENT: -0,62%
WTI: -0,54%
OURO: +0,04%
COBRE: +0,13%
SOJA: +0,36%
ALGODÃO: -0,31%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,90%
SP500: +0,87%
NASDAQ: +0,97%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário