Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 26/11/2015

ÁSIA: Os mercados asiáticos terminaram sem direção nesta quinta-feira em meio a esperanças de estímulos por parte do BCE, enquanto novos dados reforçaram expectativas de política monetária mais apertada nos Estados Unidos.

O índice Hang Seng entrou em território ligeiramente positivo após subir 1% em meio a relatos de que a conexão Shenzhen-Hong Kong poderia ser lançado no segundo trimestre do próximo ano. Blue chips como HSBC subiu 0,6%, enquanto Hong Kong Exchanges mergulhou 0,5%. Enquanto isso na China, o Shanghai Composite encerrou 0,34% menor em um pregão tranquilo, apagando os ganhos anteriores. Notícias na quarta-feira de que Pequim anunciou políticas destinadas a impulsionar o comércio exterior, tais como a redução dos custos para os importadores e exportadores não conseguiu impulsionar o sentimento dos investidores. Citic Securities caiu 1% depois que a associação de corretoras acusou a corretora de exagerar em seus negócios de derivados em mais de $ 166.000.000.000. Outras corretoras também recuaram. Everbright e Haitong Securities fecharam 1,6 e 0,7% mais baixo, respectivamente.

No Japão, o Nikkei subiu 0,49%, mas não rompeu os 20.000 pontos, porém o mercado mostrou pouca reação ao anúncio do primeiro-ministro Shinzo Abe de que os impostos corporativos pode ser reduzido no próximo ano fiscal. Fornecedores da Apple, Japan Display e Minebea caíram mais de 7%, com relatos de que a Apple planeja lançar iPhones com tela de OLED.

Em um relatório na quarta-feira, o governo reduziu sua avaliação das despesas de capital em novembro pela primeira vez em um ano, citando "bolsões de fraqueza" na economia global. Fabricantes de automóveis Honda Motor, Nissan e Toyota Motor subiram mais de 1%.

Na Austrália, o ASX 200 subiu 0,33%, graças a um rali no setor financeiro. Commonwealth Bank of Australia, AMP e Westpac lideraram os ganhos com mais de 1% de alta após realização de lucros na sessão anterior.

BHP Billiton perdeu quase 4%, para $ 18,94, depois que a lama do acidente da barragem da mineradora Samarco no Brasil foi considerada tóxica pela agência de direitos humanos das Nações Unidas na quarta-feira, enquanto Rio perdeu 1,4%. Fortescue fechou estável e a empresa de petróleo e gás Santos perdeu 3,4%.

O dólar australiano recuou 0,4% após dados de investimento empresarial doméstico caiu no último trimestre, pior do que os 9,2% esperado.

Em termos gerais, as expectativas de que o Federal Reserve dos EUA vai aumentar as taxas de juros em dezembro tem empurrado o iene para baixo. A moeda enfraqueceu 3,2% em relação ao dólar nos últimos três meses. O Nikkei do Japão tem o segundo melhor desempenho de mercado na Ásia no acumulado do ano com um ganho de 14%. Shenzhen Composite da China subiu 65% até a presente data.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta, com investidores antecipando ao Banco Central Europeu (BCE) por mais estímulos na sessão da próxima semana (03 de dezembro), com expectativas de que o banco central poderia introduzir mais medidas de estímulo para reavivar a inflação e estimular o crescimento na região.

O euro segue negociado acima de $ 1,06, recuperando depois de bater uma baixa de sete meses e meio, em $ 1,0565 durante a noite, em meio a relatos de que o Banco Central Europeu (BCE) está considerando mais medidas de flexibilização não convencionais. Autoridades do banco central da Zona do euro e entre as opções está mais compras de dívidas e a introdução de mais taxas de depósitos por parte dos bancos, mas segundo informações, os grandes seria cobrado mais do que os pequenos, mas não deve receber apoio da Alemanha e da França cujos bancos usam amplamente as facilidades do BCE.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,25%. Destaque para a fabricante de chips para indústria automobilística Infineon depois que registrou lucro fiscal de 52% no quarto trimestre, devido principalmente por efeitos cambiais. Suas ações sobem 9,7% em 12,75 euros. A montadora Volkswagen sobe quase 4%, apesar da notícia de que estava fazendo recall de 125.000 veículos na Coreia do Sul. Ontem o The New York Times relatou que a VW tinha encontrado uma solução para os seus carros  europeus movidos à diesel.

A maior queda na Europa é registrada pela empresa de energia espanhola Abengoa, em baixa de mais de 20% com a notícia de que havia iniciado um processo de insolvência. The International Swaps & Derivatives Association está reunido para discutir se a empresa está em "default". Enquanto isso, a fabricante de bebidas Remy Cointreau cai 2,2% depois de anunciar uma queda de 7,3% no lucro do primeiro semestre devido às quedas de vendas na Chin
A economia da Espanha cresceu no terceiro trimestre à uma taxa anual mais rápida desde a crise financeira de 2008. Na sua segunda estimativa o PIB no período de julho a setembro, a quarta maior economia da zona do euro cresceu 3,4% em comparação com o ano anterior, melhor que a taxa de 3,2% no segundo trimestre. O IBEX 35 sobe.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe com avanço das ações de commodities, na sequência da alta de 1% na quarta-feira quando o governo disse que aumentará gastos no setor de habitação. Os produtores de metais seguem um salto de quase 3% nos futuros do cobre com notícias de que fornecedores chineses de cobre e níquel planejam discutir nesta semana uma solução à queda nos preços dos metais industriais, de acordo com um relatório da Bloomberg. Os preços do cobre ter negociado em torno de uma baixa de seis anos e perderam cerca de 26% neste ano.

No topo da FTSE 100, o trader de commodities e também mineradora Glencore sobe 4,23% após suas ações caírem 68% neste ano, em parte devido a preocupações de que a desaceleração chinesa irá prejudicar a demanda por metais. Anglo American avança 2,78% e produtora de cobre Antofagasta sobe 2,89%. Fresnillo avança 1,46% e Rio Tinto adiciona 0,67%.

BHP Billiton segue na parte inferior do benchmark recuando 2,84%,  refutando as alegações de presença de substâncias químicas tóxicas em resíduos encontradas nas águas devido estouro da barragem na mineradora Samarco.

Em outras notícias, as tensões ainda estão elevadas entre a Rússia e a Turquia após um avião de guerra pertencentes a Rússia ser derrubado na terça-feira. A Rússia enviou um sistema de mísseis para a fronteira com a Síria e a Turquia para proteger seus jatos que continuam a realizar ataques aéreos nessa área, em uma postura considerada desafiadora em relação à Turquia.

Ministro das Finanças britânico, George Osborne aproveitou previsões de receitas fiscais mais fortes para desfazer um plano impopular de cortar alguns benefícios por conta de outros, mas vinculado a um alvo orçamental excedente em 2020.

Mercados dos EUA estarão fechados na quinta-feira em comemoração ao feriado de Ação de Graças e abrirão mais tarde na sexta-feira. Também não haverá pregão nos futuros de energia na Comex e na New York Mercantile Exchange.

Por conta disso, os futuros de petróleo light sweet para entrega em janeiro recua ligeiramente na sessão eletrônica Globex e o petróleo Brent para entrega em janeiro na bolsa ICE Futures em Londres mergulha para $ 45,68 por barril.

Na quarta-feira, a agência de Energia dos EUA relatou que estoques de petróleo bruto cresceu 1 milhão de barris na semana encerrada em 20 de novembro, abaixo dos 2,6 milhão de barris estimados pela American Petroleum Institute.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: A negociação estará fechada em comemoração ao Dia de Ação de Graças. Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h20:

ÁSIA
Nikkei: +0,49%
Austrália: +0,33%
Shanghai: -0,34%
Hong Kong: +0,03%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +1,12%
London - FTSE: +0,46%
Paris CAC: +0,72%
IBEX 35: +0,71%
FTSE MIB: +0,69%

COMMODITIES
BRENT: -1,08%
WTI: -0,69%
OURO: +0,04%
COBRE: +2,20%
SOJA: +1,24%
Algodão +2,29%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,36%
SP500: +0,42%
NASDAQ: +0,43%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário