Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 08/01/2016

ÁSIA: A maioria dos mercados asiáticos fechou em alta neta sexta-feira, depois que o mercado chinês encerrou em alta, após o órgão regulador da China, o China Securities Regulatory Commission (CSRC), suspendeu na quinta-feira o dispositivo de circuit breaker depois que os mercados locais fecharam prematuramente por duas vezes na semana.

O Shanghai Composite fechou em alta de 1,98% depois cair 1,89% e subir 3,32% ao longo do pregão. O Shenzhen Composite terminou 1% maior, enquanto CSI 300 adicionou 2,04%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,12%. O enfraquecimento do yuan também pesou sobre o sentimento do investidor. Antes da abertura do mercado, o Banco do Povo da China (PBOC) definiu o ponto médio do yuan em 6,5636 contra o dólar,  indicando que a moeda chinesa trocaria um pouco mais forte, depois de fixar na quinta-feira no ritmo mais rápido desde a desvalorização de agosto. Na quinta-feira, o dólar fechou em 6.5926.

Em outros lugares, os mercados australianos inicialmente abriu em queda, posteriormente rastreou os ganhos na China, mas rapidamente voltou ao território negativo, com o ASX 200 fechando 0,39% menor, voltando para níveis abaixo de 5 mil pontos pela primeira vez desde meados de dezembro. No Japão, o Nikkei encerrou com queda de 0,39%, enquanto na Coreia do Sul, o Kospi avançou 0,7 e na Nova Zelândia, o principal índice fechou 0,89% menor.

O petróleo também ajudou a apoiar alguns dos ganhos na região. Na Austrália, Woodside Petroleum, Oil Search e Santos fecharam em alta entre 3,48 e 4,67, enquanto players chineses como CNOOC, PetroChina e Sinopec fecharam em alta entre 0,93 e 5,56% em Hong Kong, mas no Japão, Inpex e Japan Petroleum fecharam em baixa. Relatórios deram conta de que o ministro da Economia do Japão, Akira Amari, disse que o contínuo declínio dos preços do petróleo, embora não seja um bom sinal para a economia mundial, iria melhorar os termos da balança comercial do Japão e o ministério das Finanças do país anunciou que as reservas estrangeiras no final de dezembro ficou em $ 1.230.000.000.000.

O índice S & P / ASX 200 caiu 5,7% ao longo da semana, com o mercado perdendo cerca de US $ 85 bilhões. Todos os setores do sharemarket australiano ficaram no vermelho, com destaque para as ações de mineradoras e bancos. BHP mergulhou 8,4% e Rio Tinto desmoronou 6,3%, enquanto os bancos também tiveram uma semana de horror: Westpac perdeu 7,6%; National Australia Bank, 8,2%; Commonwealth Bank, 7,1%; e ANZ, 8,5%.

EUROPA: Mercados europeus abriram em ligeira alta, aparando as perdas semanais íngremes, após as ações chinesas se estabilizarem depois que as autoridades cancelaram o dispositivo de Circuit Breaker. O pan europeu Stoxx 600 sobe mais de 0,3%.

Os preços do petróleo se recuperam. Futuros do Brent estavam acima de US $ 34 por barril e este empurrou algumas ações no setor superior, embora alguns dos principais players do setor, incluindo BP, Total e Shell seguem em território negativo devido preocupações de longo prazo com o contínuo excesso de oferta de petróleo.

No fluxo de notícias, o Financial Times informou que Royal Dutch Shell está próximo de ganhar apoio da maioria dos acionistas em relação a sua oferta de £ 36000000000 pela rival BG Group, que avança no pregão de hoje. Fornecedoras europeus da Apple continuam a sentir o calor das preocupações sobre um corte na produção do iPhone. Dialog Semiconductor, STMicro e ARM caem. A varejista francesa Casino é negociado em forte alta após HSBC elevar sua projeção sobre o stock de "hold" para "comprar".

O governo da Arábia Saudita está considerando a possibilidade de vender ações na gigante petrolífera estatal Saudi Aramco para levantar dinheiro neste período de petróleo barato, disse o príncipe Mohammed bin Salman para o The Economist Magazine.

No Reino Unido, o O FTSE 100 sobe, apesar do benchmark fincar no negativo durante a semana em uma queda de 3,7%, o que seria sua maior queda semanal em quatro semanas, a segunda semana consecutiva de baixa. Entre as mineradoras, HP Billiton cai 1.13% e Rio Tinto recua 0,31%, mas Glencore opera em alta de 1,71%.

Entre as notícias econômicas, a produção industrial alemã diminuiu inesperadamente em novembro, enquanto as exportações caíram, indicando que a maior economia da Europa está lutando para recuperar seu ímpeto. No Reino Unido, os dados mostraram que déficit comercial do país com o resto do mundo diminuiu em novembro, impulsionado em parte pela queda no preço do petróleo bruto, que diminuindo o valor das importações de petróleo.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: 11h30 - Relatório de Emprego, composto por: Unemployment Rate (taxa de desemprego), Nonfarm Payrolls (pesquisa realizada em cerca de 375 mil empresas, que mostra o número de empregos gerados na economia, excetuando-se agricultura e pecuária), Average Workweek (média de horas trabalhadas por semana) e Hourly Earnings (média de remunerações por hora trabalhada);
13h00 - Wholesale Inventories (dados de vendas e estoques no atacado americano);
18h00 - Consumer Credit (mede o total de crédito disponível ao consumidor).


Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário da disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário