RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 06/06/2016
ÁSIA: A maioria dos principais mercados asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, após um decepcionante relatório de trabalhos dos EUA divulgado na sexta-feira, que enfraqueceu o dólar e moedas regionais sustentadas e consequentemente os preços dos metais, liderado por prata, ouro e cobre, saltaram na sexta-feira, anulando expectativas de uma alta das taxas de juros pelo Fed.
O Nikkei do Japão fechou em baixa de 0,37%, a 16,580.03 pontos. O benchmark chegou a cair 1,81% e o iene voltou a ser negociado a 106,35 durante o horário da Ásia, em comparação com níveis entre 108-111 na semana passada, antes da divulgação dos números de emprego nos EUA. Os principais exportadores terminaram em baixa. Um iene mais forte é negativo para os exportadores, pois reduz seus lucros no exterior quando convertidos em moeda local. Na quarta-feira, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou um retardamento no aumento de impostos sobre vendas no país e detalhou um novo pacote de estímulo para reavivar a economia japonesa. Esse movimento também impulsionou o iene para cima.
Na Austrália, o ASX 200 acabou 0,78% maior, em 5,360.40 pontos, liderado por um avanço de 3,8% no subíndice materiais e um ganho de 11,85% no subíndice ouro. O dólar australiano avançou na sexta-feira, movendo-se de $ 0,7214 antes dos números laborais dos EUA relatados na sexta-feira a até $ 0,7391 na segunda-feira, antes de fechar em US $ 0,7330. Na terça-feira, dados mostraram que o PIB do primeiro trimestre da Austrália cresceu 1,1%. Os analistas sugeriram que o Reserve Bank of Australia (RBA) provavelmente deixará a política monetária inalterada em sua próxima reunião. Na reunião de maio, o RBA reduziu a taxa em 25 pontos base para um recorde de baixa de 1,75%, no entanto, a ata da última reunião do RBA indicou que o tom da declaração do RBA poderia ser um pouco menos "dovish".
Grandes mineradoras australianas subiram. Rio Tinto subiu 3,86%, Fortescue avançou 4,22% e BHP Billiton subiu 3,72%. Produtores de ouro também subiram. Newcrest disparou 11,64%, Evolution Mining ganhou 13,43% e Alacer Gold subiu 5,90%.
Mercados da China continental estavam em compasso de espera, com os investidores aguardando dados de exportação de maio que serão divulgados na quarta-feira. Espera-se um declínio de 4,6% ante o ano anterior, estendendo-se queda de 1,8% de abril, de acordo com uma pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal. No início desta segunda-feira, autoridades chinesas deixaram o yuan mais forte em relação ao dólar americano, refletindo a queda do dólar na sexta-feira. Shanghai Composite caiu 0,15%, em 2,934.28 pontos, enquanto o Shenzhen Composite fechou em alta de 0,27%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,40%.
Os preços do petróleo avançaram durante o horário da Ásia. Na Austrália, Santos subiu 0,68%, Woodside Petroleum subiu 0,71%, mas no Japão Inpex caiu 2,42%.
O mercado de ações da Coreia do Sul ficou fechado por conta de feriado nacional.
EUROPA: As bolsas europeias sobem no início desta segunda-feira, liderado por um salto das ações de empresas mineradoras na sequência de uma alta dos metais provocada por número muito mais fraco do que o esperado do relatório de empregos dos EUA na semana passada.
O total de encomendas do setor industrial da Alemanha caiu 2% em abril em relação ao mês anterior, enquanto economistas consultados pelo The Wall Street Journal previam uma queda de apenas 0,6%.
Os mercados ainda estão digerindo os movimentos de sexta-feira e os investidores concentrarão suas atenções nos comentários de hoje da presidente do Fed, Janet Yellen, com o mercado querendo entender o impacto do relatório de emprego sobre as perspectivas na política monetária do Fed. Além disso, o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, disse na Finlândia nesta segunda-feira que espera que um crescimento econômico suficiente para justificar maiores taxas de juros nos próximos meses.
O Stoxx Europe 600 sobe 0,16% após o valor de referência pan europeu fechar 0,9% menor e sofrer uma queda semanal de 2,4%.
No Reino Unido, o FTSE 100 sobe em parte graças a grandes ganhos de ações de empresas mineradoras, após o benchmark fechar em alta na sexta-feira mas fechou a semana em queda de 1%, seu primeiro recuo semanal em quatro semanas, enquanto a libra cai e é negociados numa baixa de três semanas após pesquisas mostrarem que a campanha "Brexit", ou seja, para que a Grã-Bretanha saia da União Europeia vem ganhando terreno, mas os que defendem a permanência ainda estão à frente nas pesquisas. A libra recua 0,6% frente ao dólar, em US $ 1,4428.
O ouro e outros metais sobem após dados laborais decepcionantes dos EUA, pois aqueles que buscam segurança os tem como uma busca por refúgio, além do dólar mais fraco ter ajudado na alta dos preços dos metais. Anglo American dispara 9,22% e Rio Tinto avança 6,22%. BHP Billiton salta 5,55%, enquanto Glencore rende alta de 6,56% e Antofagasta opera em alta de 4,74%.
Em outras notícias, a maioria dos eleitores suíços rejeitaram a proposta de introdução de uma renda básica garantida para todos, em uma votação no domingo.
Enquanto isso, na Itália, o MoVimento 5 Stelle (M5S) ganhou as eleições municipais em Roma neste domingo, à frente do candidato do partido do primeiro-ministro Matteo Renzi, informou a Reuters. Virginia Raggi, 37 anos, advogada e vereadora na capital italiana, ambiciona tornar-se a primeira mulher a liderar a autarquia romana. A candidata obteve entre 34% e 38% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna do Instituto Piepoli para a rede de televisão Rai. Como não conseguiu os 50%, terá que disputar uma segunda rodada no dia 19 com Roberto Giachetti, candidato do Partido Democrático, que obteve entre 20% e 24%, segundo a mesma pesquisa.
AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h00 - Labor Market Conditions Index (compilação de vários dados de trabalho em uma única leitura, a fim de dar uma melhor visão do mercado);
13h30 - Discurso da Presidente do Federal Reserve Janet Yellen;
ÍNDICES MUNDIAIS - 7h00
ÁSIA
Nikkei: -0,37%
Austrália: +0,78%
Xangai Composite: -0,15%
Hong Kong: +0,40%
EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,21%
London - FTSE: +1,00%
Paris CAC 40: +0,11%
Madrid IBEX: +0,17%
FTSE MIB: +0,05%
COMMODITIES
BRENT: +1,31%
WTI: +1,19%
OURO: +0,02%
COBRE: +1,14%
SOJA: +1,97%
ALGODÃO: +0,64%
MILHO: +1,26%
ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,10%
SP500: +0,04%
NASDAQ: +0,10%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário da disponibilização dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário