Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 31/05/2017

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam mescladas, com a libra britânica recuando após nova pesquisa antes das eleições no Reino Unido e com investidores analisando os números oficiais do PMI da China.

No Japão, o Nikkei recuou 0,14% para fechar em 19.650,57 pontos, permanecendo sob pressão com a recuperação do iene. A produção industrial do Japão em abril aumentou 4% em relação ao mês passado, ante 4,3% estimados por uma pesquisa da Reuters. O iene negociou ligeiramente mais forte contra o dólar, chegando a 110,78 ienes após o lançamento, em comparação com 110,84 anteriores aos dados. 

Do outro lado do Estreito Coreano, o Kospi da Coreia do Sul reverteu as duas perdas anteriores para terminar 0,16% maior em 2.347,38 pontos. A produção industrial caiu no mês passado, o que não era esperado pelo mercado.

O S & P / ASX 200 da Austrália encerrou a sessão com alta de 0,12% em 5.724,6 pontos, a medida que as compras de ações do setor bancário compensaram as quedas nas empresas de petróleo. Entre as mineradoras australianas, BHP caiu 1%, Rio Tinto recuou 1,1% e Fortescue Metals avançou 0,2%.

Os mercados chineses voltaram a abrir depois de um feriado prolongado e fecharam sem direção após o lançamento do Índice PMI oficial de manufatura permanecer em território expansivo. A leitura de maio foi de 51,2, o mesmo que de abril mas acima dos 51,0 estimados. O PMI oficial de serviços ficou em 54,5 ante os mesmos 54,0 do mês anterior. A China registrou um déficit comercial de serviços de US $ 18,3 bilhões em abril, menor do que o déficit de US $ 22,1 bilhões de março. A balança comercial da China registrou um superávit de US $ 41,7 bilhões em abril, maior do que o superávit de US $ 30,5 bilhões de março. Enquanto isso, a taxa de empréstimo overnight em yuans em Hong Kong atingiu seu nível mais alto em cinco meses.

Para os analistas, os desenvolvimentos políticos no final do ano e a tentativa da China de conter alavancagem são maiores drivers para o mercado do que PMI no momento. Os resultados dos índices PMIs foram "um pouco melhor do que o esperado", embora o impulso de recuperação esteja desacelerando e a leitura do setor de serviços de maio tenha sido encorajador. A China tem tentado mudar sua economia para confiar mais nas indústrias de serviços. O Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,16%, após sete sessões consecutivas de ganhos, sua maior série de vitórias em 13 meses, mantendo-se recentemente próximo das máximas de 23 meses. No continente, o Shanghai Composite subiu 0,24% para fechar em 3.111,48 pontos e o Composto de Shenzhen mergulhou 0,1%.

Os futuros do petróleo caíram com preocupações sobre excesso de oferta nos mercados de petróleo.

Uma bomba foi detonada no coração da capital do Afeganistão, conhecida como Zona Verde, perto de embaixadas estrangeiras e bases militares matando pelo menos 80 pessoas e deixando mais de 300 pessoas feridas. Ainda não houve reivindicação da responsabilidade pela explosão. Nos últimos anos, os insurgentes tem usado bombas cada vez maiores, incluindo bombas de caminhão, causando um número significativo de vítimas entre civis afegãos, num conflito que já dura 16 anos. O ataque aconteceu durante o rush matinal, quando os trabalhadores dirigem-se para os escritórios do governo e das embaixadas, a pé e em ônibus. 

EUROPA: Os mercados europeus abriram sem direção nesta quarta-feira, tomadas mais uma vez pelas incertezas políticas e uma queda maior do que o esperado da inflação da zona do euro. O pan europeu Stoxx 600 recua 0,08%, com a maioria dos setores movendo-se ao sul, mas as principais bolsas apontam em direções diferentes. Parece que há no momento, uma ligeira perda de confiança, pois a política continua imprevisível. No mês, o Stoxx 600 ainda está configurado para registrar um ganho de 0,8%.

Na Itália, o setor bancário continua sob pressão, com incertezas em torno das próximas eleições para escolher um novo governo, jogando o setor para território negativo. Ubi Banca cai 2% e Unicredit recua 1,3% nos primeiros negócios.

A França e a Alemanha querem promover um novo sistema de impostos antes das eleições para a Assembleia Nacional francesa no próximo mês, afirmou o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, segundo a Reuters.

Os investidores também estão acompanhando os desenvolvimentos antes da eleição do Reino Unido na próxima semana. O Partido Conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May, poderá perder 20 dos lugares dos que atualmente detém, enquanto o Partido Trabalhista poderá ganhar até 30 lugares adicionais, de acordo com a pesquisa de YouGov e resultaria na perda da maioria geral dos "Tories" no parlamento, o que ocorre desde as eleições de 2015 e que tornaria as negociações da Brexit com Bruxelas mais difíceis. 

A libra recua após a estimativa do YouGov e o índice FTSE 100 do Reino Unido avança, recuperando da perda de 0,3% na terça-feira, já que a fraqueza da libra oferece um impulso para o exército de ações do FTSE 100 com ganhos no exterior, pois melhora os lucros dessas empresas, reduzindo a influência da fraqueza das commodities. O índice ficou fechado na segunda-feira devido feriado bancário. Entre as grandes multinacionais do FTSE, a Unilever sobe 1,17%, British American Tobacco ganha 1,11% e Diageo avança 1,38%.  As mineradoras tem um desempenho fraco em Londres, após o minério de ferro cair 4,2% e o níquel ficar próximo das mínimas de 11 meses após PMI chinês. Anglo American cai 1,4%, Antofagasta recua 1,1%, BHP Billiton perde 1,6%. Glencore e Rio Tinto perdem 2,1 e 2%, respectivamente. 

A taxa de inflação anual da zona do euro em maio caiu mais do que o esperado, apesar da queda da taxa de desemprego para uma baixa de sete anos, uma combinação que provavelmente reforçará a luta do Banco Central Europeu em desencadear rapidamente seus programas de estímulos. O aumento da inflação no início deste ano trouxe consigo chamadas da Alemanha e da Holanda para o fim de taxas de juros negativas e compras maciças de títulos. As autoridades políticas do BCE responderam expressando dúvidas sobre a sustentabilidade da inflação mais elevada. Eles acreditam que a inflação só aumentará constantemente se a diferença entre o que a economia da zona do euro pode produzir e o que está produzindo seja menor do que é agora. O exemplo mais óbvio dessa folga é a taxa de desemprego muito alta da zona do euro, que é mais que o dobro do equivalente nos EUA. Os números divulgados nesta quarta-feira parecem justificar a cautela. A agência de estatísticas da União Europeia disse que os preços ao consumidor em maio foram 1,4% maiores do que no ano anterior, menor que os 1,9% de abril, quando estava em linha com o objetivo do BCE. Essa é a menor taxa de inflação registrada neste ano e abaixo da previsão de 1,5% dos economistas.

A taxa de desemprego da Alemanha caiu para uma nova mínima de 5,7% em maio, ante 5,8% em abril.

EUA: As bolsas dos EUA estão definidas para terminar o mês de maio com sólidos ganhos mensais, apesar das quedas dos benchmarks americanos na terça-feira. Os futuros de ações negociam próximos da estabilidade em meios a fraqueza dos preços do petróleo. Com o mês de maio terminando, o Nasdaq segue para um aumento de 2,6%, seguido do ganho de 1,2% para o S & P 500. Ambos os índices devem registrar os melhores ganhos percentuais mensais desde fevereiro 2017. O Dow segue para uma alta de 0,4%, o melhor desempenho mensal desde março.

Os investidores também aguardam as vendas de casas pendentes, o índice PMI de Chicago e o Livro Bege. Entre os oradores do Fed, o presidente do Fed de Dallas, Rob Kaplan, deve falar no Conselho de Relações Exteriores em Nova York, às 9 horas (horário de Brasilia). O presidente do Fed de São Francisco, John Williams, dará um discurso sobre "desafios econômicos e financeiros globais" na Conferência Internacional do Banco de Coreia em Seul, Coreia do Sul, às 9h10 (horário de Brasilia).

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: 
10h45 - Chicago PMI (mede o nível de atividade industrial na região);
11h00 - Pending Home Sales (mede a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva);
15h00 - Beige Book (Livro Bege do Federal Reserve - relatório sobre o desempenho atual da economia do país);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,04%
SP500: +0,07%
NASDAQ: +0,12%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário