Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 25/05/2017

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta quinta-feira, com investidores analisando a minuta da reunião do Federal Reserve dos Estados Unidos e aguardando a ampliação do acordo de limitação da produção da OPEP, numa tentativa de reequilibrar os mercados de petróleo.

O Nikkei do Japão subiu 0,36% para fechar em 19.813,13, apesar da força do iene após os minutos do Fed. O dólar se recuperou desde então e o iene fechou em baixa de 0,1% frente ao greenback.


O índice de referência Kospi da Coreia do Sul subiu 1,1%, fechando a sessão em 2.342,93 pontos, após a decisão do Banco da Coreia de manter as taxas em 1,25% pela décima vez consecutiva. O mercado acionário do país tem atingido recordes com fortes resultados corporativos locais e otimismo econômico. Segundo analistas, "com a economia mostrando sinais de melhora, não há nenhuma urgência para cortes de taxa".

Na Austrália, o ASX 200 fechou em alta de 0,36% em 5.789,36 pontos, liderados por ganhos do setor de materiais e energia compensando uma terrível sessão para as varejistas e seguradoras. Os quatro grandes bancos lutaram contra um "sell-off" inicial. ANZ foi o vencedor do dia, subindo 1,3%, enquanto NAB foi o único dos quatro grandes a terminar no vermelho, com baixa de 0,5%. O serviço pesado no mercado coube para as mineradoras e blues chips de energia. BHP e Rio subiram 1,4 e 1,5%, respectivamente, South32 registou um ganho de 3,4% e Fortescue Metals fechou em alta de 1,6%. Entre os "stocks" de energia, Origin e Woodside ganharam mais de 1% cada.

Os mercados da China também subiram, mesmo após a Moody's reduzir o rating de crédito da segunda maior economia do mundo. A agência de classificação também rebaixou a classificação de Hong Kong na quarta-feira. A Moody´s disse que o rebaixamento de Hong Kong foi devido ao impacto do rating de crédito de China em Hong Kong. O Índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,80%, enquanto os mercados do continente reverteram as perdas iniciais para fechar em alta. O Shanghai Composite saltou 1,43% para fechar em 3.07,87 pontos enquanto o Shenzhen Composite terminou o dia em alta de 0,72%.

O yuan atingiu uma alta de quase dois meses em relação ao dólar no início da sessão. O par dólar / yuan no mercado onshore saltou para 6.8696. Segundo a Reuters, a valorização foi devido à venda de dólares por bancos estatais no mercado onshore. 

Os mercados indonésios estavam fechados para umas férias.

EUROPA: Os mercados europeus sobem com pequeno volume, com os investidores avaliando a queda nos preços do petróleo antes da decisão de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. O Stoxx Europe 600 sobe 0,04%, após o índice entrar e sair do território negativo.

Enquanto as principais bolsas de valores abrem nesta quinta-feira, vários países que observam o feriado da Ascensão, com o fechamento de mercados acionários, bancos e férias escolares. As bolsas de Áustria, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Suíça estão fechadas, mas o DAX 30 opera com baixa liquidez e maior volatilidade devido feriado na Alemanha. O CAC 40 também opera com baixo volume e agitação semelhante com os bancos franceses fechados.

A indústria de petróleo está em sintonia com a reunião da OPEP em Viena, onde os mercados trabalharam com a expectativa de que o cartel irá estender os cortes de produção, inicialmente implementados em novembro como forma de enfrentar o excesso de oferta global, mas tanto o petróleo WTI como o Brent recuam depois que o ministro do petróleo da Arábia Saudita Khalid al-Falih descartou cortes mais profundos na produção de petróleo da OPEP, mas que uma extensão de nove meses para o acordo é "altamente provável" para ser acordado na reunião desta quinta-feira.

Tem sido um caso clássico os mercados comprando rumores e vendendo fatos. A extensão de nove meses do acordo até o primeiro trimestre de 2018 é amplamente esperada, mas os traders especulavam que talvez o cartel também faria cortes mais profundos na produção. O Irã também disse que é desnecessário reduzir ainda mais a produção. A francesa Total recua 0,41%, enquanto as ações da Petrofac despencam 28,55% depois que a empresa de serviços petrolíferos suspendeu seu Chief Operating Officer Marwan Chedid. A Petrofac está sob investigação no Reino Unido sob suspeita de suborno, corrupção e lavagem de dinheiro. A empresa disse que está cooperando com as autoridades e Chedid renunciou ao conselho da Petrofac.

No Reino Unido, o FTSE 100 apresenta altos e baixos, com queda das ações de energia, tecnologia e telecomunicações, enquanto o setor de serviços públicos, considerado defensivo e o financeiro lideram a alta. O índice voltou a subir e fechou em alta de 0,4% na quarta-feira. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 1,1%, Antofagasta recua 0,4%, BHP Billiton perde 0,3% e Rio Tinto opera em baixa de 0,7%.

A economia do Reino Unido desacelerou mais acentuadamente do que se pensava no primeiro trimestre, de acordo com uma nova estimativa nesta quinta-feira, sinal de alerta sobre o crescimento antes da eleição nacional de 8 de junho e o início das conversas do Brexit com a União Europeia. A economia cresceu a uma taxa trimestral de 0,2% no primeiro trimestre, um ritmo de crescimento mais fraco do que a estimativa preliminar de 0,3% publicada no mês passado e muito mais fraca do que o ritmo de 0,7% nos últimos três meses de 2016. Em termos anualizados, a economia cresceu 0,7%, ante uma estimativa anterior de 1,2%.

As campanhas para a eleição de junho retomaram nesta quinta-feira depois de uma breve suspensão após o ataque de segunda-feira em Manchester, onde um homem-bomba matou 22 e feriu dezenas de pessoas quando ele explodiu fora do estádio onde jovens espectadores estavam saindo de um show da cantora Ariana Grande.

EUA: Os futuros dos EUA apontam para sua sexta sessão consecutiva de alta, após o Federal Reserve sinalizar que a maioria das autoridades permanece incautos em relação ao aumento das taxas na reunião de junho. A probabilidade de um aumento da taxa de junho pelo Fed é de 83,1%, contra 78,5% na quarta-feira, de acordo com dados do CMEGroup.

O governador do Fed, Lael Brainard, está programado para dar um discurso sobre questões econômicas globais em Washington, DC, às 11h00 e o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, deve conversar no Japão sobre a economia americana após o fechamento do mercado mericano.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
9h30 - Goods Trade Balance (diferença entre exportação menos importação de bens);​
9h30 - Prelim Wholesale Inventories (dados preliminares de vendas e estoques no atacado americano);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,37%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,39%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário