Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 21/06/2017

ÁSIA: A maioria das principais bolsas asiáticas fechou em baixa na quarta-feira, a medida que os preços do petróleo caíram próximo das mínimas de sete meses após  aumento na produção da Líbia e Nigéria, ofuscando a decisão do MSCI de adicionar ações da China continental em seu índice de mercados emergentes.

Os mercados na China fecharam sem direção após a decisão do MSCI de incluir no próximo ano, 222 ações da China A Large Cap em seu índice MSCI Emerging Markets de modo gradual, depois de rejeitar nas três tentativas anteriores. Segundo analistas, a inclusão proporcionará "um impulso modesto" às reformas do mercado de capitais na China, especialmente nas áreas de direitos dos acionistas e reforma do mercado de dívida e que independentemente da decisão, os mercados de ações chineses ainda sofrem de graves deficiências institucionais, bem como uma forte influência política". O Índice Hang Seng caiu 0,57%, enquanto no continente, o Shanghai Composite subiu 0,52% e o Shenzhen Composite fechou em alta de 0,43%.

O índice de referência S & P / ASX 200 da Austrália caiu 1,59% e fechou em 5.665,7 pontos, arrastado por seus subíndices de energia, financeiro e materiais. Os "stocks" de energia fecharam no vermelho após queda nos preços do petróleo. A produtora de petróleo e gás Santos caiu 2,01%. As principais ações de bancos também estavam sob pressão, com o National Australia Bank declinando 2,94% e a ANZ caindo 1,79%. As mineradoras australianas também tiveram um desempenho frustrante. BHP Billiton despencou 4%, Fortescue recuou 4,4% e Rio Tinto fechou em baixa de 3%.

O Nikkei do Japão caiu 0,45% para fechar em 20.138,79 pontos e o Kospi da Coreia do Sul caiu 0,49% e terminou em 2.357,53 pontos. A ata da reunião de junho do Banco de Japão mostrou que o nível de títulos do governo que o banco central compra pode flutuar, mas isso provavelmente não afetará a sua orientação. A minuta também mostrou que o BOJ permaneceu cauteloso em relação do alvo de inflação de 2%.

O dólar foi negociado em 97,747 contra uma cesta de moedas rivais, ante 97,871 da sessão anterior. Contra o iene, o dólar foi negociado em 111.18, ante 111.50 visto anteriormente.  A libra esterlina caiu para a mínima de dois meses depois que o governador do Bank of England, Mark Carney, disse que o banco central não aumentaria as taxas de juros em breve devido às incertezas em torno do Brexit.

Os mercados também analisaram os sinais mistos das autoridades do Fed. O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, disse que o banco central poderia esperar até o final do ano antes de tomar uma decisão sobre o aumento das taxas de juros, enquanto o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, que não é membro votante do FOMC, pareceu mais "hawkish", dizendo que as baixas taxas de juros significavam que a política seria "menos capaz de compensar os choques negativos". 

EUROPA: As bolsas europeias recuam nesta quarta-feira, enquanto os investidores aguardam notícias do Reino Unido e observam o mercado de petróleo que atingiram uma baixa de 9 meses. O Stoxx Europe 600 cai 0,73, estendendo as perdas da sessão de terça-feira quando os preços do petróleo entraram em "bear market". 

Entre os produtores de petróleo, a norueguesa Statoil cai 0,85%, a britânica Tullow Oil recua 1,59% e a francesa Total cai 0,40%. Entre as empresas de equipamentos e serviços de energia, Petrofac cai 2,2% e o Saipem da Itália cai 1,86%, mas nem tudo são lágrimas. Subsea 7 sobe 2,31%. Uma atualização de suprimento semanal da Energy Information Administration será divulgada nesta quarta-feira. Os analistas entrevistados pela S & P Global Platts esperam que a EIA reporte um declínio de 2 milhões de barris nos estoques de petróleo bruto. No final da terça-feira, o American Petroleum Institute relatou uma queda semanal de 2,7 milhões de barris nos estoques de petróleo dos EUA.

O índice CAC 40 da França registra a pior queda entre os principais benchmarks europeus, com apenas três componentes movendo-se para cima. O mercado está sob pressão depois que o ministro da Justiça, François Bayrou, que coordenava o projeto de lei para a moralização do serviço público que é uma das prioridades do novo presidente, deixou o governo nesta quarta-feira. O partido centrista de Bayrou, Mouvement Démocrate, ou MoDem, está no centro de uma investigação relacionada à criação de empregos fictícios no Parlamento Europeu.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em baixa, com as ações de energia em queda à medida que os preços do petróleo caem. As ações de energia possuem uma forte ponderação de cerca de 14% no FTSE 100. A libra caiu para US $ 1,26 antes da abertura formal do parlamento. A rainha Elizabeth II apresentará a agenda do governo em um discurso, mas isso ocorre mesmo quando os conservadores ainda estão lutando para resolver um acordo de apoio com o Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte, para obter uma maioria no parlamento. As mineradoras recuperam parte das perdas de ontem no LSE. Anglo American sobe 1,2%, Antofagasta avança 0,4%, BHP Billiton sobe 0,3% e Rio Tinto sobe 0,8%. 

o DAX 30 da Alemanha recua nesta quarta-feira, se afastando do fechamento do recorde de segunda-feira.

EUA: As ações americanas parecem que terão o segundo dia consecutivo em território negativo, já que um recente queda do petróleo aumentou o mau humor do investidor após os preços do petróleo fecharem no nível mais baixo desde 16 de setembro. Segundo analistas, esses declínios significam uma pressão inflacionária e isso não é uma boa notícia para o Federal Reserve dos EUA.

Não há discursos de autoridades do banco central programado na agenda do Fed.

AGENDA DO INVESTIDOR: 
EUA: 
11h00 - Existing Home Sales (mede as vendas de casas usadas no país);
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,04%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,30%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário