Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 14/06/2018

ÁSIA: Os principais mercados asiáticos fecharam em queda na madrugada desta quinta-feira, depois que o Federal Reserve elevou as taxas de juros, em um movimento amplamente esperado e indicou que provavelmente virão mais dois aumentos de taxa ainda ​​em 2018.

O Nikkei do Japão viu as perdas subirem à medida que o iene se firmou no final da sessão. O índice caiu 0,99%, para terminar em 22.738,61 pontos. A queda no mercado japonês foi generalizado, com ações do setor de mineração caindo 1,79% e "players" ligados à consumo também recuando. Apenas o setor financeiro fechou em alta, pois o cenário de alta de juros favorece o setor.

Em Seul, o Kospi da Coreia do Sul caiu 1,84%, para 2.423,48 pontos. As montadoras fecharam em baixa, com a Hyundai Motor caindo 3,91%. O setor de tecnologia fechou sem direção. Samsung Electronics caiu 2,43% e a LG Electronics contrariou a tendência e fechou em alta de 4%.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 fechou em baixa de 0,11%, para 6.016,60 pontos. Os ganhos nos setores de materiais e telecomunicações foram compensados ​​por declínios no subíndice financeiro. As ações de empresas de serviços públicos caíram mais de 1% após avançarem na sessão anterior. Entre as mineradoras, BHP Biliton subiu 0,6%, Fortescue Metals avançou 1,6% e Rio Tinto fechou em alta de 0,7%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,93%, com os setores de energia, bens de consumo, propriedade e tecnologia registrando queda de mais de 1% no fechamento do mercado. Os mercados do continente sofreram perdas menores, com o composto de Xangai eliminando os ganhos iniciais para fechar em  baixa de 0,17%, a 3.044,46 pontos. As quedas registradas nos principais mercados da China ocorreram após a produção industrial da China para maio ficar abaixo das expectativas em 6,8%. O investimento em ativos fixos e as vendas no varejo também ficaram aquém das previsões.

O Banco do Povo da China decidiu não seguir o Fed no aumento das taxas de juros, desafiando as expectativas de que os políticos chineses seguiriam seu padrão usual e responderiam com pequenos aumentos nos movimentos do Fed.

O índice de ações da MSCI na Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, caiu 1,21% no período da tarde.

EUROPA: As bolsas da Europa recuam nesta quinta-feira, com as ações de mineração sendo prejudicadas pelas preocupações com a saúde econômica da China. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,5% para 388,20. Nenhum setor sobe e o maior declínio é registrado no grupo de materiais básicos. Na quarta-feira, o benchmark pan-europeu subiu 0,2%.

Os investidores aguardam para saber se o Banco Central Europeu definirá algum prazo para encerrar seu programa de flexibilização quantitativa, compra de títulos de 2,5 trilhões de euros (US $ 2,95 trilhões) e estão programadas para pelo menos até o final de setembro, mas o BCE pode estende-lo para continuar a apoiar a economia e reduzir gradualmente as compras. O presidente do BCE, Mario Draghi, pode expor mais detalhes nesta reunião, mas analistas dizem que é uma decisão oportuna e que o chefe do banco central pode adiar o anúncio do QE para julho. A declaração política do BCE está programada para ser divulgada às 8h45, horário de Brasilia. O presidente do BCE, Mario Draghi, fará uma coletiva de imprensa às 9h30, ambos em Riga, na Letônia.

O índice FTSE 100 do Reino Unido cai 0,5%, para 7.668,35 pontos, com apenas o setor de telecomunicações subindo. O grupo de materiais básicos, que inclui ações de mineração e os bens de consumo, derruba outros setores. Na quarta-feira, o benchmark blue-chip caiu menos de 1 ponto.

As ações de mineração recuaram mediante preocupação com a saúde econômica da China, maior compradora de cobre do mundo e grande compradora de outros metais. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American cai 2,4%, Antofagasta recua 2,5%, BHP Biliton perde 1,8% e Rio Tinto negocia em baixa de 1,4%.

As vendas no varejo do Reino Unido em maio superaram as previsões, uma vez que o clima bom e as comemorações do casamento real deram um impulso nos gastos em lojas de alimentos e utensílios domésticos. As vendas subiram 1,3% no mês, segundo o Office for National Statistics. Era esperada uma alta de 0,5%. As vendas subiram 3,9% em relação ao ano passado, comparado com 2,4% esperado em uma estimativa de consenso da FactSet.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse que o relacionamento com os Estados Unidos durará apesar das diferenças em relação ao comércio e do acordo nuclear com o Irã. Enquanto isso, o chefe de comércio do Reino Unido, Liam Fox, disse que a abordagem do presidente Trump em relação ao comércio com seus parceiros comerciais não está certa.

EUA:
Os futuros de ações dos Estados Unidos oscilam entre pequenos ganhos e perdas na manhã desta quinta-feira, com "traders" cautelosos antes do anúncio do Banco Central Europeu sobre seu programa de compra de títulos.

Os investidores também digerem o aumento da taxa de juros do Federal Reserve na quarta-feira, enquanto monitoravam as tensões comerciais entre os EUA e a China.

As ações dos EUA caíram na sequência da decisão do Federal Reserve na quinta-feira de aumentar as taxas em 25 pontos. O banco central também indicou que mais dois aumentos ainda podem ocorrer neste ano.

A administração do presidente Donald Trump está se preparando para anunciar tarifas sobre dezenas de bilhões de dólares em mercadorias chinesas já nesta sexta-feira, um movimento que pode desencadear ações de retaliação por parte da China.

Reivindicações semanais de desemprego estão em pauta às 9h30 da manhã, juntamente com dados sobre as vendas no varejo e o índice de preços de importação para maio. Estoques indústriais para abril são devidos às 11 horas.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,02%
SP500: -0,02%
NASDAQ: -0,10%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário