Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 29/08/2019

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta quinta-feira, com investidores observando atentamente a curva de juros dos títulos do governo dos EUA.

Na China continental o dia foi de baixa, com o composto de Xangai caindo 0,1%, enquanto o Shenzhen Composite caiu 0,17%. O índice Hang Seng de Hong Kong, por outro lado, subiu 0,34%. O yuan onshore atingiu 7,17 contra o dólar brevemente pela primeira vez em mais de 11 anos e meio na quinta-feira, informou a Reuters, antes de se recuperar na tarde do pregão asiático e fechar em 7,1572. 

O Banco Popular da China estabeleceu a referência oficial do ponto médio para o yuan em 7,0858 na manhã de quinta-feira. Enquanto isso, o yuan offshore fechou a 7,1611 por dólar.

Segundo analistas do JP Morgan, o recente enfraquecimento do (yuan) parece mais uma flexibilização controlada da política monetária da China. 

O Nikkei do Japão caiu 0,09% em 20.460,93 pontos, enquanto o Topix terminou seu dia de negociação praticamente estável. Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em queda de 0,4%. 

O S & P / ASX 200 da Austrália subiu 0,1% para encerrar o dia de negociação em 6.507,40 pontos.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,08%.

Entre as notícias corporativas, as ações de empresas do conglomerado sul-coreano Samsung caíram na quinta-feira depois que a Suprema Corte do país revogou parte de uma decisão do tribunal de apelações no caso de suborno envolvendo o chefe do grupo, Jay. Y Lee. A Samsung Electronics viu suas ações caírem 1,7%, enquanto a Samsung C&T caiu 4,05% e a Samsung Biologics despencou 4,89%. A decisão levanta questões sobre a capacidade de Lee de liderar a Samsung Electronics, uma vez que enfrenta problemas de queda da lucratividade e desafios relacionados à proibição japonesa de exportar materiais cruciais para o setor de tecnologia da Coreia do Sul. Ele foi libertado da prisão em fevereiro de 2018, depois que sua sentença inicial de cinco anos de prisão foi reduzida pela metade e suspensa por quatro anos.

EUROPA: Os mercados europeus reverteram as perdas iniciais na manhã de quinta-feira, com dados de inflação mais fraca reforçando as expectativas de que o BCE (Banco Central Europeu) injete estímulos na economia no próximo mês.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 1,4% sustentadas pelas ações do comércio, construção e materiais, à medida que a maioria dos setores entraram em território positivo. A empresa britânica de software Micro Focus viu suas ações despencarem mais de 30% no início do pregão, atingindo seu nível mais baixo desde abril de 2018, depois que a empresa cortou suas diretrizes para o ano. No outro extremo do Stoxx 600, o gigante industrial francês Bouygues ganha 4,9% depois de registrar um salto nos lucros e resultados acima do esperado no primeiro semestre.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American sobe 1,6%, Antofagasta avança 2,6%, BHP sobe 1,3% e Rio Tinto sobe 1,8%.

O estado alemão da Saxônia registrou inflação de IPC (índice de preços ao consumidor) em 1,4% em relação ao ano anterior, mas abaixo da meta do BCE, enquanto o HCPI (índice harmonizado de preços ao consumidor) da Espanha em agosto ficou em 0,4%, abaixo de 0,6% no ano em julho. O BCE indicou que poderia haver estímulo se a inflação continuar definhando bem abaixo da meta de quase 2%.

Os investidores estão monitorando a evolução política após notícias de que o primeiro-ministro britânico Boris Johnson suspenderá o parlamento britânico antes da saída do país da União Europeia. Isso potencialmente frustraria os esforços dos partidos da oposição para bloquear uma saída caótica sem acordo, se Johnson não conseguir garantir um novo acordo com o bloco antes de 31 de outubro.

Os temores de crescimento global continuam pesando nos mercados, depois que o rendimento dos títulos flertaram as mínimas recordes em todo o mundo. Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA a 30 anos e do bund alemão a 10 anos atingiram mínimas históricas nas últimas 24 horas, com a turbulência econômica dos atritos comerciais EUA-China e a incerteza geopolítica afastando os investidores dos ativos de risco.

A política italiana também está em foco, pois o Movimento Cinco Estrelas (M5S) e o Partido Democrata (PD) de oposição anunciaram na quarta-feira que tentariam formar um governo de coalizão, numa tentativa de evitar a eleição esperada pelo líder do Partido Liga, Matteo Salvini, que explodiu a coalizão anterior de seu partido com o M5S. O acordo levaria o primeiro-ministro Giuseppe Conte a voltar ao poder.

EUA: O mercado futuro de índices de ações dos EUA entrou em território positivo na manhã de quinta-feira, depois que a China disse que desejava resolver sua prolongada disputa comercial com a maior economia do mundo com uma atitude “calma”, revertendo as perdas anteriores.

Quando perguntado sobre a guerra comercial com os EUA, o Ministério do Comércio da China afirmou na quinta-feira que se opunha à escalada das tensões comerciais. Os comentários acalmaram as preocupações dos investidores em um momento em que muitos estão preocupados com a possibilidade de uma recessão global.

Na quarta-feira, a taxa do título do Tesouro de 30 anos de referência caiu para um nível mais baixo de todos os tempos, enquanto a curva de juros dos EUA inverteu ainda mais.

O spread observado de perto entre o rendimento do Tesouro a 10 anos e a taxa de 2 anos caiu brevemente para -6 pontos base na sessão anterior. O movimento estendeu as perdas em relação ao início da semana, quando o spread registrou seu nível mais baixo desde 2007.

Uma taxa dos títulos de 10 anos abaixo do rendimento de 2 anos é vista pelos traders de renda fixa como um importante prognóstico da recessão, marcando um fenômeno incomum, já que os detentores de títulos recebem melhor remuneração no curto prazo.

A presidente do Federal Reserve de São Francisco, Mary Daily, disse na quinta-feira que está no modo de “vigiar e ver” a necessidade de mais cortes nas taxas de juros dos EUA pelo banco central.

Enquanto isso, o governo Trump oficializou sua tarifa adicional de 5% em US $ 300 bilhões em importações chinesas, em 1º de setembro e 15 de dezembro, levando centenas de empresas de varejo, calçados, brinquedos e tecnologia dos EUA a alertar para aumentos de preços.

Na frente de dados, as últimas reivindicações semanais de desemprego, a segunda leitura do PIB do segundo trimestre e os estoques preliminar do atacado  estão todos programados para serem divulgados às 9h30. As vendas pendentes de residências para julho será divulgado às 11h00.

Entre as notícias corporativas, Toronto-Dominion Bank, Best Buy e Dollar General estão entre algumas das empresas que devem reportar lucros antes do sino de abertura. A Dell, Marvell Tech e Workday estão programadas para divulgar seus últimos resultados trimestrais após o fechamento do mercado.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +1,04%
SP500: +0,98%
NASDAQ: +1,27%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário