Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 11/09/2019

ÁSIA: As bolsas na Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, com investidores aguardando a decisão da política econômica do banco central europeu na quinta-feira.

Ma China continental, o Shenzhen Composite caiu 1,12% e o composto de Xangai caiu 0,41%. Enquanto isso, o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,61%.

Em outros lugares, o Nikkei do Japão subiu 0,96%, enquanto o índice Topix ganhou 1,65% no dia. O Kospi da Coreia do Sul fechou em alta de 0,84%, depois que o governo disse que entraria com uma queixa na OMC sobre as restrições comerciais do Japão contra ela. 

Na Austrália, o S & P / ASX 200 avançou 0,36%, terminando o dia de negociação em 6.638,00 pontos. As mineradoras ajudaram a sustentar a alta. BHP subiu 1,5%, Fortescue Metals avançou 2,1%, enquanto Rio Tinto subiu 2,3%. 

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,64%.

Na terça-feira, o assessor sênior da Casa Branca Peter Navarro tentou apaziguar as expectativas para as próximas rodadas de negociações comerciais EUA-China, que devem começar em outubro, enquanto que na quarta-feira, a China passou a isentar 16 tipos de produtos americanos de suas lista de tarifas retaliatórias, que passa a valer por um ano a partir de 17 de setembro. Também se espera que Pequim compre mais produtos agrícolas dos EUA na esperança de amenizar a posição de Washington com a guerra comercial e garanta um acordo melhor, informou o South China Morning Post na terça-feira.

Enquanto isso, as ações dos fornecedores da Apple na Ásia se beneficiaram na quarta-feira, após lançamento dos mais recentes produtos da gigante de tecnologia baseada em Cupertino na terça-feira. A japonesa Murata Manufacturing subiu 2,26%, enquanto a Sharp saltou 3,92%. A coreana LG Display subiu 3,86% e a Largan Precision de Taiwan subiu 3,31%. A AAC Technologies, listada em Hong Kong, subiu 1,28%. Em sentido contrário, os fornecedores listados na China continental, Luxshare e Goertek, caíram 3,56% e 2,97%, respectivamente.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta na quarta-feira de manhã, com os investidores aguardando reuniões do principais bancos centrais, enquanto as tensões comerciais e o risco de um Brexit sem acordo deram uma trégua.

O pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,5% após o sinal de abertura, com o setor de recursos básicos saltando 1%, enquanto o setor de petróleo e gás cai 0,2%. A maioria dos mercados negociam em território positivo.

O Banco Central Europeu (BCE) se reúne na quinta-feira para decidir as diretrizes de sua política monetária, com mercados cautelosamente esperançosos de que um novo pacote de estímulo possa ser lançado para impulsionar a economia da zona do euro.

Espera-se que o BCE reduza as taxas de juros para um nível ainda mais negativo na reunião de quinta-feira. Analistas esperam que o BCE corte a taxa de depósito em 10 pontos-base na reunião marcada para quinta-feira. Além disso, eles antecipariam um novo sistema de camadas nas taxas de juros, em que algumas das reservas estariam isentas de custos das taxas de juros negativas, além de uma versão aprimorada do chamado "foward guidance".  Existe ainda uma linha de economistas que vislumbram a possibilidade da taxa de depósito seja reduzida em 20 pontos-base, cedendo para -0,6%. 

Os bancos europeus tem manifestado preocupações com as taxas de juros baixíssimas do BCE antes da reunião do banco central na quinta-feira, visto expectativa de que o Conselho do BCE aplique uma política que possa reduzir seus lucros. O presidente da associação de bancos de poupança da Alemanha aumentou o coro junto ao banco holandês ING na terça-feira.

Entre as notícias corporativas, a operadora da bolsa de valores de Hong Kong anunciou uma oferta de £ 29,6 bilhões (US $ 36,6 bilhões) pela Bolsa de Londres (LSE). A operadora chinesa disse que a combinação proposta fortaleceria ambos os negócios, oferecendo aos investidores de mercado, conectividade sem precedentes no mercado global. As ações da LSE sobem quase 9% após dizer que considerará a oferta. 

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,80%. Entre as mineradoras, Anglo American sobe 1,7%, South 32 sobe 1,6%, Rio Tinto avança 1,5%, enquanto a chilena Antofagasta recua 0,7%.

EUA: Futuros dos índices de ações dos EUA apontam para uma abertura ligeiramente positiva em Wall Street nesta quarta-feira. 

A maioria das ações dos EUA terminaram a sessão de terça-feira ligeiramente positivos, em meio à queda nas ações do setor de tecnologia. 

Antes da sessão de quarta-feira, o foco está nas relações comerciais entre China e EUA. Pequim divulgou uma lista de isenções de tarifas para produtos dos EUA, enquanto isso, de acordo com a Câmara de Comércio Americana de Xangai, algumas empresas americanas estão acelerando sua saída da China em meio à imposição de tarifas americanas.

Os investidores aguardam novos dados de PPI às 9h30 e as vendas no atacado às 11h00, enquanto os estoques semanais de petróleo americano será divulgado às 11h30.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,15%
SP500: +0,06%
NASDAQ: +0,13%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário