Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 01/08/2023



Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam sem direção na segunda-feira, depois que a atividade industrial privado da China em julho entrou em território de contração.

O PMI da atividade fabril privado da China caiu para o território de contração em julho, pressionado pela produção mais lenta e demanda mais fraca do mercado. O índice de gerentes de compras da China caiu para 49,2 em julho, ante 50,5 em junho, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Caixin Media e pela S&P Global. Foi a primeira vez em três meses que o PMI de manufatura do Caixin ficou abaixo da marca de 50, que separa expansão da atividade de contração. "Tanto a oferta quanto a demanda de manufatura contraíram. O mercado tem sido morno, com demanda lenta e a oferta encolheu", disse o economista do Caixin Insight Group. À medida que a demanda do mercado diminuiu, os fabricantes demitiram trabalhadores para reduzir custos e melhorar a eficiência em julho, embora a contração no quadro de pessoal tenha sido marginalmente menor do que no segundo trimestre. Os fabricantes pesquisados permaneceram otimistas, com suas expectativas para a produção futura permanecendo acima de 50, mas a leitura veio abaixo da média histórica, disse o Caixin.

A divulgação acontece um dia após o PMI oficial de manufatura da China, que acompanha fabricantes de grande porte e estatais, que permaneceu em contração em julho, apesar de melhorar para 49,3 em julho, de 49 em junho, de acordo com dados oficiais divulgados nesta segunda-feira. O PMI da atividade não manufatureira oficial ficou em 51,5, uma taxa de expansão mais lenta em comparação com os 53,2 de junho.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,28%, em 20.010,00 ponto. Nos níveis atuais, esta seria a primeira vez que o HSI ultrapassou a marca de 20.000 em mais de um mês.

Os mercados da China continental recuaram, com o Shanghai Composite caindo 0,02% para terminar em 3.290,95 pontos e o Shenzhen Component recuando 0,36% para terminar em 11.143,23 pontos.

O Nikkei do Japão ganhou 0,74% para fechar em 33.466,50 pontos. A produção industrial do país em junho ficou abaixo do esperado, registrando um crescimento de 2% no mês ante os 2,4% esperados pelos economistas.

O Kospi da Coreia do Sul avançou 0,93% para terminar em 2.632,58 pontos e registrou o terceiro dia consecutivo de ganhos.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,54% e fechou em 7.450,70 pontos, depois que o Reserve Bank of Australia deixou as taxas de juros inalteradas pelo segundo mês consecutivo. Todos os setores fecharam no verde. As mineradoras estavam entre as empresas mais fortes na bolsa local, à medida que as produtoras de lítio recuperavam o terreno perdido. IGO e Liontown subiram 3,2% e 2,2%, respectivamente, juntamente com a Lynas Rare Earths que avançou 3,3%, estendendo seu rali de segunda-feira após assinar um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA, sob o qual o governo dos EUA contribuiria com US$ 258 milhões (R$ 384 milhões) para a construção do componente de terras raras pesadas da instalação de processamento de terras raras do departamento no Texas. As produtoras de ouro também avançaram, com Newcrest, Evolution Mining e Northern Star subindo 1,4%, 2,4% e 1,6%, respectivamente, em meio a um aumento no preço do ouro à vista. Os pesos pesados BHP e Fortescue subiram 0,7% e 0,8%. A Rio Tinto caiu 0,3%. O presidente executivo da empresa disse que "globalmente, acho que a China atingiu um ponto de saturação em termos de produção de aço" e o "crescimento da demanda por minério de ferro, um dos maiores geradores de receita e exportações da Austrália, agora virá da Índia e de outros países da Ásia". "Acho que veremos a produção de aço na China caindo um pouco ao longo desta década. Pode ficar estável ou pode ser um pouco mais baixo".

EUROPA:

EUA: Os contratos futuros dos índices de ações dos EUA caem na terça-feira, enquanto os investidores aguardam uma enxurrada de relatórios de balanços corporativos.

As gigantes farmacêuticos Merck e Pfizer estarão postando seus resultados na manhã de terça-feira. Os investidores também estarão de olho na Caterpillar
e no relatório de ganhos trimestrais da Uber. Mais de 160 constituintes do S&P 500 devem divulgar seus últimos resultados trimestrais esta semana. Mais da metade das empresas no índice de mercado amplo já reportaram, com 80% registrando ganhos, de acordo com o FactSet. Isso aumenta ainda mais as esperanças de que a economia seja capaz de evitar uma recessão quando a inflação começar a mostrar sinais de desaceleração.

Um analista observou que as expectativas para esta temporada eram negativas, mas disse que os sinais de uma recuperação crescente do mercado surgiram no mês passado. “Como esse mercado continua a subir, esperamos uma participação mais ampla com participação de "small caps".

Todos os principais índices terminaram o pregão de segunda-feira com uma alta. O Dow subiu 0,28%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram 0,15% e 0,21%, respectivamente. Em julho, o S&P 500 e o Dow ganharam mais de 3% cada um, enquanto o Nasdaq, de alta tecnologia, avançou cerca de 4,1%.

Na agenda econômica de terça-feira, o PMI final de manufatura sairá às 10h45, a versão do ISM sairá às 11h00. No mesmo horário está prevista a divulgação das vagas de emprego do JOLTS e as despesas de construção.

Outros números importantes, especialmente para o mercado de trabalho, são esperados mais para o final desta semana. O relatório de mudanças de empregos da ADP está programado para quarta-feira e o relatório de empregos de julho para sexta-feira. As leituras podem fornecer informações se o mercado de trabalho está esfriando e assim, indicar se a abordagem restritiva do Fed à política monetária está sendo refletida na economia.

O Fed vem implementando medidas, incluindo aumentos de juros desde o início de 2022, com o objetivo de aliviar a inflação e esfriar a economia. Após a última reunião do banco central, o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que o ciclo de aumento dos juros pode terminar em breve, mas também pode continuar, dependendo dos dados econômicos. A incerteza sobre se o Fed pode alcançar o chamado pouso suave prevaleceu entre os investidores, muitos dos quais estão preocupados com o fato de que as taxas de juros elevadas possam levar a economia dos EUA a uma recessão.

CRIPTOMOEDAS:


Bitcoin: +0,35% em US $ 29.377,00
Ethereum: -0,32% em US $ 1.868,68

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,12%
S&P 500: -0,27%
NASDAQ: -0,41%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +0,96%
Brent: -0,43%
WTI: -0,50%
Soja: -0,14%
Ouro: -0,85%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário