Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 07/03/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os índices asiáticos fecharam sem direção nesta quinta-feira, com os investidores avaliando dados comerciais da China melhores do que o esperado e comentários do presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell.

O Nikkei do Japão renovou um recorde novamente, antes de fechar em baixa de 1,31%, abaixo da marca de 40.000 pontos, em 39.598,50 pontos.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,39% para terminar em 7.763,70 pontos, alcançando novo recorde. Entre as mineradoras, BHP caiu 1,4%, a Rio Tinto perdeu 2,8%, enquanto Fortescue Metals conseguiu fechar em alta de 1,3%. A petrolífera Santos subiu 1,5%, mas Woodside Energy perdeu 2,8%.

Na China continental, o índice CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, caiu 0,6%, para 3.529,72 pontos. As exportações da China nominadas em dólares aumentaram 7,1% em termos anuais nos primeiros dois meses do ano, segundo dados oficiais. A leitura ficou muito superior à expectativa de um aumento de 1,9%.

O índice Hang Seng caiu 1,27%, em 16.229,78 pontos. As ações listadas da empresa chinesa de comércio eletrônico JD.com disparou mais de 8% em Hong Kong, depois de divulgar lucros melhores do que o esperado no quarto trimestre e anunciar um plano de recompra de ações de até US$ 3 bilhões, incluindo ADRs.

O Kospi da Coreia do Sul terminou com alta de 0,23% para 2.647,62 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus caíram antes da reunião de política do Banco Central Europeu na quinta-feira.

O Banco Central Europeu reúne-se num contexto de queda da inflação e de uma ligeira recuperação da atividade econômica, mas espera-se que mantenha as taxas num nível recorde de 4%. As expectativas do mercado são de que um corte nas taxas ocorra em junho.

O pan-europeu Stoxx 600 abriu estável e negocia em alta de 0,3% no meio da sessão matinal de negociações, com a maioria dos setores no vermelho.

O alemão DAX 30 cai 0,2% e o francês CAC 40 sobe 0,1%.

Em Londres, o FTSE 100 recua 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 3,4%, Antofagasta avança 2%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto cedem 0,8% e 1,8%, respectivamente. A petrolífera BP cai 0,5%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em ligeira alta na quinta-feira, depois que os três principais índices registraram sua primeira sessão vencedora em três dias.

Nas negociações estendidas, a Victoria’s Secret despencou 25% depois de publicar resultados trimestrais mistos e emitir "guidance" decepcionante.

Todas os principais índices terminaram em alta na quarta-feira, após duas sessões consecutivas de quedas. O S&P 500 subiu 0,51%, em 5.104,76 pontos, enquanto o Nasdaq Composite adicionou 0,58%, em 16.031,54 pontos. O Dow Jones ganhou quase 76 pontos, ou 0,20%, em 38.661,05 pontos.

Nove dos 11 principais setores do S&P terminaram em alta, impulsionados pelos serviços públicos. Em determinado momento, o New York Community Bancorp despencou mais de 40% durante a sessão de quarta-feira, mas terminou com um ganho de 7,5% após anunciar um aumento de capital de US$ 1 bilhão. Apple caiu pelo sexto dia consecutivo, elevando as perdas semanais para quase 6%.

Os investidores monitoraram a primeira aparição do presidente do Fed, Powell, no Capitólio esta semana, tentando obter mais informações sobre o caminho a seguir pelos cortes nas taxas de juros. Durante o depoimento de quarta-feira perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, o presidente do banco central indicou que a taxa está no seu "pico para este ciclo de aperto", mas reiterou que o banco central seria cauteloso e consideraria os riscos quando tratar de cortes nas taxas de juros. “Ao considerar quaisquer ajustes no intervalo-alvo para a taxa básica de juros, avaliaremos cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos”, disse ele. “O Comité não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está a mover-se de forma sustentável em direção a 2%”.

Powell observou que, como o Fed espera que os cortes nas taxas comecem ainda este ano, se a economia desenvolver conforme previsto pelos decisores políticos e que as taxas provavelmente atingiram o seu pico.

Seus comentários ecoaram o sentimento transmitido pelas autoridades do Fed nas últimas semanas, que deram poucas indicações sobre um possível cronograma para cortes nas taxas e indicaram que sua tomada de decisão dependeria de dados.

Os investidores seguem acompanhando os comentários de Powell perante o Comitê Bancário do Senado às 12h00 de quinta-feira.

Wall Street também está atenta aos dados mais recentes sobre pedidos de seguro-desemprego e aos dados da balança comercial e do crédito ao consumidor de janeiro, às 10h30. Isto vem antes do relatório de emprego de fevereiro, previsto para sexta-feira de manhã.

Balanços da Broadcom, Costco Wholesale e Kroger estão programados para serem divulgados nesta data.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +0,25% em US $ 66.830,90
Ethereum: +0,08% em US $ 3.795,14

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,01%
S&P 500: +0,15%
NASDAQ: +0,27%

COMMODITIES:
MinFe: +1,83%
Bent: -0,76%
WTI: -0,71%
Soja: +0,62%
Ouro: +0,28%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário