Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 04/04/2024

 


Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia recuperaram após uma liquidação na sessão anterior, à medida que os investidores digeriam os comentários do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell e avaliavam os dados de março da atividade do setor de serviços da Índia, bem como os números das vendas no varejo de Hong Kong.

A atividade do setor dos serviços de março da Índia expandiu a um ritmo mais rápido em comparação com fevereiro, de acordo com a pesquisa realizada pelo HSBC. O índice de gestores de compras dos serviços superou as expectativas dos economistas. A leitura ficou em 61,2, acima dos 60,3 vistos em fevereiro e superando os 60,6 estimados na pesquisa da Reuters. O HSBC escreveu que o crescimento foi "uma das taxas de crescimento mais fortes observadas em mais de 13 anos e meio", atribuindo-o às "condições de procura, ganhos de eficiência e desenvolvimentos positivos de vendas". Separadamente, o PMI Composto da Índia subiu de 60,6 em fevereiro para 61,8 em março, marcando a segunda expansão mais forte em mais de 13,5 anos.

As vendas no varejo de Hong Kong aumentaram 1,9% em fevereiro na base anual, acelerando frente ao um ganho de 0,9% no mês anterior. Em termos de volume, as vendas no varejo subiram 0,5%, revertendo a perda de 1,2% registrada em janeiro. O departamento de censo e estatística de Hong Kong disse que era “mais apropriado analisar os números das vendas no varejo de janeiro e fevereiro em conjunto” devido à maior volatilidade durante o período do Ano Novo Chinês. Para os primeiros dois meses de 2024, estimou-se provisoriamente que as vendas totais no varejo aumentaram 1,4%, em comparação com o mesmo período de 2023.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,29% para terminar em 2.742,01 pontos e liderou os ganhos na Ásia, impulsionado pelas expectativas de que a peso-pesada Samsung Electronics registrará um aumento de quase nove vezes no lucro do primeiro trimestre em relação ao ano anterior. As ações da Samsung subiram 1,43%.

O Nikkei do Japão ganhou 0,81% e ultrapassou a marca de 40.000 durante a sessão, embora depois tenha caído e terminado em 39.773,14 pontos. De acordo com Hiroshi Watanabe, o principal diplomata cambial do Japão de 2004 a 2007, o Japão não intervirá no mercado cambial a menos que o iene enfraqueça além de 155 em relação ao dólar americano. A Reuters informou que Watanabe disse que a chance de intervenção era pequena por enquanto, uma vez que os declínios do iene estiveram dentro de uma ampla faixa, ao contrário de 2022, quando a moeda estava caindo de forma mais acentuada. Ele acrescentou que, embora os mercados estejam monitorando o nível 152 em relação ao dólar, as autoridades japonesas provavelmente não verão qualquer quebra acima desse nível como uma razão suficientemente forte para intervir. O iene foi negociado pela última vez a 151,68 em relação ao dólar.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,45% e fechou em 7.817,30 pontos, após registrar perdas por dois dias. As mineradoras BHP, Rio Tinto e Fortescue Metals caíram 0,4%, 1,2% e 1,5%, respectivamente. A petrolífera Santos subiu 0,5% e Woodside Energy caiu 0,1%.

Os mercados em Hong Kong, China continental e Taiwan ficaram fechados devido feriado.

EUROPA: Os mercados europeus sobem ligeiramente na manhã de quinta-feira, uma vez que os investidores procuram ganhar impulso após um início instável do novo trimestre de negociações.

O Stoxx 600 sobe 0,05% maior nas negociações do final da manhã, com as ações de mineração subindo, enquanto as de mídia caem. O índice pan-europeu fechou em alta na quarta-feira, afastando parte do sentimento negativo depois que a inflação na zona do euro caiu mais do que o esperado.

Quinta-feira será marcada pela divulgação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu e deverá lançar alguma luz sobre o caminho para cortes nas taxas de juros.

O alemão DAX 30 e o francês CAC 40 sobem 0,1% cada.

Em Londres, o FTSE 100 avança 0,4%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobem 3% e Antofagasta avança 3,3%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 1,2% cada. A gigante mineira Rio Tinto realizará a sua assembleia geral anual. A petrolífera BP cai 0,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA avançam na manhã de quarta-feira, depois que o Dow Jones Industrial Average registrou sua terceira sessão consecutiva de perdas.

Durante o pregão regular de quarta-feira, o Dow caiu 0,11%, em 39.127,14 pontos, registrando a terceira sequência negativa consecutiva. Enquanto isso o S&P 500 e Nasdaq Composite subiram apenas 0,11% e 0,23%, respectivamente.

Os receios dos investidores de que o Federal Reserve possa manter as taxas mais elevadas por mais tempo pesaram sobre as ações. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na quarta-feira que os legisladores precisarão de mais provas de que a inflação está se movendo em direção à diretriz de 2% do banco central antes que as taxas possam cair. “Sobre a inflação, é muito cedo para dizer se as leituras recentes representam mais do que apenas um aumento”, disse Powell em comentários antes de uma sessão de perguntas e respostas na Universidade de Stanford. O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que acha que um corte pode estar previsto.

Como resultado, Wall Street ajustou as suas expectativas para reduções nas taxas. As negociações dos futuros dos fundos do Fed sugerem agora uma probabilidade de 62,3% de um corte na reunião de junho por parte do Federal Reserve, abaixo dos cerca de 70% da semana passada, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.

Entre os dados econômicos divulgados ontem, as empresas contrataram 184 mil trabalhadores em março, segundo a ADP. A leitura ficou acima a estimativa do Dow Jones de 155.000 e aumentou os receios dos investidores de que as taxas possam de fato permanecer mais altas por mais tempo.

O rendimento do Título do Tesouro de 10 anos sobe ligeiramente na quinta-feira, com os investidores acompanhando de perto os discursos de uma série de autoridades do Federal Reserve e aguardando a divulgação de mais dados econômicos importantes. Por volta das 6h00 (horário de Brasilia, a taxa de referência estava sendo negociada a 4,361%. O rendimento subiu brevemente para 4,429% na quarta-feira, atingindo um novo máximo para o ano, antes de reduzir os ganhos.

Uma enxurrada de discursos de autoridades do Fed também está programada para ocorrer. O presidente do Fed de Filadélfia, Patrick Harker, o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin e o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, são apenas algumas das autoridades preparadas para fazer comentários sobre as perspectivas para a economia dos EUA.

No mês passado, o banco central manteve as taxas de juro estáveis ​​pela quinta vez consecutiva, como esperado, mantendo a sua taxa de juro de referência no intervalo entre 5,25% e 5,5%. O Fed também sinalizou na época que ainda espera cortes de três quartos de ponto percentual até o final do ano.

Na agenda econômica de hoje, os investidores estarão atentos aos números iniciais dos pedidos de seguro-desemprego para a semana que terminou em 30 de Março que será divulgado às 9h30, ao mesmo tempo que será divulgado a balança comercial dos EUA de fevereiro, mas todos os olhos estão voltados para a divulgação do Payrolls de março, que será divulgado na sexta-feira.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,03% US $ 66.387,9
Etereum: +0,42% US $ 3.346,3

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,36%
S&P 500: +0,41%
NASDAQ: +0,53%

%COMMODITIES:
MinFe: ---%
Bent: -0,08%
WTI: -0,12%
Soja: -0,04%
Ouro: -0,06%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário