Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 18/07/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: A maioria dos mercados da Ásia caiu na quinta-feira, com as ações de empresas locais de tecnologia acompanhando as fortes perdas de alguns de seus pares americanos em Wall Street, pesada por temores de que os EUA possam restringir ainda mais as exportações de tecnologia para a China e depois que o candidato presidencial republicano Donald Trump questionou a posição dos EUA sobre a defesa de Taiwan.

O Nikkei do Japão caiu 2,51%, encerrando o dia de negociação em 40.121,50 pontos. As exportações do Japão em junho aumentaram 5,4% na base anual, um declínio acentuado frente à leitura de 13,5% em maio. As importações cresceram 3,2% no mês passado, abaixo dos 9,5% em maio. Tanto as exportações quanto as importações não atingiram as expectativas dos economistas de crescimento de 6,4% e 9,3%, respectivamente. A balança comercial do Japão reverteu de um déficit de 1,2 trilhão de ienes (US$ 7,7 bilhões) em maio para um superávit de 224 bilhões de ienes.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,68% para 2.824,06 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,22%, em 17.778,41 pontos.

Na China continental, o Shanghai Composite subiu 0,48%, em 2.977,13 pontos, enquanto o Shenzhen Component subiu 0,50%, em 8.879,33 pontos.

O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,27% para fechar em 8.036,50 pontos, com sete dos 11 setores em baixa. Dados do bureau de estatísticas do país mostraram anteriormente que a taxa de desemprego ajustada sazonalmente subiu para 4,1% em junho, um aumento de 0,1 ponto percentual em relação a maio.

O emprego na Austrália aumentou em cerca de 50.000 pessoas e o desemprego aumentou em 10.000 pessoas, disse o Australian Bureau of Statistics, em um comunicado. A taxa de participação subiu para 66,9%, apenas 0,1 ponto percentual abaixo da alta histórica de 67% em novembro do ano passado.

As ações de refúgio brilharam. As mineradoras de ouro fecharam mais fortes, com as ações da Evolution Mining saltando 2,8% depois que a empresa informou que sua produção de ouro no trimestre de junho aumentou 14% e fluxo de caixa trimestral recorde. As ações da Newmont também subiram 1%.

O setor de mineração caiu, arrastando o desempenho do ASX 200 para baixo. Os pesos-pesados do índice BHP, Fortescue e Rio Tinto recuaram 0,1%, 1,4% e 0,5%, respectivamente.

EUROPA: Os mercados europeus negociam em alta na quinta-feira, enquanto os investidores aguardam a decisão do Banco Central Europeu sobre a taxa de juros nesta quinta-feira.

Os mercados estão amplamente esperando que o banco central deixe as taxas inalteradas, mas os investidores estão em busa por pistas sobre o caminho da política monetária.

O índice pan-europeu Stoxx 600 abriu em alta de 0,33%, com as principais bolsas europeias em território positivo. Isso ocorre após vários dias de sentimento negativo dos investidores, com o índice pan-europeu Stoxx 600 fechando em baixa por sessões consecutivas. O setor de automóveis lideraram os ganhos, seguido pelas ações de petróleo e gás. Após abrir em alta, as ações de tecnologia continuam a tendência de queda desta semana para o setor.

O alemão DAX 30 sobe 0,1% e o francês CAC 40 avança 0,6%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,7%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,9%, Rio Tinto adiciona 0,5%, mas Antofagasta cai 1,6% e BHP perde 0,2%. A petrolífera BP sobe 1,2%.


EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã de quinta-feira após o Nasdaq Composite registrar a pior sessão desde 2022.

Durante a sessão de negociação regular de quarta-feira, o Nasdaq Composite caiu 2,8% em seu pior dia desde dezembro de 2022, fechando em 17.997,81 pontos, abaixo de 18.000 pela primeira vez desde 1º de julho. O S&P 500 caiu 1,39%, em 5.588,27 pontos.

No entanto, o índice Dow, que tem menos exposição às ações de tecnologia do que os outros dois índices, teve desempenho positivo. O índice de 30 ações subiu 0,59%, fechando em 41.198,08 pontos, acima de 41.000 pela primeira vez.

Wall Street tem despejado ações que se beneficiam da inteligência artificial deste ano, já que a crescente probabilidade de um corte de taxa em setembro reforçou o otimismo no mercado mais amplo. O Russell 2000 caiu 1% na quarta-feira, mas o índice de "small caps" saltou mais de 9% nos últimos cinco dias de negociação.

Os investidores tem visto um mercado preocupado que o rali impulsionado pela tecnologia está perdendo força. No entanto, alguns esperam que a mudança na liderança possa não ser suficiente para proteger as ações dos desafios futuros, incluindo a possibilidade de uma desaceleração econômica.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA sobem na quinta-feira de manhã, enquanto os investidores assimilam uma série de comentários de autoridades do Federal Reserve e o que eles poderiam significar para as taxas de juros. Os rendimentos e os preços se movem em direções opostas.

Isso ocorre em um momento em que os investidores apostam cada vez mais em um corte na taxa de juros em setembro pelo Federal Reserve, com uma redução em julho agora vista como altamente improvável.

Há agora menos de 5% de chance de que a meta do Fed para a taxa de fundos federais, sua taxa-chave, seja reduzida em julho, de acordo com a ferramenta CME FedWatch . No entanto, as chances de uma redução em setembro, de 5,25-5,5% para 5-5,25%, estão atualmente em mais de 90%.

Isso acontece depois que o presidente do Fed, Christopher Waller, disse na quarta-feira que acredita que os cortes estão próximos, mas enfatizou que observará os dados de perto enquanto isso. “Acredito que os dados atuais são consistentes com a obtenção de um pouso suave e estarei buscando dados nos próximos meses para reforçar essa visão”, disse ele em um discurso. “Então, embora eu não acredite que tenhamos alcançado nosso destino final, acredito que estamos nos aproximando do momento em que um corte na taxa básica de juros é justificado”.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, compartilhou sentimentos semelhantes em uma entrevista ao Wall Street Journal, enquanto o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, falando em uma mesa redonda de negócios, disse que “procederia deliberadamente” quando tratar de cortes nas taxas de juros.

No início desta semana, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que as taxas de juros provavelmente seriam cortadas antes que a inflação atingisse 2%. “Se você esperar até que a inflação caia para 2%, provavelmente esperou demais, porque o aperto que você está fazendo, ou o nível de aperto que você tem, ainda está tendo efeitos que provavelmente levarão a inflação abaixo de 2%”, disse Powell no Clube Econômico de Washington na segunda-feira.

Publicado na semana passada, o índice de preços ao consumidor mostrou que os preços caíram em junho na comparação mensal.

Dados econômicos devidos na quinta-feira incluem pedidos de auxílio-desemprego da semana passada às 9h30. Economistas estão prevendo pedidos de 229.000, de acordo com estimativas da Dow Jones, acima dos 222.000 da semana anterior. No mesmo horário está previsto a divulgação do índice de Manufatura do Fed da Filadélfia. Também haverá leilões de títulos do Tesouro de 1 e 2 meses.

Entre os palestrantes do Fed que devem aparecer hoje, figura o discurso do membro do FOMC, Lorie Logan às 14h45. Mary Daly, presidente do Fed de San Francisco mas não é membro com direito a voto no FOMC este ano, deverá falar às 19h05, enquanto Michelle Bowman, deve ter sua aparição pública às 20h45.

Quanto à temporada de resultados, a Domino’s Pizza e a Alaska Air devem divulgar seus resultados antes da abertura de quinta-feira. A Netflix deve divulgar os resultados após o fechamento.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,47% US $ 64.886,80
Etereum: -0,75% US $ 3.455,56

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,17%
S&P 500: -0,73%
NASDAQ: -1,25%

COMMODITIES:
MinFe: -0,92%
Bent: -0,04%
WTI: +0,09%
Soja: +0,62%
Ouro: +0,42%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário