Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA - 28/08/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quarta-feira, com os investidores avaliando os números da inflação de julho da Austrália.

O IPC da Austrália subiu 3,5% na base anual, ligeiramente acima dos 3,4% esperados por economistas mas abaixo da leitura de 3,8% de junho. É a menor leitura do IPC desde março. A ata da última reunião do Reserve Bank of Australia revelou que o banco central considerou aumentar as taxas de juros como uma forma de controlar a inflação.

O S&P/ASX 200 subiu menos de 1 ponto, para 8.071,40 pontos, tendo se recuperado das quedas no início da sessão após uma leve liderança de Wall Street. Seis dos 11 setores fecharam ligeiramente em alta ou inalterados, liderados por bens de consumo básicos, enquanto os setores de energia e serviços de comunicação foram os que mais caíram. A mineradora Fortescue perdeu 1%, apesar de registrar um salto de 18% no lucro líquido, para US $ 5,7 bilhões. A empresa anunciou um dividendo final de 89 centavos de dólar por ação. A BHP caiu 1,4%, enquanto a Rio Tinto perdeu 0,9%. Entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 1,2% e Woodside perdeu 1,4%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,02%, fechando em 17.692,45 pontos, enquanto na China continental, o CSI 300, que agrupa ações das maiores "blue chips" de Xangai e Shenzhen, caiu 0,57%, fechando em 3.286,5 pontos, a mínima de quase sete meses.

O Nikkei do Japão reverteu perdas iniciais e fechou em alta de 0,22%, fechando em 38.371,76 pontos, enquanto o Kospi da Coreia do Sul fechou estável em 2.689,83 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus avançam nesta quarta-feira, com os investidores acompanhando os balanços corporativos e dados econômicos em busca de pistas sobre as perspectivas para as ações globalmente.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,5% no final da sessão matinal, com a maioria das principais bolsas regionais e setores sendo negociados no verde. As ações de mineração recuam, enquanto as de produtos químicos e seguros sobem.

O alemão DAX 30 sobe 0,7% e o francês CAC 40 adiciona 0,5%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,5%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 1,8%, Antofagasta afunda 3,8%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sucumbem 1,5% cada. A petrolífera BP cai 0,6%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em ligeira alta na manhã desta quarta-feira, enquanto os investidores aguardam ansiosamente o anúncio dos lucros trimestrais da fabricante de chips Nvidia que sairá hoje após o fechamento do mercado.

Os investidores estão de olho na Nvidia, líder do comércio de inteligência artificial, porque querem avaliar a sustentabilidade do setor de tecnologia e IA. A gigante dos semicondutores subiu 159% em 2024, levantando questões sobre quanto mais espaço há para a ação subir. O foco para investidores incluem o cronograma de entrega dos chips Blackwell da Nvidia e uma atualização sobre a demanda por IA. Um analista observou que outras ações de IA estão sendo negociadas em torno de 10% abaixo de suas máximas históricas.

Durante a sessão regular de terça-feira, o S&P 500 e o Nasdaq Composite, com forte presença em ações de tecnologia, adicionaram quase 0,2%. Nvidia registrou um ganho de aproximadamente 1,5%, o que ajudou a impulsionar ambos os índices. O Dow Jones subiu apenas 0,02%, o suficiente para registrar o segundo fechamento recorde consecutivo.

Os participantes do mercado também aguardam a divulgação dos dados referentes aos gastos de consumo pessoal (PCE) dos EUA na sexta-feira para obter uma melhor avaliação da saúde da maior economia do mundo. Autoridades do Federal Reserve usam a medida PCE como sua principal linha de base para avaliar a inflação, depois que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse no final da semana passada que “chegou a hora de a política se ajustar”, reforçando as expectativas de um corte de taxa na próxima reunião do banco central, no entanto, Powell se recusou a fornecer indicações exatas sobre o momento ou a extensão do corte. “A direção da viagem é clara e o momento e o ritmo dos cortes nas taxas dependerão dos dados recebidos, da evolução das perspectivas e do equilíbrio de riscos”, disse Powell na sexta-feira em seu discurso no retiro anual do Fed em Jackson Hole.

Os participantes do mercado estão firmemente precificando um corte de taxa na reunião do Fed em 18 de setembro. Os traders estão atualmente apostando em uma chance de aproximadamente 63,5% de um corte de taxa de 25 pontos-base no mês que vem, com 36,5% precificando um corte de taxa de 50 pontos-base, de acordo com a FedWatch Tool do CME Group.

Não há dados econômicos relevantes para serem divulgados nesta data.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -4,47% US $ 59.875,3
Ethereum: -5,70% US $ 2.521,04

ÍNDICES FUTUROS - 6h30:
Dow: +0,04%
S&P 500: +0,07%
NASDAQ: +0,07%

COMMODITIES:
MinFe Singapura: -0,75%
Bent: -1,44%
WTI: -1,62%
Soja: -0,53%
Ouro: -0,44%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário