Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA - 04/09/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de dois minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia caíram na quarta-feira, liderados pelo Nikkei do Japâo e Taiex de Taiwan depois que as ações de tecnologia dos EUA sofreram uma liquidação, bem como dados econômicos fracos dos EUA gerando temores de recessão.

Nikkei do Japão caiu 4,24% para fechar em 37.047,61 pontos, a sua pior perda em um dia desde a última forte baixa de 5 de agosto. As ações relacionadas à semicondutores como Renesas Electronics, caiu 8,50%, Tokyo Electron perdeu 8,55%, enquanto Advantest caiu 7,74%. Softbank Group, que é dona da fabricante de chips Arm, que por sua vez fornece chips para a Nvidia, caiu 7,73%.

O índice ponderado de Taiwan caiu 4,52%, liderando as perdas na Ásia e fechando em 21.092,75 pontos, com os pesos-pesados ​​Taiwan Semiconductor Manufacturing Company fechando em queda de 5,21%, enquanto Hon Hai Precision Industry, conhecida internacionalmente como Foxconn, perdeu 3,51%.

O Kospi da Coreia do Sul perdeu 3,15%, fechando em 2.580,80 pontos, enquanto as gigantes dos chips Samsung Electronics e SK Hynix, ambas fornecedoras da Nvidia, recuaram 3,31% e 8,02%, respectivamente.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,10%, fechando em 17.457,34 pontos, enquanto na China continental, o CSI 300, que agrupa ações das maiores "blue chips" de Xangai e Shenzhen, caiu 0,63%, atingindo uma nova mínima de sete meses. As ações de chips chineses também sofreram, apesar de não estarem relacionadas à cadeia de suprimentos da Nvidia. A Semiconductor Manufacturing International Corporation, vinculada ao estado, caiu 2,08% e Hua Hong Semiconductor caiu 3,23%.

Separadamente, o índice de gerentes de compras de serviços da Caixin para agosto mostrou que o setor de serviços da China expandiu a um ritmo mais lento em comparação a julho, com o PMI caindo de 52,1 para 51,6.

O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 1,88%, para 7.950,50 pontos, devido principalmente à fraqueza nos preços do petróleo. O PIB do país cresceu 1% na comparação anual, em linha com as expectativas e 0,2% na comparação trimestral, um pouco abaixo dos 0,3% esperados pelos economistas. As petrolíferas Santos e Woodside tombaram mais de 2% cada. As mineradoras BHP, Rio Tinto recuaram 2,9%, 1,9%, respectivamente, enquanto Fortescue Metals despencou 8,6%.

EUROPA: As bolsas europeias caíram nas negociações da manhã de quarta-feira, após perdas em Wall Street e nos mercados da Ásia-Pacífico.

O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,93% no final da sessão matinal, com todos os setores no vermelho.

O alemão DAX 30 cai 0,8% e o francês CAC 40 recua 0,9%.

Em Londres, o FTSE 100 cede 0,6%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,6%, Antofagasta perde 1,3%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto registram baixa de 0,8% e 0,6%, respectivamente. A petrolífera BP cai 0,3%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na quarta-feira depois que os principais índices começaram setembro em baixa (os mercados dos EUA estavam fechados na segunda-feira devido ao feriado do Dia do Trabalho), historicamente conhecido como um mês fraco para ações.

Wall Street registrou seu pior dia desde a liquidação de 5 de agosto, com os "players" de chips sob pressão e os últimos dados econômicos sugerindo um crescimento lento para a economia dos EUA.

As ações da Nvidia caem quase 1% no pré-mercado após uma reportagem da Bloomberg, citando fontes familiarizados, dizer que o Departamento de Justiça dos EUA enviou intimações à fabricante de chips. A medida ocorre após a Nvidia cair mais de 9% na sessão de terça-feira em meio a uma liquidação mais ampla nas ações de semicondutores.

Durante a sessão regular de terça-feira, o Dow Jones caiu 1,51%, em 40.936,93 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 2,12%, em 5.528,93 pontos. O Nasdaq Composite despencou 3,26%, fechando em 17.136,30 pontos.

Os investidores analisaram os últimos dados econômicos e consideraram o que eles poderiam significar para o estado da economia dos EUA.

Os "insights" da produção industrial publicados na terça-feira indicaram fraqueza no setor, o que alimentou preocupações sobre uma desaceleração econômica nos EUA. Os dados foram divulgados poucas semanas após temores de recessão e dúvidas sobre se o Federal Reserve já deveria ter começado a cortar as taxas de juros envolverem os mercados.

Essas preocupações, que foram desencadeadas por um relatório de empregos de julho que foi mais fraco do que o esperado, foram, no entanto, amenizadas um pouco desde então por meio de novos lançamentos de dados econômicos, incluindo um relatório do produto interno bruto que refletiu um crescimento de 3% no segundo trimestre.

O relatório de empregos de agosto está previsto para sexta-feira desta semana e os investidores estarão analisando-o em busca de novas pistas sobre o estado do mercado de trabalho. Outros dados do mercado de trabalho previstos para esta semana incluem os números de vagas de emprego do JOLT às 11h00 desta quarta-feira, enquanto o relatório de mudança de emprego do ADP sairá na quinta-feira.

O Fed deve se reunir novamente no final deste mês, quando anunciará sua última decisão sobre a taxa de juros. Os mercados estão amplamente precificando um corte de taxa do banco central então, mas os traders ainda estão divididos sobre o quão grande o corte pode ser.

Ainda na agenda econômica de quarta-feira, os investidores estarão atentos aos últimos pedidos de fábrica às 11h00, enquanto o Livro Bege sairà às 15h00.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -3,81% US $ 56.628,50
Ethereum: -4,27% US $ 2.397,29

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,19%
S&P 500: -0,39%
NASDAQ: -0,73%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -3,09%
Bent: +1,17%
WTI: +1,25%
Soja: -0,52%
Ouro: -0,16%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário