Veja Também

Veja Também

TERÇA-FEIRA 18/01/2011

(1) RESUMO:

A maioria dos mercados asiáticos fecharam em alta hoje, com forte perspectiva para metais não-ferrosos e preciosos, enquanto as expectativas de preços melhores para memórias e semicondutores impulsionaram ações de fabricantes de chips, como em Seul, onde estes e fabricantes de PC sustentaram a alta. Na Austrália, mineradoras mantém a alta do mercado com relatório citando forte produção no quarto trimestre de 2010. Nos demais mercados, NZX-50 da Nova Zelândia NZX-50, KLCI da Malásia, ações das Filipinas e Indonésia cairam, enquanto Straits Times de Singapura, Taiex de Taiwan, Sensex da Índia e o índice SET da Tailândia subiram. Nos mercados cambiais, o euro manteve-se sob pressão, com os investidores aguardando a finalização reunião de ministros das Finanças europeus em Bruxelas.

CHINA: A estatal China Securities Journal informou que o PIB da China cresceu 10,1% em 2010, comparado com 9,2% de 2009. A reportagem citou como fonte, a agência chinesa de planejamento econômico. O ministro do Comércio da China também anunciou que o investimento estrangeiro direto no país atingiu a soma recorde de US$ 105,74 bilhões, valor que representa uma expansão de 17,4% sobre o ano anterior, com destaque para a participação no setor de serviços, que recebeu 28,6% mais investimentos estrangeiros na passagem anual. Bancos subiram e promotores imobiliários locais também estenderam seus ganhos devido a previsão de uma 2011 mais robusta, no entanto, alguns papéis de siderurgia caíram devido as previsões de lucro ficar aquém das expectativas. Produtoras de metais não-ferrosos em geral subiram, após o Morgan Stanley emitir perspectivas sólidas para o alumínio, zinco, ouro e prata, mantendo uma visão positiva sobre os preços do cobre. O índice Hang Seng fechou praticamente estável e o Hang Seng China Enterprises caiu, mas Xangai China Composite avançou levemente após perda de quase 3% na sessão anterior. Em Taiwan, os fornecedores de componentes da Apple caíram, após uma queda de 6,2% em ações da Apple Inc. no mercado de Frankfurt, depois que o presidente-executivo Steve Jobs, de 55 anos de idade, anunciou o seu afastamento pela terceira vez na última década por razões médicas, mas a maior fabricante do país de chips de memória subiram.

JAPÃO: As ações de tecnologia pesaram sobre o mercado de Tóquio, seguindo os passos da Apple. Os fabricantes de chips DRAM para computadores pessoais subiram após divulgar planos para aumentar os preços em cerca de 10% ainda este mês. As ações de siderurgias pesaram sobre o mercado, sob alegação de que custos mais elevados das matérias-primas poderia acarretar numa previsão de lucro abaixo do esperado. O índice Nikkei e o Topix subiram com bancos e montadoras de autos também recuperando das perdas anteriores.

EUROPA: Na Europa, as bolsas operam em alta. O Stoxx Europe 600 ganha 0,7% para 286,08, no pregão matinal, a níveis não vistos desde setembro de 2008. O índice FTSE 100 sobe apoiada na varejista de luxo Burberry, cervejeira SABMiller e pelas mineradoras como Kazakhmys e Xstrata, enquanto no lado negativo, pesam as ações do grupo Essar Energy. O índice alemão DAX 30 sobe ajudada por ações de montadoras de auto e de fabricante de chips como a Infineon Technologies. Goldman Sachs aumentou a estimativa de ganhos para as empresas europeias de hardware e que a Infineon continua a ser uma convicção de compra. Ações da STMicroelectronics e bancos sobem em Paris, ajudando a alta do índice CAC 40. A inflação no Reino Unido aumentou 3.7% no ano. A estimativa era de 3.3%, igual a 2009.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:
- BRASIL: Primeiro dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decidirá o novo patamar da taxa básica de juro. Analista esperam uma elevação da Selic em 0,5 ponto percentual ou 11,25% ao ano, na tentativa de conter a pressão inflacionária.

- EUA:
11h30 - NY Empire State Index de janeiro (mede a saúde econômica do setor manufatureiro através de um levantamento com cerca de 200 fabricantes no estado de Nova York);
12h00 - Treasury International Capital de novembro (mede a diferença mensal entre as compras dos EUA de títulos estrangeiros e as compras estrangeiras de títulos dos EUA no longo prazo);
13h00 - National Association of Home Builders (NAHB) Housing Market Index de janeiro (venda de imóveis entre 900 construtoras).

AGENDA DE AMANHÃ:

EUROPA: Current Account index (diferença entre os produtos exportados e importados, serviços e pagamentos de juros).
REINO UNIDO: Claimant Count Change(mede a variação do número de pessoas desempregadas no Reino Unido durante o mês), Unemployment Rate (porcentagem da força de trabalho total, que está desempregado, mas que procuram emprego ativamente e dispostos a trabalhar no Reino Unido durante os últimos três meses), Average Earnings Index (mede a variação do preço médio para o trabalho, incluindo gratificações) e CBI Distributive Trades Survey (mede a saúde do setor varejista).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos
EUA: 11h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas), ambos de dezembro.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h45):

ÁSIA
Austrália: +0,80%
Nikkei: +0,15%
Hong Kong: -0,01%
Xangai Composite: +0,08%

EUROPA
London - FTSE: +0,99%
Paris Cac 40: +0,74%
Frankfurt - Dax: +0,86%
Madrid IBEX: +1,93%
Russia: +0,97%

PETRÓLEO
BRENT: +0,46%
WTI: +0,52%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +1,17%
NIQUEL: +2,01%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,35%
S&P: +0,40%
NASDAQ: +0,60%

(4) RESULTADOS CORPORATIVOS: (*)
* Antes do pregão: Citigroup e Delta Air Lines
* Depois do pregão: Apple e IBM

ATENÇÃO: Atenção para a finalização da reunião de ministros europeus, para os resultados corporativos e dados americanos que ditarão mais uma vez os rumos de nossas bolsas.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
(*) fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário