(1) RESUMO: Bolsas asiáticas fecharam sem tendência nesta terça-feira, com o mercado chinês voltando de feriado e reação das ações em Tókio. Nikkei do Japão, Xangai Composite fecharam em alta. Hang Seng de Hong Kong, Kospi da Coreia do Sul, S&P/ASX 200 da Austrália fecharam em queda. Em Sidney, o Reserve Bank of Australia manteve sua taxa de depósito compulsório em 4.75%, mas terminou em baixa. Preços de commodities mais fracos pesou sobre a cotação das mineradoras australianas e empresas de energia, como Alumina (-1,4%), Fortescue Metals Group (-2%), e Woodside Petroleum (-1,2%). No entanto, a companhia aérea Virgin Blue contrariou a tendência de baixa, subindo 3,5% após anunciar que está fazendo um acordo de partilha com a Singapore Airlines. O índice do dólar cai 0,5%. O euro ganha 0,5% contra o dólar.
JAPÃO: Ganhos em Tókio foram liderados pela Toyota, fechando com uma alta de 2,2% após um jornal informar que a empresa aumentará a produção de seu híbrido Prius devido à forte demanda e pela Tokyo Electric Power ou Tepco, que subiu 4,4%, depois que o porta-voz do governo japonês Yukio Edano disse que as autoridades estavam tentando evitar a falência da empresa. Neste sentido, outras empresas de energia retomaram a alta, como a Kansai Electric Power e Chubu Electric Power com 2% de alta cada. Toshiba subiu 3% e Sony caiu 1,5% (esta devido a novo ataque cibernético em seu site) após um relatório anunciar que a dupla está em negociações finais para unificar as operações em painéis LCD para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, criando uma empresa deve ultrapassar a Sharp (+1,23%) como o líder global de painéis.
CHINA: Depois de um fim de semana de três dias, os investidores de Hong Kong tiveram perdas inspirada nos dados de empregos decepcionantes dos EUA no final da semana passada. Ações sensíveis ao crescimento mundial lideraram as perdas, tais como Cosco Pacific que fechou abaixo de 2%. HSBC Holdings caiu 0,2% depois que o Credit Suisse cortou sua avaliação de neutro para outperform. AIA Group perdeu 1,6% e Foxconn International Holdings caiu 2,3%. O Xangai Composite teve um melhor retorno do feriado, terminando o dia com ganhos. A Ford Motor anunciou que as vendas do veículo no atacado na China aumentaram 14% em relação ao ano anterior e ass vendas nos cinco primeiros meses do ano subiu 15%. O modelo Ford Focus aumentaram 33% em relação ao ano anterior .
EUROPA: Mercados acionários europeus sobem ajudado por ganhos de mineradoras, empresas de utilidade pública e bancos. O índice Stoxx 600 sobe no pregão matinal depois de quatro derrotas consecutivas, devido preocupações com a dívida soberana e uma série de anúncios econômicos globais decepcionantes. Credit Agricole foi atualizado de neutro para comprar pela Nomura e sobe 1,8% em Paris, ajudando a levantar o índice CAC 40 e Eutelsat Communications ganha 2,5% após Goldman Sachs melhorar a classificação de neutro para comprar. A corretora também elevou alemã Sky Deutschland (+3,3%), de neutro para comprar, dizendo que a empresa de TV paga e operadora de satélite estão entre as mais fortes do setor de mídia. A seguradora britânica Resolution sobe 3% e ajuda a sustentar a alta no índice FTSE, juntamente com as mineradoras, incluíndo um aumento 1,2% para a Xstrata, mas Hochschild Mining caiu 3%, após o Citigroup rebaixar as ações de comprar para manter, com temor ao resultado da eleição presidencial no Peru vencido por Ollanta Humala, que vai nacionalizar as indústrias e aumentar a tributação. A varejista holandesa Ahold cai 1,8% em Amsterdã após anunciar que as margens de lucros encurtaram devido ao aumento da inflação. Concessionárias como a produtora de eletricidade alemã E. ON sobe 1,8% liderando a alta no índice DAX 30 e a rival RWE sobe 1,4%, enquanto o francês Veolia Environnement, concessionária de água sobe 1,3% em Paris. As ações da Renewable Energy sobe 7,4% em Oslo, após o Morgan Stanley elevar de equal-weight para overweight, dizendo que o sell-off foi excessivo. A incerteza sobre a dívida soberana na região continua, deixando vários mercados periféricos em baixa. A Moody's Investors Service rebaixou os ratings da dívida da Portugal Telecom de Baa2 para Baa3, mantendo em revisão para rebaixamento, pois telecomunicações deverão permanecer fracas, devido a competição acirrada e implementação de medidas de austeridade fiscal pelo governo luso. PSI 20 de Portugal registra ligeira queda, IBEX 35 da Espanha e o grego ASE Composite também cai com as ações dos bancos,como o Alpha Bank (-2,6%). O volume de vendas no varejo na zona do euro subiu 0,9% em abril e foi 1,1% maior em relação ao mesmo mês do ano passado e economistas previam um aumento de 0,3% ao mês e uma leitura anual estável. As encomendas as fábricas alemãs registraam uma alta mensal sazonalmente ajustada de 2,8% em abril. Os economistas previam um aumento de 1,9%. Exportações subiram 3,4%, enquanto as encomendas domésticas cresceram 2,1% em relação ao mês anterior.
(2) AGENDA DO MERCADO :
HOJE:
EUA: 16h00 - Consumer Credit de Abril (volume total de crédito ao consumidor americano);
16h45 - Discurso do Presidente do FED Ben Bernanke.
AGENDA DE AMANHÃ:
EUROPA: GPD (Produto Interno Bruto na Europa).
ALEMANHA: German Trade Balance (saldo da balança comercial na Alemanha); German Industrial Production (produção industrial na Alemanha).
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: 11h30 - Estoques de Petróleo norte-americano; 15h00 - Livro Bege do Fed (compilação sobre o desempenho atual da economia do país).
(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h05):
ÁSIA
Austrália: -0,06%
Nikkei: +0,67%
Hong Kong: -0,35%
Xangai Composite: +0,63%
EUROPA
London - FTSE: +0,18%
Paris Cac 40: +0,41%
Frankfurt - Dax: +0,47%
Madrid IBEX: -0,18%
COMMODITIES
BRENT: +0,60%
WTI: +0,30%%
COBRE: +0,04%
NIQUEL: +0,66%
SOJA FUTURO: +0,50%
ALGODÃO FUTURO: -1,05%
INDICES FUTUROS
Dow: +0,39%
S&P: +0,48%
NASDAQ: +0,35%
ATENÇÃO: Por aqui o destaque fica por conta do início da reunião do Copom, que definirá o novo patamar da taxa básica de juro nacional. Nos EUA, o discurso do Presidente do Fed, Ben Bernanke, que avaliará sobre os dados de emprego nos EUA, ganha as atenções do investidor.
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter:
Nenhum comentário:
Postar um comentário