Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO -  SEXTA-FEIRA 24/04/2015

ÁSIA: Com investidores realizando lucros após a recente rali e com o início da temporada de resultados em algumas regiões, as bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta sexta-feira.

A incerteza sobre a "Grexit" está de volta no radar, com a nação assolada pela dívida se prepara para a reunião com o Eurogrupo no final do dia e que analistas dizem que não vai produzir resultados. Isso significa que provavelmente a Grécia não receberá fundos oficiais, pelo menos até a próxima reunião do Eurogrupo, agendada para 11 de maio, mas que dada a falta de progresso nas negociações até agora, também parece improvável acontecer nesta fase, criando uma grande incerteza em relação à capacidade da Grécia de pagar suas contas durante as próximas semanas e meses.

S & P ASX 200 da Austrália  teve a melhor performance regional, fechando em alta de 1,51%, com setores de recursos e energia no lado positivo, apoiada pelo mercado mais firme do minério, ouro e preços do petróleo bruto. Fortescue Metals e BC Iron lideraram os ganhos, saltando de 5% cada. Exploradores de petróleo Santos e Origin Energy terminaram com alta de 2,6 e 2,8%, respectivamente e setor bancário flutuaram.

O minério de ferro para entrega imediata no porto de Qingdao na China saltou 7,6% nos primeiros quatro dias da semana, com um pico de 5% na noite de quarta-feira, fechando a US $ 54.82 a tonelada na noite de quinta-feira. BHP Billiton avançou 3,2%, Rio Tinto 2,6% e  Fortescue adicionou 5,7%.

Na semana, BHP Billiton subiu 6,9%, enquanto Rio Tinto, que continua comprometido com o seu próprio programa de expansão, subiu 4,9%, mas Fortescue Metals Group foi o destaque da semana, avançando 18,1%, após anunciar planos para refinanciar suas obrigações após uma tentativa falhada no mês passado. Os termos não foram tão favoráveis ​​quanto as que buscou na primeira edição, mas o mercado levou em conta a capacidade da mineradora de financiar todas as suas operações de 2017 e 2018.

A possibilidade de mais ofertas públicas iniciais (IPOs), pressionou o Shanghai Composite da China e bolsa de Xangai fechou com perdas de 0,46%, enquanto um oficial do principal órgão de planejamento econômico do país disse que a China vai fazer mais para fortalecer sua economia e que ainda há espaço para aumentar o apoio governamental. No entanto, a declaração não parece ter impulsionado os mercados.

Setores bancário e imobiliário figuraram entre os maiores perdedores; China Vanke e Poly Real Estate recuaram 2,3 e 4%, respectivamente, enquanto Bank of China e Banco Industrial e Comercial da China fecharam com queda de quase 3% cada. Corretoras como Citic Securities e China Merchants Securities recuaram 4% cada, aparentemente devido especulação de que o regulador de valores mobiliários da China poderia aumentar impostos sobre os investidores em ações locais.

Em sentido contrário, a transportadora estatal China Eastern Airlines subiu para a máxima diária permitida de 10%, após o anúncio de venda privada de ações.

Depois de cair 236 pontos no início do dia, Hang Seng de Hong Kong recuperou-se das perdas para fechar com alta de 0,81%. Destaque para as ações do HSBC que fecharam em alta de 3,5%, antes de sua reunião geral anual em Londres.

O desempenho recorde do Nasdaq Composite ajudou stocks de Taiwan a atingir seu maior patamar em mais de sete anos e meio. O índice referencial Taiex encerrou uma das suas melhores semanas neste ano.

Nikkei do Japão quebrou uma série de três dias de alta, após renovar seguidamente as máximas de quinze anos, acima de 20.000 pontos, num movimento de realização de lucros. Apesar do fechamento negativo, a bolsa de Tóquio ainda conseguiu subir 1,9% na semana.

Empresas aéreas estavam entre as mais atingidas; Japan Airlines caiu 2,9 %, enquanto ANA Holdings recuou 0,7%, enquanto os preços do petróleo avançavam. A gigante Japan Tobacco perdeu 1% após seguidas altas nas últimas sessões e a montadora Honda, que deve revelar seu primeiro jato executivo na quinta-feira, avançou 0,6%.

EUROPA: As bolsas europeias avançam com a melhoria do sentimento empresarial alemão e de olho na reunião de ministros das Finanças da zona euro. O Stoxx Europe 600 sobe 0.56%, com todos os setores avançando.

A pesquisa IFO da Alemanha de sentimento empresarial mostrou um aumento de 107,9 em março para 108,6 em abril. Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que o indicador subisse para 108,4. DAX 30 da Alemanha avança.

A Grécia também está no foco. O país está ficando sem dinheiro e precisa da última parcela da ajuda do resgate, necessários para realizar o pagamento da dívida e para pagar os salários internos. No entanto, as suas reformas tem sido lenta e por isso o auxílio não foi liberado.

Os analistas não estão otimistas com uma resolução neste encontro de ministros do Eurogrupo nesta sexta-feira, ficando a expectativa para a próxima reunião do Eurogrupo agendada para 11 de Maio. Athex Composite da  Grécia sobe 2,35% e os títulos gregos caíram, com os investidores esperando a reunião dos ministros da zona do euro em Riga, Letónia.

Em Londres, o FTSE 100 sobe, a caminho para fechar a semana com um ganho de 1,4% e 4,5% no ano. HSBC sobe 3,22%, liderando o FTSE 100, depois que o credor disse que está revisando a possibilidade de transferência de sua sede para fora do Reino Unido.

Ações de empresas de mineração avançam, beneficiadas pela alta nos preços do minério de ferro durante a semana. As ações da BHP Billiton avançam 2,06% e Rio Tinto sobe 1,35%, mas AstraZeneca cai 2,99 após o peso pesado farmacêutico postar uma queda de 7% no lucro, para 1,37 milhões de dólares e a receita caiu 6%, para 6.060 milhões dólares, no primeiro trimestre.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Durable Goods Orders e Core Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);

ÍNDICES MUNDIAIS - 8h30:

ÁSIA
Nikkei: -0,83%
Austrália: +1,51%
Shanghai Composite: -0,46%
Hong Kong: +0,81%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,70%
London - FTSE: +0,39%
Paris CAC +0,57%
IBEX 35: +1,10%
FTSE MIB: +1,34%

COMMODITIES
BRENT: +0,61%
WTI: +0,03%
OURO: +0,23%
COBRE: -0,08%
SOJA: +0,35%
ALGODÃO: +0,05%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,08%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,58%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário