Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 24/11/2017

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam mesclados nesta sexta-feira, depois de uma sessão tranquila, enquanto os mercados dos EUA permaneceram fechados para o feriado de Ação de Graças. 

O Nikkei 225 do Japão reverteu as perdas anteriores para fechar em alta de 0,12%, em 22.550,85 pontos, na reabertura das negociações depois de um dia de folga. As perdas foram observadas em fabricantes de automóveis, enquanto ações de tecnologia registrou um desempenho misto: Nintendo subiu 3,55%, SoftBank Group ganhou 1,4% e Sharp caiu 1,26% ao final do dia.

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul avançou 0,28% para terminar em 2.544,33 pontos, com o peso pesado da tecnologia Samsung Electronics ganhando 0,29%. O setor financeiro recuou um pouco.

Na Austrália, o ASX 200 recuou 0,06% para fechar em 5.982,55 pontos. Uma recuperação nos "stocks" de recursos básicos impulsionada por um salto nos preços do minério de ferro ajudou a ASX a superar a venda nos principais bancos. 

O minério de ferro foi o destaque das commodities nesta semana, saltando 8% na quinta-feira, quando o preço à vista de minério de ferro teor 62% foi fixado em US $ 67,69, ajudando a registrar um ganho de impressionantes 16% no mês. Rio Tinto saltou 1,7% ao longo da semana a US $ 72,10, enquanto BHP subiu 3,1% para US $ 27,97. Fortescue Metals, no entanto, não conseguiu sustentar, perdendo 1,5% ao longo da semana para US $ 4,64. South32 saltou 3,6$ para US $ 3,42.

Na China, uma combinação de regras mais rigorosas para os microfinanciadores online e preços dos títulos mais firmes foram vistos como razões para as quedas nesta quinta-feira. o Shanghai Composite fechou com ligero ganho de 0,06% para fechar em 3.353,82 pontos depois de negociar em território negativo no início do dia. O índice terminou a semana 1,14% menor. O Shenzhen Composite, entretanto, recuou 0,09% para terminar em 1.922,72 pontos, fechando a semana em queda de 2,5%. O índice CSI 300 de blue chip, que sofreu a maior queda de um dia desde junho de 2016 na quinta-feira, fechou em alta de 0,04% após uma sessão agitada. A maioria das seguradoras fecharam em baixa, embora bancos e corretoras tenham terminado a sessão misturada. As companhias aéreas registraram ganhos significativos. China Eastern Airlines subiu 4,98% no dia.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,53%, após fechar 1% menor na quinta-feira. Ainda assim, o índice permaneceu abaixo da marca de 30.000 registrado pela primeira vez em uma década no início desta semana.

EUROPA: As bolsas europeias registram ganhos na manhã desta sexta-feira, em meio ao otimismo das empresas alemãs que subiu para um recorde. Chama atenção, o baixo nível de liquidez devido ao feriado de Ação de Graças. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,1%, com a maioria das principais bolsas europeias em ligeira alta. Na semana, o Stoxx 600 segue em curso para aumentar 0,9%. Esse seria o primeiro aumento semanal em três.

O setor de alimentos e bebidas é o setor com melhor desempenho nos negócios iniciais, com a Danone liderando os ganhos. O papel sobe 1,5% após as notícias de que a China acabou com as tarifas de alguns produtos de consumo. As ações de varejo seguem negociando ligeiramente mais baixos no comércio inicial. O setor está sob o radar à medida que ocorrem os descontos da "black Friday", o que pode servir como um indicador de como as varejistas irão performar durante o período do Natal.

Entre os destaques individuais, a empresa de petróleo Tullow Oil segue entre os destaques de alta, com um aumento de 2,2% após uma atualização de classificação. Provident, por outro lado, cai 2% após a notícia de que o presidente executivo faleceu.

No geral, as negociações são impactada pelo baixo nível de liquidez. Nos mercados dos EUA, as ações só serão negociados metade do dia devido feriado de Ação de Graças.

O instituto alemão Ifo disse nesta sexta-feira que seu índice de clima de negócios subiu para um recorde de 117,5 pontos, superando as expectativas. O DAX 30 da Alemanha avança e segue para um modesto ganho semanal de 0,2%.

Os investidores também estão monitorando os desenvolvimentos na Irlanda e na Alemanha, em meio às incertezas políticas. Em Dublin, o governo parece próximo do colapso depois que manifestações para destituir o vice-primeiro ministro surgiram. Em Berlim, os partido social democrata está sob pressão para entrar em negociações de coalizão com a chanceler Angela Merkel e evitar novas eleições.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai em busca da segunda sessão consecutiva de baixa, com o setor de varejo no vermelho, mas o benchmark de blue-chip de Londres segue a caminho para fechar a semana em alta. Na quinta-feira, o índice caiu menos de 2 pontos. Para a semana, o benchmark segue em busca de um aumento de 0,4%, o que provocaria a segunda semana de perdas. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,2% e Rio Tinto recua 0,7%.

Na frente política, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, decidiu viajar à Bruxelas na sexta-feira para discutir assuntos relacionados ao Brexit com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. O objetivo é ampliar uma oferta de £ 40 bilhões para um chamado projeto de divórcio, já que o Reino Unido se prepara para deixar a União Europeia. Autoridades da UE disseram que essa questão precisa ser resolvida antes iniciar as discussões sobre o comércio de bens e serviços.

EUA:  Os futuros de ações dos Estados Unidos sobem em uma sessão curta que provavelmente será dominada por varejistas, como a Wal-Mart Stores Inc., à medida que as compras do Black Friday começam. A Bolsa de Valores de Nova York e a Nasdaq fecharão às 13 horas (horário local). Os mercados financeiros dos EUA encerraram suas atividades na quinta-feira em observância ao Dia de Ação de Graças.

Em uma semana encurtada pelo feriado, o DJIA e S & P 500 segue para um ganho de 0,7%, enquanto o Nasdaq Composite adiciona 1,2% na semana.

Na frente dos dados econômicos, é esperada uma leitura preliminar do índice PMI de fabricação para novembro, juntamente com o PMI de serviços.

ÍNDICES FUTUROS - 9h00:
Dow: +0,12%
SP500: +0,19%
NASDAQ: +0,12%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário