Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 11/12/2018

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, após uma sessão volátil em Wall Street, onde o Dow se recuperou de uma queda de 507 pontos. 

Os mercados da China continental registraram ganhos, com o composto de Xangai subiu 0,28%, enquanto o composto de Shenzhen avançou 0,59%. O setor financeiro liderou os ganhos, enquanto os fabricantes de medicamentos estabilizam após recente queda. O índice Hang Seng de Hong Kong avançou ligeiros 0,07%.

Os EUA e China iniciaram a última rodada de negociações na segunda-feira com uma ligação telefônica envolvendo o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He.

O Wall Street Journal informou que as três autoridades discutiram o compromisso chinês de comprar produtos agrícolas dos EUA e as mudanças fundamentais nas política econômica chinesa durante o telefonema.

No Japão, o Nikkei caiu 0,34%, enquanto o índice Topix caiu 0,84%, para negociar abaixo de 1.581,56 pontos, nível não visto desde setembro de 2017. As ações do conglomerado japonês Softbank ganharam 2,4% depois que a companhia anunciou na segunda-feira que o IPO da unidade móvel custariam 1.500 ienes cada (aproximadamente US $ 13,25), devendo levantar 2,65 trilhões de ienes (aproximadamente US $ 23,4 bilhões).

Enquanto isso, o Kospi da Coreia do Sul caiu 0,04%.

A australiana ASX 200 perdeu a maior parte de seus ganhos iniciais e fechou em alta de 0,42%, com ganhos para a maioria dos setores. As mineradoras tiveram um dia de recuperação. BHP subiu 0,9%, Fortescue Metals subiu 1,9% e Rio Tinto avançou 1,2%. As ações dos chamados "Big Four Banks" da Austrália negociaram misturados. ANZ Banking Group caiu 0,20% e Commonwealth Bank of Australia fechou estável. Westpac subiu 0,40% e National Australia Bank subiu 0,11%.

O governador do Reserve Bank of India, Urjit Patel, renunciou na segunda-feira, aumentando preocupações com a independência do banco central. A questão para os investidores é se Patel renunciou devido pressão crescente do governo indiano para baixar as taxas e conduzir uma política monetária mais flexível à medida que as eleições gerais do ano que vem se aproxima. Patel tem sido criticado pelo governo pelo esforço implacável do banco central em limpar o setor bancário da Índia.

A renúncia de Patel vem menos de três anos depois que seu antecessor, Raghuram Rajan, não conseguiu o segundo mandato como autoridade máxima do banco central em 2016, possivelmente devido tensões entre ele e o governo da Índia. Após o anúncio, a rupia caiu drasticamente em relação ao dólar. A moeda indiana fechou a 72,261 contra o dólar, após negociação acima de 71,2 na sessão anterior.

EUROPA: As bolsas europeias operam em alta na manhã desta terça-feira, com as duas maiores economias do mundo buscando avançar nas negociações. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,92% nos primeiros negócios da manhã, com todos os setores e principais bolsas em território positivo.

O setor de recursos básicos da Europa, com sua forte exposição à China, lideram os ganhos no pan-índice, com alta de quase 2% em meio à novas esperanças de um acordo comercial entre Washington e Pequim. Vice-Premier Liu da China teria confirmado que estava em conversações com os EUA, em um esforço para mediar um acordo. Antofagasta, Arcelormittal e Rio Tinto sobem cerca de 2% com as notícias.

Em relação ao Brexit, o sentimento permanece relativamente frágil em meio à turbulência política sobre o acordo proposto pelo governo do Reino Unido à UE. A primeira-ministra Theresa May adiou a votação parlamentar na segunda-feira, com a certeza que o projeto iria ser derrotado, levando a libra esterlina a uma baixa de 20 meses. A moeda do Reino Unido estava sendo negociada em torno de US $ 1,2601 em relação ao dólar.

EUA: Futuros do índice de ações dos EUA apontam para uma abertura ligeiramente negativa na terça-feira, depois de uma sessão volátil no pregão anterior.

Na segunda-feira, os índices em Wall Street inverteram as perdas iniciais, com ações de empresas de tecnologia registrando fortes ganhos. O Dow inverteu uma queda de 507 pontos e subiu 0,14%, para  fechar 24.423,26 pontos. O S & P 500 subiu 0,18%, enquanto o Nasdaq Composite subiu 0,74%.

O foco do mercado está em sintonia com a evolução do comércio global, depois que Pequim confirmou que está em negociações com Washington em um esforço para intermediar um amplo acordo comercial. O vice-primeiro-ministro chinês, Liu, teria dito na terça-feira que estava discutindo com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin e com o representante de Comércio Robert Lighthizer, com o objetivo de reduzir a escalada da guerra comercial global.

Na agenda de dados econômicos, às 9h00 será divulgado o Índice de Otimização de Pequenos Negócios da NFIB, seguido pelo Redbook às 11h55. Também é esperado a divulgação do PPI e Core PPI, às 11h30. 

Na frente de balanços, American Eagle Outfitters e a Dave & Buster devem divulgar seus números ainda nesta terça-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: -0,08%
SP500: -0,08%
NASDAQ: -0,02%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário