Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.
ÁSIA: Os mercados da Ásia caíram na quarta-feira, enquanto os investidores avaliavam os dados de atividade empresarial de julho do Japão e da Austrália, bem os lucros da tecnologia dos EUA.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,91%, em 17.311,05 pontos, revertendo ganhos iniciais, enquanto na China continental, o CSI 300, que agrupa ações das maiores blue chips de Xangai e Shenzhen, caiu 0,63%, para uma baixa de duas semanas, em 3.418,16 pontos. Ações de veículos elétricos Li Auto caiu 4%, enquanto as contrapartes Nio e Xpeng despencaram mais de 5%. A Reuters informou que a fabricante Hon Hai de Taiwan, também conhecida internacionalmente como Foxconn, investirá 1 bilhão de yuans (US $ 138 milhões) em uma nova sede empresarial na China. As negociações em Taiwan ficaram suspensas devido um tufão.
O Nikkei do Japão caiu 1,11%, fechando em 39.154,85 pontos, marcando o menor nível em um mês. O índice foi arrastado por ações de serviços públicos e imobiliários. Dados "flash" do au Jibun Bank mostraram que a atividade empresarial do país voltou a crescer. Segundo o relatóriio, o índice composto de gerentes de compras do Japão para julho foi de 52,6, acima dos 49,7 em junho. Isso foi “indicativo de crescimento sólido” entre as empresas do setor privado japonês.
O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,56% para 2.758,71 pontos. A gigante Samsung Electronics caiu 2,26%. A empresa sul-coreana de eletrônicos ainda sofre uma greve do maior sindicato de seus trabalhadores, com as negociações ainda sem solução na terça-feira, de acordo com o National Samsung Electronics Union, que tem cerca de 30.000 membros. Separadamente, a Reuters informou que a gigante dos chips Nvidia havia liberado chips da Samsung para uso em um processador para o mercado chinês.
O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,09%, em 7.963,70 pontos, com oito dos 11 setores da indústria terminaram em baixa, depois que o país viu sua atividade do setor privado expandir em um ritmo mais lento em julho. O PMI composto caindo para uma mínima de seis meses de 50,2, em comparação com 50,7 em junho, de acordo com o Juno Bank. O setor de energia caiu, com o petróleo caindo pela quarta sessão consecutiva, sua mais longa sequência de perdas desde junho. Santos caiu 1,2%, enquanto Woodside caiu 1,1%. As mineradoras ajudaram a reduzir as perdas na bolsa local, com as mineradoras de ouro Evolution e Northern Star disparando 4,1% e 2,4%, respectivamente, enquanto os pesos pesados do minério de ferro, Fortescue e Rio Tinto terminaram em alta de 0,6% e 0,4%, respectivamente, mas BHP caiu 0,4%.
EUROPA: Os mercados europeus estavam em baixa na quarta-feira.
Deutsche Bank, UniCredit, BNP Paribas e o Banco Santander estavam entre os bancos europeus que divulgaram os seus resultados na quarta-feira, juntamente com as empresas Easyjet, Iberdrola e Orange. As ações do Deutsche Bank caíram quase 8% em determinado momento da sessão de quarta-feira, interrompendo uma sequência de 15 trimestres de lucro, enquanto as ações do grupo de luxo LVMH caiam quase 5% depois que a empresa relatou uma receita abaixo do esperado no segundo trimestre na terça-feira.
Na frente de dados, dados do PMI flash mostraram que a atividade empresarial estagnou na zona do euro em julho, enquanto ela se recuperou no Reino Unido graças ao forte crescimento da indústria. Enquanto isso, a confiança do consumidor alemão foi vista aumentando, de acordo com novos dados.
O pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,77%, com as principais bolsas da região e quase todos os setores caindo.
O alemão DAX 30 cai 0,2%, enquanto o francês CAC 40 recua 1%.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 1,5% Antofagasta adiciona 1,9%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto avançam 0,7% e 1%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,4%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA negociam em baixa na manhã de quarta-feira, depois que as importantes empresas de tecnologia Alphabet e Tesla divulgaram seus resultados do segundo trimestre.
As ações da Alphabet, empresa controladora do Google, caíram 1,7% no pregão estendido. Enquanto isso, as ações da Tesla caíram mais de 6% por conta dos resultados mais fracos do que o esperado e uma queda de 7% na receita de automóveis na comparação anual.
Desde o início da semana, cerca de 20% das empresas do S&P 500 divulgaram seus balanços do segundo trimestre, com 80% delas superando as expectativas, de acordo com dados do FactSet.
Durante a sessão regular de terça-feira, o índice S&P 500 caiu 0,16%, em 5.555,74 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuou 0,06%, em 17.997,35 pontos e o Dow recuou 0,14%, em 40.358,09 pontos.
Os investidores precificam amplamente as chances de o Federal Reserve cortar as taxas de juros em sua reunião de setembro. Combinado com a crescente confiança em um pouso suave, os setores sensíveis a taxas, como "small caps" e ações industriais, continuaram o seu rali nas últimas semanas.
Na agenda econômica, a leitura "flash" do PMI de serviços para julho devem ser divulgados às 10h45, enquanto as vendas de novas casas para junho serão divulgadas às 11h00.
Mais para o final da semana, são esperadas uma leitura do produto interno bruto do segundo trimestre e do índice de preços de despesas de consumo pessoal de junho.
Este último é o indicador de inflação preferido do Federal Reserve e portanto, pode informar as orientações emitidas pelo banco central dos EUA sobre as perspectivas da política monetária quando ele se reunir na próxima semana.
Em relação aos lucros, os investidores estarão de olho nos resultados trimestrais da AT&T, General Dynamics e Boston Scientific na quarta-feira de manhã.
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,73% US $ 66.459,20
Etereum: -1,23% US $ 3.467,83
ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,42%
S&P 500: -0,64%
NASDAQ: -0,93%
COMMODITIES:
MinFe: -1,65%
Bent: +0,70%
WTI: +0,80%
Soja: -0,25%
Ouro: +0,32%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário