Veja Também

Veja Também

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 23/07/2024



Bem-vindo à sua leitura matinal de três minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia negociaram de forma mista na terça-feira, com as ações chinesas liderando as perdas.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,94%, fechando em 17.469,36 pontos, enquanto na China continental, o CSI 300, que agrupa ações das maiores blue chips de Xangai e Shenzhen, caiu 2,14%, fechando em 3.439,88 pontos.

O Nikkei do Japão fechou em alta de 0,12%, em 39.628,00 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,39% para fechar em 2.774,29 pontos. O índice de preços ao produtor da Coreia do Sul em junho subiu 2,5% na base anual, em comparação com um aumento de 2,3% em maio. As ações do popular aplicativo de mensagens Kakao caíram 4,63% depois que um mandado de prisão foi supostamente emitido para o fundador Brian Kim pelo tribunal sul-coreano por alegações de manipulação de mercado.

O Taiex de Taiwan subiu 2,76% para fechar em 22.871,84 pontos, quebrando sua sequência de quatro dias de perdas, com ações imobiliárias, indústrias e tecnologia liderando os ganhos, de acordo com dados da LSEG.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,50%, fechando em 7.971,10 pontos, após três pregões de perdas, com todos os setores subindo, exceto energia e mineradoras. O setor de energia registrou o pior desempenho. As ações da Woodside caíram 3,7%, a maior queda entre as ações de grande capitalização, após a gigante do petróleo dizer que sua receita no trimestre de junho aumentou 2%, para US $ 3 bilhões em comparação com o trimestre anterior, enquanto a sua produção caiu 1%. As ações de mineração também estiveram entre os piores desempenhos, após queda nos preços de minério de ferro, com Fortescue caindo 1,9%, BHP caíndo 0,2% e Rio Tinto recuando 0,6%. Ae mineradoras de ouro também sofreram. Northern Star e Evolution Mining fecharam em baixa de 1,6% e 1,5%, respectivamente.

EUROPA: As bolsas europeias sobem na terça-feira.

A Hungria anunciará sua última decisão sobre a taxa de juros, enquanto os dados econômicos a serem divulgados, incluem números de confiança do consumidor holandês e irlandês.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,80% no final da sessão matinal, com as ações de mineração caindo, enquanto a tecnologia subindo.

O alemão DAX 30 sobe 0,9% e o francês CAC 40 avança 0,3%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,3%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 1,2%, Antofagasta recua 0,9%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto perdem 1,6% e 0,9%, respectivamente. A petrolífera BP cai 0,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações doa EUA negociam entre ligeira alta e baixa nesta terça-feira, após o índice S&P 500 registrar seu melhor dia em mais de um mês.

Durante a sessão regular da segunda-feira, as ações de tecnologia recuperam da liquidação da semana passada, favorecendo o S&P 500, que subiu 1,08%, em 5.564,41 pontos, na sua melhor sessão desde o início de junho, enquanto o Nasdaq Composite superou com uma alta de 1,6%, fechando em 18.007,57 pontos. O Dow subiu 0,32%, fechando em 40.415,44 pontos.

O Russell 2000 focado em "small caps" adicionou 1,66% e fechou em 2.220,65 pontos na sessão. O desempenho segue os ganhos da semana passada, que foi visto como um sinal de que os "traders" estão movendo dinheiro depois que "players" das "Big Techs" que tiveram ganhos monstruosos este ano.

A mudança para "small caps" ocorre em um momento em que os investidores estão cada vez mais animados com a possibilidade de que o Federal Reserve começar a reduzir as taxas de juros em breve, um movimento visto como particularmente útil para empresas menores e mais orientadas para ações cíclicas. O movimento é visto como uma tentativa dos investidores de se anteciparem aos relatórios de lucros potencialmente positivos nos próximos dias e à leitura do índice de preços de despesas de consumo pessoal prevista para o final da semana.

Os investidores aguardam dados econômicos enquanto avaliavam o estado da economia dos EUA e o que isso poderia significar para as decisões de política monetária do Federal Reserve.

Dados de vendas de imóveis existentes para junho e "insights" do setor de manufatura e serviços do Fed de Richmond devem ser divulgados às 11h00 de terça-feira. Ainda nesta na semana, uma leitura do produto interno bruto do segundo trimestre e o índice de preços de despesas de consumo pessoal de junho são esperados.

Este último é o indicador de inflação preferido do Fed e, portanto, pode informar a orientação a ser emitida pelo Fed sobre a perspectiva para a política monetária quando ele se reunir na próxima semana. Os mercados não esperam que as taxas de juros sejam cortadas, mas estão em busca de pistas sobre um cronograma para a flexibilização da política monetária. Os traders estavam precificando uma grande chance de o primeiro corte na taxa de juros ocorrer em setembro.

Embora os formuladores de políticas do Fed tenham indicado que ainda não estão prontos para cortar as taxas e estão buscando mais dados econômicos para refletir que a inflação está diminuindo, o presidente do Fed, Jerome Powell, sugeriu no início deste mês que o banco central não esperaria até que a inflação atingisse 2% antes de cortar as taxas. Ainda há incerteza sobre se haverá outros cortes neste ano e, em caso afirmativo, quantos.

À medida que a temporada de lucros corporativos se aproxima, os investidores ficarão de olho nos lançamentos de empresas conhecidas, como a General Motors, Coca Cola, Comcast, UPS e Spotify antes do sino de abertura terça-feira. Gigantes da tecnologia Alphabet e Tesla, assim como a fabricante de brinquedos Mattel, devem divulgar seus resultados após o encerramento do pregão.

As atenções continuam voltadas para os EUA depois que o presidente Joe Biden desistiu da corrida presidencial no domingo e apoiou a vice-presidente Kamala Harris como candidata do partido democrata. Os democratas se uniram em torno de Harris como a favorita do partido para a indicação presidencial na segunda-feira, um dia de grande arrecadação de fundos para o partido e para a campanha de Harris.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,67% US $ 66.974,50
Etereum: +0,94% US $ 3.524,98

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,12%
S&P 500: +0,09%
NASDAQ: -0,03%

COMMODITIES:
MinFe: -3,43%
Bent: -0,22%
WTI: -0,23%
Soja: +0,15%
Ouro: +0,58%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário