Veja Também

Veja Também

SEXTA-FEIRA 18/02/2011

(1) RESUMO: Maioria dos mercados na Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira, após a ascenção de Wall Street e temperada por tensões no Oriente Médio. Nikkei do Japão, Kospi de Coreia do Sul, Hang Seng de Hong Kong e Taiex de Taiwan subiram. S&P ASX 200 da Austrália e o índice composto de Xangai caíram. As ações em Sydney fecharam ligeiramente em queda, com investidores realizando ações de bancos após recentes ganhos. No lado positivo a varejista de surfwear Billabong avançou 7,5% após manter sua meta para o ano devido a melhoras nos EUA. Fortescue produtora de minério de ferro subiu 0,5% depois que anunciou que pagaria seu primeiro dividendo após a apresentação de um grande salto nos lucros no primeiro semestre e comprometendo-se a aumentar a produção. O mercado sul-coreano recuperou com a volta dos estrangeiros, que foram vendedores líquidos nas últimas sessões. Ações de tecnologia, química e automóvel subiram na esperança de que a recuperação econômica dos EUA vai continuar a impulsionar as exportações. No resto da região, as ações da Malásia, StraitsTimes de Singapura, Nova Zelândia NZX-50, mercado da Indonésia e Sensex da Índia subiram. Nos mercados cambiais, o dólar dos EUA permaneceu sob pressão depois que sucumbiram às tensões no Oriente Médio na quinta-feira e um viés de demanda por moedas de maior rendimento em meio a melhorar as perspectivas econômicas globais, na esteira dos dados de produção animada dos EUA. O franco suíço beneficiou-se de relações estreitas dos EUA com Israel , que aparentemente freou o dólar dos EUA, visto como um refúgio seguro em tempos de turbulência. A crescente inquietação regional no Médio Oriente continua a ferir o dólar. Muitos comerciantes também foram cautelosos antes da reunião do Grupo dos 20 ministros das finanças e governadores dos bancos centrais em Paris no fim de semana. Os preços do petróleo e do ouro subiram nesta quinta-feira.

CHINA: Produtores de metais e de cimento contribuíram para queda na China, com preocupações persistentes sobre novas medidas de aperto por parte de Pequim no final de semana. Um relatório do jornal estatal China Securities citando diversos analistas anónimos, dizem que o banco central pode aumentar o compulsório para os bancos no curto prazo. Recente fraqueza nos mercados globais de commodities também pesou sobre as companhias de metal; Yunnan Tin perdeu 3,8%, enquanto Chalco caiu 2,7%.

JAPÃO: As ações em Tóquio fecharam em alta, mas limitadas pelas tensões no Oriente Médio, além das preocupações em torno das compras de ações do país por investidores estrangeiros. Empresas do setor siderúrgico como JFE Holdings e Nippon Steel cairam após a gigante BHP Billiton notificar as principais siderúrgicas japonesas que os preços do carvão coque, que são estabelecidos trimestralmente, será mensalmente a partir de abril.

EUROPA: Os mercados acionários europeus iniciou o dia com ligeira queda com perdas para as mineradoras e montadoras. O índice Stoxx Europe 600 caiu para 290,95 no pregão matinal, tendo registrado ganhos nas últimas cinco sessões. As ações da empresa de materiais de construção Lafarge sobem 2,5% em Paris depois que anunciou lucro de 62 milhões de euros (US $ 84 milhões) e anunciou uma joint venture com a Anglo American do Reino Unido e ajudou a elevar o índice CAC 40 francês . As ações da Anglo American caem 1,5% em Londres, tornando-se um dos principais quedas no índice de referência. Ações de outras mineradoras como a Rio Tinto e Lonmin também caem, ajudando a puxar o UK FTSE 100 para baixo. Entre os principais índices, o alemão DAX 30 cai com os fabricantes de automóveis entre os piores desempenhos em meio a temores sobre medidas de aperto na China. Na Holanda, as ações da empresa de equipamentos de navegação por satélite TomTom caem 8,2% depois que anunciou ao mercado que dispositivos de navegação pessoal encolheu mais que o esperado no quarto trimestre, enfrentando uma concorrência cada vez maior de smartphones, que oferecem software de navegação. Entre os mercados periféricos, o IBEX 35 da Espanha e o português PSI 20 também caem.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:

EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
11h00 - Discurso do Presidente do Fed Ben Bernanke

AGENDA DE SEGUNDA-FEIRA:

BRASIL: Vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.
EUROPA: Flash Manufacturing PMI (atividade de manufatura), Flash Services PMI (nível de atividade econômica no setor de serviços).
ALEMANHA: German Flash Manufacturing PMI (atividade de manufatura), German Flash Services PMI (nível de atividade econômica no setor de serviços) e German Ifo Business Climate (estudos com 7000 empresas, entre elas indústrias, construtores, atacadistas e varejistas da Alemanha para determinar o sentimento dos negócios e as condições na zona euro).
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: Feriado em comemoração ao Dia do Presidente no país e as bolsas dos EUA permanecerão fechadas.

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Austrália: -0,05%
Nikkei: +0,06%
Hong Kong: +1,26%
Xangai Composite: -0,92%

EUROPA
London - FTSE: -0,17%
Paris Cac 40: +0,06%
Frankfurt - Dax: -0,03%
Madrid IBEX: -0,17%
Russia: +0,08%

COMMODITIES
BRENT: +,35%
WTI: +0,41%
COBRE: -0,70%
NIQUEL: +0,07%
SOJA FUTURO: -1,13%
ALGODÃO FUTURO: -0,96%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: -0,01%
S&P: -0,04%
NASDAQ: +0,07%

ATENÇÃO: Com a agenda fraca, as atenções ficam por conta do discurso do Presidente do Fed e para a intensificação dos conflitos no Oriente Médio, pois depois da Tunísia e Egito terem conseguido derrubar seus ditadores via manifestações populares, outros países da região como Iêmen e Bahrein, iniciaram conflitos semelhantes, neste último, com pelo menos cinco mortos. Na Líbia, importante produtor de petróleo, protestos também se intensificaram conta o governo de Muamar Kadafi, que lidera o país há mais de 40 anos. Na véspera, o petróleo encerrou em alta em Nova York, já refletindo as tensões políticas na região.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui redigidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.
Você encontrará também esse material no site http://haramoto.blogspot.com
Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário