Bem-vindo à sua leitura matinal de dois minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.
ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam mistos na quarta-feira.
Na volta dos feriados do Ano Novo Lunar, as atenções dos investidores se voltam para a China, depois que o governo chinês anunciou tarifas sobre as importações vindas dos EUA em retaliação às taxas sobre suas exportações. O índice CSI 300 da China continental, que agrupa ações das maiores "blue chips" de Xangai e Shenzhen, começou o dia em alta, mas reverteu o curso e caiu 0,58%, fechando em 3.795,08 pontos.
O PMI de serviços da China promovida pela Caixin chegou a 51,0 em janeiro, em comparação com a leitura de 52,2 em dezembro, mostrando uma desaceleração na atividade de serviços do país.
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,93%, fechando em 20.597,09 pontos.
O Nikkei do Japão subiu 0,09% para fechar em 38.831,48 pontos.
O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,11%, fechando em 2.509,27 pontos. O índice de preços ao consumidor do país em janeiro subiu 0,7% na base mensal e 2,2% na base anual, mais do que a estimativa de 1,97% dos especialistas.
Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,51% e fechou o dia em 8.416,90 pontos, com os setores de mineração, tecnologia e energia sustentando o índice. As grandes mineradoras subiram acentuadamente, com BHP, Rio Tinto e Fortescue subindo 1,5%, 2,1% e 2%, respectivamente.
EUROPA: Os mercados europeus negociam no vermelho nesta quarta-feira.
O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,3% durante a sessão matinal, com a maioria dos setores e as principais bolsas sendo negociadas em território negativo.
O alemão DAX 30 cai 0,5%, enquanto o francês CAC 40 recua 0,4%.
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,1%, Antofagasta sobe 0,4%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto oscilam entre pequenas altas e baixas. A gigante petrolífera BP sobe 0,5%.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem nesta quarta-feira após a Alphabet , controladora do Google registrar receita decepcionante, após uma sessão positiva para os principais índices.
As ações da Alphabet caíram quase 8% no pregão estendido de terça-feira, depois que a controladora do Google divulgou perda de receita no segumento de nuvem, mesmo aumentando os gastos com inteligência artificial, assustando investidores que temiam que a empresa de tecnologia levaria mais tempo para capitalizar suas ambições com a IA. A receita total do período também ficou aquém das expectativas.
Durante o pregão regular, o Nasdaq Composite subiu 1,35%, fechando em 19.654,02 pontos e o S&P 500 subiu 0,72%, em 6.037,88 pontos. O Dow Jones subiu 0,3%, fechando em 44.556,04 pontos. O S&P 500 e o Nasdaq foram impulsionados em parte pelos fortes resultados da Palantir Technologies, que atingiu um novo recorde durante a sessão.
Os investidores também ignoraram as últimas manchetes sobre taxações, depois que o governo chinês aplicou impostos de até 15% sobre importações de carvão e gás natural liquefeito dos EUA, bem como um imposto 10% maior sobre petróleo bruto, equipamentos agrícolas e carros selecionados. A medida ocorre depois que o presidente Donald Trump anunciar no fim de semana uma taxa de 10% sobre as importações vindas de Pequim.
Na segunda-feira, os investidores ficaram aliviados depois que Trump concordou em suspender as tarifas sobre o México e o Canadá por pelo menos 30 dias, já que ambos os países concordaram em implementar medidas para impedir o tráfico de opioides fentanil para os EUA.
A temporada de lucros continua na quarta-feira, com Walt Disney e Uber relatando os resultados antes da abertura.
Entre os palestrantes do Fed, os membros do FOMC, Thomas Barkin, Austan Goolsbee e Michelle Bowman falarão às 11h00, 16h30 e 17h00, respectivamente.
Na agenda econômica, os investidores estarão aguardando o último relatório de folhas de pagamento privadas da ADP às 10h15, dados de comércio internacional, às 10h30, enquanto o PMI de Serviços oficial sai às 11h45 e a versão do ISM, às 12h00.
Ainda nesta semana, os investidores estarão aguardando o relatório de folha de pagamento não agrícola, ou "payrolls" de janeiro, que deve ser publicado na sexta-feira e fornecerá "insights" sobre o cenário de emprego.
A notícia chega no momento em que as tensões comerciais entre os EUA e a China aumentam após o início do segundo mandato do presidente Donald Trump. A China também abriu esta semana uma investigação sobre a Google por supostas violações antitruste, embora o regulador do mercado não tenha fornecido detalhes sobre o foco da investigação. O Financial Times informou na terça-feira que a SAMR também está considerando uma investigação sobre a fabricante de chips norte-americana Intel.
CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: -0,93% US $ 97.426,40
Ethereum: +2,43% US $ 3.759,49
ÍNDICES FUTUROS - 7h00:
Dow: -0,34%
S&P 500: -0,67%
Nasdaq: -1,07%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: -0,99%
Bent: -0,81%
WTI: -0,76%
Soja: +0,19%
Ouro: +0,71%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.