Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEGUNDA-FEIRA 30/09/2013

ÁSIA: A possível paralisação do governo dos EUA teve grande relevância na Ásia nesta segunda-feira, provocando uma série de onda de vendas. O Congresso deve votar o orçamento antes de terça-feira para evitar uma paralisação parcial do governo federal, mas os líderes em Washington já indicou no fim de semana, que a aprovação está longe de se concretizar.

O Nikkei do Japão recuou 2,1%, ajudado pelo o dólar dos EUA, que fechou a ¥ 97,53. Em Sydney, o índice S & P / ASX 200 caiu 1,7%, mais do que seu ganho na semana passada, quando o índice atingiu níveis não vistos desde antes da crise financeira global.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,5% e em Xangai, o Composite subiu 0,6%, antes do feriado de uma semana do Golden Week. A leitura final da atividade industrial da China em setembro mostrou um ligeiro aumento, suportado principalmente pelo aumento da demanda no exterior, aumentando evidências de que a economia chinesa continua a se recuperar, embora a um ritmo mais modesto do que os dados anteriores. O HSBC China Manufacturing subiu para uma leitura final de 50,2 em setembro, ante  50,1 em agosto, no entanto, o indicador final foi inferior a preliminar de setembro do HSBC, de 51,2 anunciado em 23 de setembro.

Em outras partes da região, Kospi Composite da Coreia do Sul, recuou  0,7% e  Straits Times de Cingapura perdeu 1,3%.

Os preços do ouro, um investimento tradicional em tempos de incerteza política e macroeconômica, atingiu o seu nível mais alto desde 20 de setembro na segunda-feira, chegando a ser cotado a US $ 1,352.15 a onça troy no mercado à vista na Ásia, no entanto, mas fechou em US $ 1,339.70.

EUROPA: Os mercados europeus recuam nesta segunda-feira com preocupações sobre um potencial paralisação do governo dos EUA, a instabilidade política na Itália e dados decepcionantes da China.

O Stoxx Europe 600 perde 0,7%, para 309,87, a caminho do menor fechamento desde 10 de setembro. Dentre os índices específicos de cada país,  FTSE MIB da Itália registra a maior queda, após o partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi dizer no fim de semana que seus cinco ministros entregarão os cargos, acrescentando a instabilidade política no país. Berlusconi disse que se opõe a um aumento no imposto sobre vendas, mas o primeiro-ministro Enrico Letta chamou isso de uma "grande mentira". Aliados do ex-primeiro-ministro de Berlusconi ameaçaram na semana passada derrubar o governo. O rendimento de 10 anos dos títulos públicos subiu 10 pontos base para 4,67%.

No resto da região, o índice DAX 30 da Alemanha,  CAC 40 da França e FTSE 100 do Reino Unido recuam. Esta última, pesada pelas mineradoras, que sofrem pressão dos dados mais fracos do que o esperado da China. As ações da Anglo American cai 2,1%, Rio Tinto perde 2,4% e BHP Billiton recua 1,4%.

AGENDA DE HOJE:
EUA:
10h45 - Chicago PMI de agosto (mede o nível de atividade industrial na região);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO:
EUROPA:  Final Manufacturing PMI (nível de atividade de manufatura na zona do euro);
ALEMANHA: German Unemployment Change (mede a variação do número de desempregados na Alemanha); Unemployment Rate (taxa de desemprego fornece amostras da situação da mão-de-obra na Europa)
REINO UNIDO: Manufacturing PMI (mede o nível de atividade dos gerentes de compras no setor manufatureiro);
EUA: 10h00 - Manufacturing PMI (Sondagem Industrial PMI); 11h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país); 11h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação); 11h00 - Construction Spending  (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h10):

ÁSIA
Nikkei: -2,06%
Austrália: -1,6%
Hong Kong: -1,50%
Xangai Comp: +0,68%

EUROPA
Frankfurt-Dax: -0,84%
London-FTSE:  -0,83%
Paris CAC 40: -1,06%
Madrid IBEX 35: -1,04%
FTSE MIB Milão: -1,65%

COMMODITIES
BRENT: -0,15%
WTI: -0,94%
OURO: +0,09%
COBRE: +0,11%
NIQUEL: +0,05%
SOJA: +0,02%
ALGODÃO: +0,51%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,77%
SP500: -0,76%
NASDAQ: -0,69%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://haramoto.blogspot.com.br e no http://br.investing.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário