RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - TERÇA-FEIRA 14/10/2014
ÁSIA: O aumento das preocupações sobre a saúde da economia global arrastou as bolsas asiáticas para baixo, enquanto o dólar se recuperou ante o euro e o iene das grandes quedas do dia anterior.
Em Tóquio, o Nikkei do Japão caiu 2,38%, para 14,936.51, abaixo da marca dos 15.000 pontos, atingindo níveis vistos pela última vez em meados de agosto, na sequência de um feriado na segunda-feira. A valorização do iene japonês tem prejudicado a competitividade dos exportadores locais.
Na China, as ações de Hong Kong sucumbiram à fraqueza dos mercados norte-americanos e o índice Hang Seng caiu 0,41%, após retomada dos protestos pró-democracia. Destaque para stocks imobiliários e bancos que se recuperaram das perdas anteriores. Em sentido contrário, stocks de petróleo ampliaram suas perdas, já que os preços internacionais de petróleo bruto recuaram com as expectativas de que os países da OPEP não vão cortar suas produções devido à menor demanda global. Ao longo do continente, o Shanghai Composite Index caiu 0,28%.
O índice de referência australiano S & P / ASX 200 trilhou por caminhos opostos à seus pares regionais e subiu 1,01%, após cair 8,9% nas últimas seis semanas. A subida do preço do minério de ferro na China durante a noite apoiou um dia extremamente forte para as mineradoras. Rio Tinto saltaram 4,1% e BHP Billiton avançou 2,6%. Fortescue fechou com alta de 5,5% e Atlas Iron disparou 14,9%. O setor financeiro aumentou modestamente após o Vice Presidente do Reserve Bank, Guy Debelle, dizer em um fórum em Sydney que os mercados enfrentam um "sell off violento" por causa da incerteza econômica global.
EUROPA: As bolsas na Europa caem, depois que a pesquisa sobre o sentimento da Alemanha destacou temores sobre a desaceleração do crescimento na maior economia da Europa.
O indicador de sentimento econômico ZEW para a Alemanha afundou para território negativo pela primeira vez desde novembro de 2012, caindo para 3,6 negativo em outubro, em comparação com 6,9 pontos em setembro devido às tensões geopolíticas entre Ucrânia e Rússia e o fraco desenvolvimento econômico em algumas partes da zona do euro.
O indicador ZEW de sentimento econômico na zona do euro também caiu para 4,1, ante 14.2 da última divulgação e abaixo da expectativa de 7,1.
O Stoxx 600 recua 1,21%, indo em direção à seu sexto dia de queda consecutivo.
O DAX 30 da Alemanha cai quase 1%. Daimler ameniza as perdas e sobe 1,33% depois que a montadora alemã registrou lucros e fluxo de caixa livre no terceiro trimestre.
Os preços ao consumidor espanhol caiu para um ritmo mais lento em setembro do que em agosto, com o núcleo da inflação mergulhando em território negativo pela primeira vez em mais de quatro anos. IBEX 35 da Espanha cai.
O índice FTSE 100 também se encontra sob pressão após dados do governo mostrar uma inesperada queda da inflação no Reino Unido em setembro. Uma queda acentuada no preço do combustível levou a inflação no Reino Unido a desacelerar mais do que o esperado em setembro, aliviando a pressão sobre o Banco da Inglaterra para uma rápida subida das taxas de juro. A inflação anual caiu para 1,2% no mês, ante 1,5% em agosto, sendo a taxa de inflação mais baixa registrada desde setembro de 2009 e é significativamente abaixo das previsões dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal. Em termos mensais, os preços mantiveram-se estáveis em setembro, em comparação com 0,4% de crescimento no mês anterior. As mineradoras diminuem a pressão sobre o benckmark e avançam em Londres. BHP Billiton sobe 0,57%, Rio Tinto sobe 1,97% e Glencore avança 1,08%.
No resto da região, CAC 40 da França e FTSE MIB da Itália também recuam.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
8h30 - NFIB Small Business Index (índice de otimismo do pequeno empresário);
ÍNDICES MUNDIAIS (7h00):
ÁSIA
Nikkei: -2,38%
Austrália: +1,01%
Hong Kong: -0,41%
Xangai Composite: -0,28%
EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,68%
London - FTSE: -0,53%
Paris CAC 40: -0,88%
IBEX 35: -1,02%
FTSE MIB: -1,32%
COMMODITIES
BRENT: -0,20%
WTI: -0,05%
OURO: -0,14%
COBRE: +0,10%
NIQUEL: -0,63%
SOJA: +0,94%
ALGODÃO: +0,20%
ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,18%
SP500: +0,27%
NASDAQ: +0,28%
RESULTADOS CORPORATIVOS:
EUA: Citigroup , Del Frisco's Restaurant, Domino's Pizza, JB Hunt Trans, Johnson & Johnson, JPMorgan Chase, Wells Fargo, Wolverine, ADTRAN, Bank of the Ozarks, CSX,
Healthcare Services Group, Intel, Linear Tech, Marten Transport, Synergetics
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário