RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEGUNDA-FEIRA 10/11/2014
ÁSIA: Dados econômicos chineses mistos pesaram sobre o sentimento regional. A inflação ao consumidor manteve-se em perto da baixa de cinco anos em outubro, aliviando preocupações dos riscos de deflação para a segunda maior economia do mundo, mas o setor de atacado permaneceu entrincheirado em uma espiral deflacionária, com o índice de preços ao produtor caindo 2,2% frente ao ano passado, pior do que o esperado. No fim de semana, os dados mostraram que as exportações chinesas aumentaram 11,6% em outubro, acima das previsões, mas desacelerando frente aos 15,3% de setembro. As importações tiveram um aumento de 4,6% anual, abaixo da alta de 7% em setembro.
Uma sessão sem inspiração em Wall Street na sexta-feira também limitou os ganhos, após dados de emprego abaixo do previsto.
O sentimento nos mercados chineses também foi impulsionado pela notícia de que a ligação entre os mercados entre Shanghai e Hong Kong finalmente vai ser lançado em 17 de novembro, acabando com a incerteza sobre o início do programa que dará aos investidores individuais estrangeiros um acesso sem precedentes ao chamado mercado A-share da China. O Shanghai Composite subiu 2,27%, para níveis de fechamento de novembro de 2011. Financeiras estavam entre os maiores ganhadores; enquanto em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,83%. Hong Kong Exchanges & Clearing, a segunda maior bolsa do mundo em valor de mercado, subiu 4,6%, seu avanço mais acentuado desde abril, quando o programa de interligação foi anunciado.
No Japão, o Nikkei caiu 0,59%, para uma baixa de uma semana, devido a um iene mais forte, sendo negocido a 114 por dólar, recuando de 115,6, mínima de sete anos, após relatos de que o primeiro-ministro Abe está considerando antecipar a eleição, se ele atrasar um segundo aumento de impostos de vendas.
Referencial da Austrália S & P ASX 200 caiu 0,45%, após bater um novo recorde de dois meses em 5550 pontos, pesadas por perdas em todos os quatro grandes bancos, apesar de dados oficiais mostrarem que os empréstimos para investimentos imobiliários subiram em setembro. O urânio estavam em foco após o metal saltar 5% no fim de semana com as notícias de que o Japão vai reabrir duas usinas nucleares, após desastre de Fukushima; Paladin subiu mais de 12%. A gigante BHP Billiton subiu 0,6%, para 34,68 dólares, enquanto Rio Tinto avançou 0,9%, para 61,24 dólares, apesar do minério de ferro ser negociadas em baixas plurianuais nos mercados de commodities. Maior produtora de ouro da Austrália, Newcrest Mining, subiu 5,5%, para 9,27 dólares, após atualização para "comprar", devido produção trimestral mais forte do que o esperado pelo Citigroup.
Espera-se para esta semana, o encontro de 21 líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, no encontro da Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC) em Pequim. Tópicos importantes discutirão sobre a integração econômica e perspectivas de crescimento econômico, mas o Representante Comercial dos EUA, Michael Froman, verteu água fria nas expectativas de um acordo comercial trans-Pacífico, dizendo no domingo que não haverá "nenhum grande anúncio" na reunião da APEC.
EUROPA: As principais bolsas europeias abriram em alta, apoiado nas expectativas de que o Banco Central Europeu está preparando novos estímulos em prol da recuperação regional e oscilam entre pequenas altas e baixas.
Entre as notícias, pouco mais de 80% dos catalães no nordeste da Espanha votaram no domingo pela independência do resto do país, em uma votação simbólica, não vinculativo. Rendimentos de títulos espanhóis subiram ligeiramente na sexta-feira, devido preocupações com a eleição, que embora juridicamente sem validade, poderia provocar tensões entre Madrid e uma das regiões mais ricas da Espanha.
Irã, Estados Unidos e a União Europeia realizam o segundo dia de negociações sobre divergências que bloqueiam a resolução de uma disputa sobre o programa nuclear de Teerã, de acordo com um relatório de Reuters.
O FTSEurofirst 300 sobe 0,14% nos primeiros negócios. As ações da cervejaria Carlsberg sobe mais de 3% na abertura do pregão depois que o grupo registrou um lucro no terceiro trimestre e manteve sua perspectiva.
O FTSE 100 do Reino Unido avança pelo quarto dia consecutivo nesta segunda-feira, com as minedoras ajudando o benchmark, seguindo a alta da maioria dos metais, em particular os metais preciosos. Os eleitores suíços vão às urnas para decidir, essencialmente, se o Banco Nacional da Suíça teria que manter pelo menos 20% de seus ativos em metais preciosos. Um voto "sim" significaria que o banco teria que acumular muito mais ouro, o que poderia levar a um aumento "acentuado" do preço do metal. Randgold Resources sobe 1,79% e Fresnillo avança 2,04%. Entre as grandes empresas, Anglo American sobe 1.91%, Glencore sobe 1.18%, Rio Tinto avança 1,43% e BHP Billiton adiciona 1,64%.
Empresas de energia avançam com a valorização do petróleo. BG Group sobe 0,48% e Royal Dutch Shell avança 0,76%.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ÍNDICES MUNDIAIS (7h50):
ÁSIA
Nikkei: -0,59%
Austrália: -0,45%
Hong Kong: +0,83%
Shanghai Composite: +2,27%
EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,06%
London - FTSE: +0,20%
Paris CAC +0,17%
IBEX 35: +0,03%
FTSE MIB: -0,39%
COMMODITIES
BRENT: +1,97%
WTI: +1,40%
OURO: -0,36%
COBRE: +0,21%
NIQUEL: -1,01%
SOJA: +0,79%
ALGODÃO: -2,36%
ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,04%
SP500: -0,02%
NASDAQ: +0,08%
RESULTADOS CORPORATIVOS:
EUA: 3D Systems, AGL Resources, Dean Foods, Eagle Pharma , EV Energy, Quicksilver Resrcs, Sotheby's, Sterling Construction, Sunesis Pharma, Transocean, WhiteWave Foods, Athersys, Cellular Dynamics, CUI Global, Demand Media, Douglas Emmett, DTS
BRASIL: Positivo Informática, Rodobens, Tereos , Valid
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário