Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO -  TERÇA-FEIRA 23/12/2014

ÁSIA:  As principais bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira, mesmo após uma forte sessão em Wall Street, com temores de uma nova queda dos preços do petróleo. Os volumes negociados foram baixos antes do feriado de Natal, além de que os mercados japoneses ficaram fechados para o feriado de aniversário do Imperador.

Na China, o Shanghai Composite fechou 2,96% menor em meio a um pregão agitado, com investidores focados nas notícias de que Pequim está investigando uma possível manipulação nos preços das ações. A agência de valores mobiliários investiga 18 ações. Destaque para empresas relacionadas com a energia, como PetroChina e Sinopec, que registraram perdas de 5,6 e 4,9% cada. Air China, companhia aérea de bandeira do país, reverteu ganhos os anteriores e caiu 4,8%depois de anunciar a compra de 60 Boeing 737 aviões por um preço total de US $ 5,9 bilhões.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,32%. O índice de preços ao consumidor composto de Hong Kong em novembro subiu 5,1% ante o ano anterior, devido a um menor aumento dos preços de frutas frescas. O aumento do IPC de novembro foi um pouco menos do que os 5,2% de outubro, mas ficou acima da mediana de uma alta de 4,3% previsto pelo The Wall Street Journal. O governo de Hong Kong prevê que o CPI suba 4,3% em 2014, estável em relação ao ano passado.

As ações australianas quebraram um rali de quatro dias de alta, com o S & P ASX 200 caindo 1,12%, depois de uma queda nos preços das commodities ferindo o sentimento do investidor. O dólar australiano caiu 0,3 % em relação ao homônimo americano, para 0,8112 dólar. Os produtores de energia também exibiram um cenário sombrio. O preço do petróleo caiu depois que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos reiteraram a promessa da OPEP de manter a produção. Os preços do minério de ferro também recuaram, com uma queda de 1,8%, em US $ 67.90. Oil Search fechou 2,2% menor, enquanto a Woodside Petroleum e Santos perderam 1,9 e 1,3%, respectivamente.

Mineradoras caíram forte. BC Iron e Fortescue Metals despencaram 9,5 e 5,2% cada. A gigante BHP Billiton caiu 3,5% para 28,81 dólares, enquanto a principal rival Rio Tinto recuou 3,3%, para 55,81 dólares.

EUROPA: As principais bolsas europeias avançam com os investidores reagindo a uma enorme quantidade de dados em meio a volumes de negociação abaixo da média. O pan europeu Stoxx Euro 600 avança 0,12%, mas os volumes devem permanecer menor devido aos feriados festivos que começam na quinta-feira. Mercados de ações da Europa fecham no meio do dia amanhã, véspera de Natal.

As despesas do consumidor da França ficou inalterada em 0,4% e no Reino Unido, o PIB do terceiro trimestre foi de 0,7%, inalterado em relação à sua primeira leitura e abaixo de uma previsão de 0,8%. A confiança dos consumidores dos 18 países que compartilham o euro ficou ligeiramente mais otimista em dezembro, refletindo a queda dos preços do petróleo. As despesas das famílias devem aumentar ligeiramente nos próximos meses, o que ajudará a evitar que economia da zona do euro volte para a contração, apesar do investimento empresarial fraco e exportações decepcionantes. A preliminar da confiança do consumidor subiu para -10,9 em dezembro, ante -11,5 em novembro. A previsão do consenso de 15 economistas consultados pelo The Wall Street Journal na semana passada era de - 11,0.

Reservas de petróleo e gás registram ganhos modestos com a alta nos preços do petróleo.  Royal Dutch Shell sobe 0,13%, a francesa Total adiciona 0,18%, mas italiana Eni recua 0,41%. Em baixa, a Nutreco cai 5,01% e lidera a baixa no Stoxx 600, depois que  a Cargill dos abandonou os planos de comprar a produtora holandesa de alimentação animal.

Em Londres, as gigantes da mineração BHP Billiton e Rio Tinto caem 0,22% e 0,13% respectivamente.

Athex Composite  da Grécia  cai 2,25%, com os investidores aguardando os resultados da segunda votação para eleger o líder do país.

 AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
11h30 - Durable Goods Orders e Core Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);
11h30 - Final GDP (PIB);
11h30 - Final GDP Price Index (Índice de Preços do PIB);
12h00 - S&P/CS Composite-20 HPI (examina as mudanças no valor (preço de venda) do mercado imobiliário em 20 regiões nos EUA no ano anterior. Este relatório ajuda a analisar a força do mercado imobiliário dos EUA, o que contribui para a análise da economia como um todo);
12h55 - Revised UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
12h55 - Michigan Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
13h00 - New Home Sales de julho (número de casas novas com compromisso de venda);
13h30 - Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores), e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed);
13h00 - Core PCE Price (gastos com consumo pessoal (PCE) excluindo os preços dos alimentos e de energia);
13h00 - Richmond Manufacturing Index (consiste numa pesquisa com cerca de 100 fabricantes, determinando a saúde econômica do setor manufatureiro no distrito de Richmond. Qualquer leitura acima de 0 indica melhoria das condições do setor, enquanto uma leitura abaixo de 0 indica agravamento das condições);

ÍNDICES MUNDIAIS (8h10):

ÁSIA
Nikkei ---%
Austrália: -1,12%
HONG KONG: -0,32%
Xangai Composite: -2,96%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,13%
London - FTSE: +0,53%
Paris CAC 40: +0,44%
Madrid IBEX: -0,27%
FTSE MIB: -0,09%

COMMODITIES
BRENT: +0,80%
WTI: +0,99%
OURO: +0,51%
COBRE: -0,20%
NÍQUEL: -0,77%
SOJA: -0,39%
ALGODÃO: -0,03%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,06%
SP500: +0,02%
NASDAQ: +0,02%

CALENDÁRIO DE FINAL DE ANO:
EUA:
Dia 25: Christmas Day - O mercado americano não abre.

BRASIL:
Dia 24: Não haverá negociação nos segmentos de renda variável, de renda fixa privada e de derivativos.
Dia 25: Não haverá negociação nos segmentos de renda variável, de renda fixa privada e de derivativos.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário