RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEGUNDA-FEIRA 29/12/2014
ÁSIA: A maioria dos mercados de ações da Ásia avançou nesta segunda-feira, impulsionadas por ganhos nos EUA e com novas regras bancárias na China, que deve ajudar a estimular os empréstimos locais. O índice MSCI Asia Pacific subiu 0,5%, mas o índice de referência do Japão apagou os ganhos anteriores e fechou em queda com notícias do Ministério da Saúde sobre um possível caso de Ebola em Tóquio. Um paciente retornara para o Japão vindo de Serra Leoa, no início deste mês, onde permaneceu por oito dias.
O Nikkei 225 caiu 0,50%, apesar das boas notícias de sábado de que o governo do Japão aprovou estímulos no valor de 29 bilhões de dólares americanos, além de uma pesquisa da Reuters mostrando que as principais empresas japonesas estão planejando usar suas reservas para impulsionar suas ações em 2015. O iene limitou os ganhos de exportadores, sendo negociado a ¥ 120,33 em relação ao dólar, em comparação com ¥ 120,35 na sessão anterior. Destaque para Fujifilm Holdings que subiu 0,4%, se beneficiando da notícia sobre o Ebola. A empresa disse em novembro que esperava que sua droga para tratar o Ebola deveria ser aprovado no final de 2014.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu de 1,93%, retomando as negociações depois da interrrupção para as comemorações de Natal. Hang Seng China Enterprises, que mede ações de empresas da China em Hong Kong, subiu 3,9%, a maior alta desde novembro de 2013 e no continente, o Shanghai Composite Index avançou 0,37%, seu maior fechamento desde Janeiro de 2010, impulsionadas pelo setor financeiro. Segundo a agência oficial de notícias Xinhua, o banco central da China mudou suas regras para permitir que depósitos de instituições financeiras não-bancárias contem como reservas, uma medida destinada a aumentar a concessão de empréstimos e impulsionar o crescimento.
O referencial da Austrália, o S & P ASX 200 avançou 1,47%, depois de ficar fechada na quinta e sexta-feira para o feriado de Natal. O dólar australiano ganhou 0,3%, para US $ 0,8137 de dólar. Stocks de ouro levou avançou após o metal precioso ser negociado perto da alta de quase uma semana, após dados do fim de semana mostrarem que os lucros das industrias chinesas tiveram a pior perda em mais em dois anos no mês passado, somando-se aos sinais de desaceleração na maior economia da Ásia e estímulos por parte do banco central, geralmente acena para uma visão inflacionária e ouro é tido como um porto seguro em momentos inflacionários. Alacer Gold disparou 12,2%, enquanto Evolution Mining e Newcrest Mining tiveram alta de 9 e 4,7%, respectivamente.
Os preços do minério de ferro ganharam 10 ¢ para US $ 66.90. Fortescue, Rio Tinto e BHP subiram 7,5%, 2,6% e 2,5%, respectivamente. Atlas Iron and BC Iron também registraram ganhos sólidos.
Entre outros destaques, as ações da AirAsia caíram 7,5%, para a mínima de quatro semanas, depois de abrir em queda de 12%, depois do desaparecimento do voo QZ8501, partindo da Indonésia até Cingapura na manhã de domingo. O referêncial da Malásia, o índice FTSE Bursa Malaysia KLCI, onde AirAsia está listada, avançou 0,1%
EUROPA: As principais bolsas europeias operam sem direção na manha desta segunda-feira, como as bolsas reabrindo depois de uma pausa de quatro dias, operando com volumes abaixo da média.
O euro caiu para uma baixa de 28 meses contra o dólar, antes da terceira e última rodada de votação para eleição presidencial grega. Se o candidato preferido do primeiro-ministro Antonis Samaras não conseguir ganhar os 180 votos necessários, será convocada uma eleição para final de janeiro, antecipando em cerca de 18 meses antes do previsto. Stocks gregos caem 7%, pois um resultado negativo para o presidente Samaras traz volatilidade ao mercado, pois se houver eleições antecipadas, é altamente provável que o partido anti austeridade ganhará as eleições e será uma grande ameaça para o notável progresso do país.
O Índice FTSE 100 opera entre modestos ganhos e perdas, ajudados pelo setor de mineração, na sequência de relatos de medidas de liquidez na China. BHP Billiton sobe 2,63%, a produtora de cobre Fresnillo avança 2,89%, enquanto Rio Tinto e Anglo American adicionam 2% cada.
Os preços do petróleo recuam, com o Brent sendo negociado abaixo de 60 dólares, apesar dos confrontos entre diferentes facções que tentam controlar a Líbia, membro da OPEP, cartel que recusou a cortar a produção em novembro, apesar da queda dos preços do petróleo, mas no domingo, o ministro da Energia da Argélia, Youcef Yousfi, disse que a OPEP deve cortar produção, de acordo com a agência oficial de notícias do país APS, relatado pela Reuters.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA: Não está prevista a divulgação de dados econômicos.
ÍNDICES MUNDIAIS (7h40):
ÁSIA
Nikkei: -0,50%
Austrália: +1,47%
Hong Kong: +1,93%
Shanghai Composite: +0,37%
EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,84%
London - FTSE: +0,08%
Paris CAC -0,41%
IBEX 35: -1,47%
FTSE MIB: -1,67%
COMMODITIES
BRENT: -3,20%
WTI: -1,39%
OURO: +1,54%
COBRE: -0,89%
NIQUEL: -0,27%
SOJA: +0,50%
ALGODÃO: +0,41%
ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,13%
SP500: -0,15%
NASDAQ: -0,02%
RECESSO DE FINAL DE ANO:
BRASIL: A BOVESPA não abre nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário