RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEGUNDA-FEIRA 12/01/2015
ÁSIA: As bolsas asiáticas começaram a semana em queda, como o sentimento do investidor dominado pelo desempenho sofrível em Wall Street, depois do relatório de emprego dos EUA da última sexta-feira mostrar uma adição de 252 mil novas vagas de trabalho, ante 353 mil postos em novembro e a remuneração por hora trabalhada, por sua vez, recuou 0,2%.
Os preços globais do petróleo estenderam sua queda na segunda-feira, após enfraquecimento da demanda na Europa e na Ásia. Ambos, Brent e Crude nos EUA estão em seu menor nível desde abril de 2009.
No Japão, as bolsas permaneceram fechadas por conta das comemorações do Dia da Maioridade.
Na Austrália, o S & P ASX 200 recuou 0,78%, enquanto o dólar australiano saltou para uma alta de três e meia semanas, acima de 82 centavos em relação ao dólar americano. A queda dos preços do minério de ferro prejudicam as mineradoras. Fortescue Metals e BHP Billiton fecharam em queda de 3,2 e 2,2%.
Os produtores de energia recuaram com a continuidade da queda dos preços do petróleo. Santos e Oil Search perderam 5,2 e 0,7%, respectivamente. Woodside Petroleum, que estava em foco após assinatura de um memorando de entendimento com a indiana Adani para cooperação no mercado de gás natural liquefeito recuou quase 2%.
Na China, o Shanghai Composite recuou 1,71%, depois de relatos de vinte e duas novas IPO, sendo que dez iniciarão nesta quarta-feira. Destaque para o setor financeiro e de construção. Banco Agrícola da China e Citic Securities despencaram 2,1 e 4%, respectivamente. China Construction Bank encerrou 2,3% menor, enquanto China Merchants Property e Poly Real Estate recuaram mais de 3%.
A Sinopec ou China Petroleum & Chemical recuou 1,84%, após divulgar que está planejando levantar US $ 5 bilhões em Hong Kong, em um dos maiores IPO da Ásia neste ano. Sinopec Marketing, que conta com 30 mil postos e 23 mil lojas de conveniências espalhadas por toda a China. O negócio recebeu a aprovação do governo chinês no mês passado para vender cerca de 30% da empresa.
Em Hong Kong, o Hang Seng contrariou a tendência de queda em toda a Ásia para fechar com alta de 0.46%, após alta de 10% para as ações da Hutchison Whampoa e Cheung Kong, duas das maiores empresas do magnata Li Ka-shing, após planos de reorganização anunciados na semana passada e que representa cerca de 5% das ações do índice.
EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta segunda-feira, após sua série semanal mais longa de quedas desde outubro, com a notícia da aquisição no setor farmacêutico ajudando a impulsionar o sentimento do investidor, que continuam a digerir os números de emprego dos EUA.
O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,65%. O indicador de referência caiu 1% na semana passada pela segunda semana consecutiva, caindo cerca de 3,7% após atingir a alta de quase sete anos em 05 dezembro e postando seu pior início de ano desde 2008. O benchmark perdeu 1,3% na sexta-feira, 09 de janeiro, em meio a uma queda dos espanhóis e italianos. O Índice IBEX 35 caiu para seu nível mais baixo desde 16 de outubro, com investidores se protegendo contra a potencial saída da Grécia da Zona do euro. Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o Banco Central Europeu estuda um modelo de compra de até 500 bilhões de euros (593.000 milhões dólares) de ativos, aumentando a preocupação de que não será suficiente para recuperar a economia.
O FTSE 100 do Reino Unido sobe com notícias de que a empresa farmacêutica Shire, cujas ações sobem 0,7%, anunciou um acordo para adquirir a NPS Pharma por US $ 5,2 bilhões.
Ainda em Londres, as ações de energia estão no vermelho como os futuros de petróleo bruto caíndo após Goldman Sachs e Société Générale cortarem suas projeções para os preços do petróleo. BP recua 0,19%, Royal Dutch Shell cai 0,56% e BG Group perde 0,21%, enquanto a produtora de petróleo Tullow Oil, avança em sentido contrário, subindo 0,34%. A maioria das mineradoras recua. BHP Billiton cai 0,07%, Glencore perde 0,26%, Rio Tinto recua 0,46%, enquanto Anglo American avança 0,30%. Jaguar Land Rover disse que as vendas em 2014 subiram para um total de 462.678 unidades vendidas.
Entre outras notícias, a França está tentando se recuperar dos ataques terroristas da semana passada. Cerca de 3,7 milhões de pessoas, incluindo líderes mundiais e estadistas, se juntaram no domingo em Paris, para lembrar as 17 vítimas em três ataques separados na capital francesa.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
15h40 - Discurso do Presidente do Fed de Atlanta, Dennis Lockhart
ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):
ÁSIA
Nikkei: ---
Austrália: -0,78%
Hong Kong: +0,46%
Shanghai Composite: -1,71%
EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,60%
London - FTSE: +0,14%
Paris CAC +0,59%
IBEX 35: +0,93%
FTSE MIB: +0,56%
COMMODITIES
BRENT: -2,25%
WTI: -1,76%
OURO: +0,11%
COBRE: -0,33%
NIQUEL: -0,64%
SOJA: -0,09%
ALGODÃO: -0,33%
ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,24%
SP500: +0,24%
NASDAQ: +0,27%
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário