Veja Também

Veja Também

segunda-feira, 30 de março de 2015

RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO -  SGUNDA-FEIRA 30/03/2015

ÁSIA: Com exceção da Austrália, os mercados asiáticos recuperaram nesta segunda-feira, como uma liderança modestamente positiva de Wall Street, compensando o impacto dos preços do petróleo.

Shanghai Composite da China subiu 2,62%, registrando uma nova alta de sete anos, estimulados pelos comentários do presidente do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, no domingo, que a segunda maior economia do mundo deve ser vigilante quanto aos sinais de deflação, mostrando preocupações com a queda na taxa de crescimento da China e que o país tem espaço para responder, indicando possibilidade de novos estímulos e no fim de semana, o presidente chinês, Xi Jinping anunciou detalhes do "One Belt, One Road", que  faz parte da "New Silk Road", plano para aumentar as relações comerciais e econômicas com a Eurásia e África. O plano prevê inclusão de investimentos em ferrovias, estradas, redes de energia, oleodutos e gasodutos, portos e outras instalações; Costrutoras e empresas ferroviárias subiram; China Railway Group disparou 19,62% e China Railway Construction adicionou 18,70%.

Ações do setor de transporte e financeiro também avançaram, China Eastern Airlines subiu 3,7% após anunciar aumento de 44% no lucro em 2014. Preços mais baixos do petróleo também apoiou o setor; China Southern Airlines e Air China avançaram mais de 5%. Dentre os bancos, Banco Industrial e Comercial da China terminou 4,7% maior, enquanto China Construction Bank e Bank of China fecharam com alta de 3,3% cada.

Em Hong Kong,  o índice Hang Seng saltou 1,51%, para uma alta de quatro semanas, após notícia de que o regulador de valores mobiliários da China permitiu que os fundos de investimento do continente comprem diretamente ações de Hong Kong via Hong Kong-Shanghai Stock Connect. Hong Kong Exchanges & Clearing, única operadora de bolsa da cidade,  avançou 11,95%. Cnooc, principal produtor de petróleo e gás da China, subiu 3,6% após um robusto lucro no último trimestre  do ano.

Nikkei do Japão recuperou das perdas iniciais induzidas pela atividade decepcionantes das fábrica, divulgados antes da abertura do mercado e fechou em alta de 0,65%. A produção industrial caiu 3,4% em fevereiro ante o mês anterior, marcando a maior queda desde junho do ano passado, pior que a expectativa de um declínio de 1,8% e dos ganhos de 3,7% em janeiro. O iene enfraqueceu em relação ao dólar a ¥ 119,77, em comparação com ¥ 119,44, no final da sessão anterior.

Entre ganhadores, Fast Retailing , dono da marca de roupas Uniqlo,  subiu 2,7%, enquanto a fabricante de robôs industriais Fanuc avançou 1,1%. A queda do preço do petróleo favoreceu as companhias aéreas; ANA Holdings e Japan Airlines avançaram 1,4 e 0,1%, enquanto empresas ligados com  petróleo tiveram perdas.  JX Holdings , Showa Shell e Inpex registraram quedas entre 2 e 2,8%.

Em direção oposta, S & P ASX 200 da  Austrália caiu 1,25%, com os quatro grandes bancos recuando junto com os stocks de recursos, que foram agredidas depois que o minério de ferro e petróleo recuaram  no fim de semana. O Índice de referência da Austrália registra uma queda de quase 2% no mês, mas ainda está 8% positivo no ano de 2015, após uma boa sequência em janeiro e fevereiro.

O maior produtor de petróleo independente da Austrália Woodside Petroleum caiu 3%, enquanto Origin Energy perdeu 4,4% e Oil Search caiu 5%. Santos despencou 6,8%, após analistas do Credit Suisse dizer que a empresa precisaria levantar capital, se  a baixa do preço do petróleo continuar.

Caltex Australia caiu 9,1% depois que a gigante americana Chevron vendeu sua participação de US $ 4,7 bilhões na sexta-feira à noite.

As ações das mineradoras recuaram depois que o preço à vista do minério de ferro, entregue no porto da China na sexta-feira a noite caiu 4%, para uma nova baixa de seis anos para US $ 53.14 a tonelada, a maior queda desde o final de janeiro, devido a excesso de oferta e uma desaceleração no setor imobiliário da China.

A gigante BHP Billiton perdeu 2,1%, enquanto a principal rival Rio Tinto caiu 1,2%. A produtora exclusiva de minério de ferro Fortescue Metals Group perdeu 3,8% em meio a temores de que o preço do minério de ferro vai cair abaixo de seu preço de equilíbrio, declarado recentemente em US $ 52 a tonelada.

Mineradora de cobre e ouro PanAust contrariou a tendência e disparou mais de 40%, depois que o conselho revelou que estava considerando uma oferta pública de aquisição de $ 1,71 por ação da acionista majoritária estatal chinesa Guangdong Rising Assets Management.

EUROPA: As bolsas europeias avançam na manhã desta segunda-feira, com os investidores de olho nos dados de emprego dos EUA na sexta-feira, numa semana mais curta devido ao feriado de Páscoa. Estrategistas acreditam que se o número de postos de trabalho deve ser mais forte do que o esperado e poderia colocar junho de volta como a primeira opção para elevação da taxa pelo dos EUA, elevando o dólar, mas um número mais fraco pode confirmar as expectativas do mercado para um incremento mais lento das taxas.

Empresas e consumidores em toda a zona do euro estão mais otimistas em março, reflexo da baixa dos preços do petróleo, um euro mais fraco e a esperança de que o novo programa de flexibilização quantitativa do Banco Central Europeu será decisivo para recuperação da área da moeda comum. A Comissão Europeia disse que o Indicador de Sentimento Econômico, subiu para 103,9 em março, ante 102,3 em fevereiro, atingindo o seu nível mais alto desde junho de 2011 e melhor do que a estimativa para 103,1.

Entre as notícias, a Grécia e seus credores internacionais continuaram com as conversas no fim de semana, mas os credores disseram que pode levar mais alguns dias para finalizar um possível acordo, informou a Reuters. A Grécia enviou uma lista de reformas na sexta-feira mas uma pessoa que teve acesso ao documento, disse que a lista era mais uma coleção de idéias do que algo que poderia ser efetivamente apresentado ao Eurogrupo.

No Reino Unido, fazendo campanha para as próximas eleições gerais de maio, a Rainha dissolveu o parlamento a pedido do primeiro-ministro David Cameron. A tradição de dissolver o Parlamento marca o fim oficial do governo de coalizão entre os conservadores e os liberais democratas.

O FTSE 100 sobe e caminha para quebrar uma série de quatro sessões de queda, quando fechou no nível mais baixo em 10 dias na sexta-feira. Entre as mineradoras, Antofagasta sobe 1,19%, BHP Billiton cai 0.17% e Rio Tinto avança 0,87%.

AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
9h30 - Core PCE Price Index (renda individual dos cidadãos norte-americanos),  Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores);
11h00 - Pending Home Sales de Janeiro (contratos assinados de venda de imóveis usados nos Estados Unidos, porém ainda sem conclusão do negócio);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h40):

ÁSIA
Nikkei: +0,65%
Austrália: -1,25%
Hong Kong: +1,51%
Shanghai Composite: +2,62%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +1,47%
London - FTSE: +0,48%
Paris CAC +1,13%
IBEX 35: +0,88%
FTSE MIB: +1,16%

COMMODITIES
BRENT: -1,24%
WTI: -0,95%
OURO: -0,94%
COBRE: +0,63%
NIQUEL: -0,99%
SOJA: +0,50%
ALGODÃO: +0,36%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: +0,59%
SP500: +0,56%
NASDAQ: +0,75%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader

Nenhum comentário:

Postar um comentário