RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEXTA-FEIRA 13/03/2015
ÁSIA: O Nikkei do Japão foi destaque regional, depois de ultrapassar a barreira dos 19.000 pontos, rastreando o sentimento positivo de Wall Street, que se recuperou de dois dias de perdas, devido dados econômicos fracos, ensejando expectativas de que o Federal Reserve está a caminho de aumentar suas taxas ainda este ano.
Destaque para a fabricante de robô industrial Fanuc que fechou em alta de 13,2%, depois de dizer que planeja aumentar seus retornos para os acionistas, ajudando o benchmark japonês a subir 1,39%, marcando o terceiro ganho seguido. O enfraquecimento iene também impulsionou a maioria dos exportadores. Analistas acreditam que o Nikkei pode subir próximo do nível de 20.000 pontos em 2015.
Bancos foram as estrelas da bolsa do Shanghai Composite da China que terminou em uma alta de 0,73%, com notícia de que a segunda maior economia do mundo pode permitir que as autoridades locais convertam parte da dívida em títulos municipais ou estaduais. A montadora SAIC Motor avançou 0,1% depois de ter dito na quinta-feira que irá unir forças com a gigante do comércio eletrônico Alibaba Group e investir US $ 160 milhões para desenvolver carros conectados à Internet.
S & P ASX 200 da Austrália fechou em baixa de 0,61%, destoando do sentimento regional, pesada pelos setores financeiro e de commodities. O dólar australiano recuperou das baixas de quinta-feira a US75.8 ¢ e foi negociado a US76.8 ¢ nesta sexta-feira.
Entre as grandes mineradoras Rio Tinto e BHP Billiton fecharam em queda de 0,4 e 1,5%, respectivamente, apesar de os preços do minério de ferro se recuperarem ligeiramente durante a noite. O conturbado produtor de terras raras Lynas Corp, atingida pela queda nos preços de suas commodities, alertou para a dificuldade em reembolsar seus credores, mesmo depois de ter remarcado o pagamento de alguns empréstimos. Ela cortou custos fechando grande parte de suas operações na Austrália, que foram transferidas para a Malásia, mas continua com dificuldades operacionais que ameaça a viabilidade financeira da empresa.
Ao longo da semana, BHP caiu 8,8%, em parte devido à negociação ex-dividendo e Rio Tinto caiu 5,12%. A produtora de minério de ferro Fortescue recuou 6,9% na semana
EUROPA: As principais bolsas europeias abriram em alta nos primeiros movimentos do dia, a caminho para a sexta semana seguida de alta, graças ao otimismo dos investidores com o início do programa de compra de títulos do Banco Central Europeu, mas perdem folego no decorrer do pregão desta manhã.
O Stoxx Europe 600 recua 0,05%, liderada por uma queda de mais de 1% no setor de petróleo e gás, seguindo a queda nos preços do petróleo caíram, depois que a Agência Internacional de Energia disse nesta sexta-feira que a recuperação dos preços do petróleo ainda é frágil. Peugeot registra um dos piores desempenhos no pan índice, caindo 4% após UBS cortar sua avaliação sobre a montadora francesa de neutro para vender.
Entre os destaques do dia, o banco central da Rússia reduziu sua taxa básica de juros de 15% para 14%. O rublo russo se fortalece contra o dólar após a decisão.
A Grécia permanece no centro das atenções nesta sexta-feira. O primeiro ministro Alexis Tsipras se encontrou com o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia. Tsipras descreveu a reunião como "produtiva" .
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, durante uma visita para conhecer o seu homólogo austríaco na quinta-feira, disse que a Grécia tinha que ajudar a si mesmo, mas "certamente não é um caso perdido."
Em Londres, o FTSE 100 recua e segue a caminho para uma perda semanal de 2,2%, o que seria a maior queda semanal desde dezembro. A fornecedora de energia SSE cai 1,82%, assim como a Centrica que recua 1,48%, depois que o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, deve vencer as eleições 07 maio e vão pressionar por uma legislação que permita o regulador de energia forçar as empresas a reduzir os preços em até 10%, se for comprovado que eles estão muito altos.
Entre as mineradoras, BHP Billiton cai 1,44%, Rio Tinto perde 0,49% e Anglo American perde 0,93%.
AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
9h30 - PPI ( é um indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços, excluindo alimentos e energia) e de seu núcleo Core PPI de agosto (preços praticados por produtores);
11h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
11h00 - Prelim UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
ÍNDICES MUNDIAIS (8h30):
ÁSIA
Nikkei: +1,39%
Austrália: -0,61%
Hong Kong: +0,11%
Shanghai Composite: +0,73%
EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,27%
London - FTSE: -0,21%
Paris CAC -0,19%
IBEX 35: +0,00%
FTSE MIB: +0,01%
COMMODITIES
BRENT: -0,53%
WTI: -0,94%
OURO: +0,23%
COBRE: -0,36%
NIQUEL: -0,44%
FERRO 62%: +0,20%
SOJA: -0,42%
ALGODÃO: +0,11%
ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,09%
SP500: -0,08%
NASDAQ: +0,01%
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário