RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - QUINTA-FEIRA 02/04/2015
ÁSIA: As principais bolsas asiáticas subiram nesta quinta-feira, com ganhos nos preços do petróleo durante a noite impulsionando empresas ligadas ao setor de energia. Amanhã os mercados da Austrália e Hong Kong fecham devido fim de semana de Páscoa.
Todos os três índices dos EUA fecharam em queda na quarta-feira, com os investidores reagindo ao relatório de emprego ADP para março, que apresentou um aumento de 189 mil, abaixo das expectativas em torno de 225.000 postos, dando pistas sobre o importante e fundamental relatório oficial que será divulgado amanhã.
Os mercados asiáticos descartaram a queda nos EUA porque o mais provável é que o Fed irá adiar ou introduzirá apenas uma pequena alta nas taxas de juros. Além disso, a Europa divulgou dados de manufatura fortes na zona do Euro, atingindo uma alta de 10 meses no mês passado, mostrando que a região não apenas está saindo da recessão, mas está mostrando uma poderosa recuperação.
Shanghai Composite da China subiu 0,43% e renovou uma nova máxima de vários anos em 3.826 pontos, impulsionado pela notícia de que Pequim está ampliando o fundo de segurança social do país. Entre as ações mais ativas, Banco Agrícola da China caiu 0,8% e China Everbright Bank caiu 0,6%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,77%, para uma alta de quatro meses. A empresa imobiliária chinesa Country Garden disse que vendeu ações para a subsidiária da Ping An Insurance por HK $ 6,3 bilhões. Ações de ambas as empresas subiram 10,9 e 2,4%, respectivamente, enquanto papeis de casinos de Macau recuaram após números mostrarem que as receitas de jogo no território chinês despencou 39% em março, marcando a décima retração mensal consecutiva. Galaxy Entertainment e Sands China fecharam 0,4% menor cada.
Nikkei do Japão subiu 1,46%, recuperando as perdas de quarta-feira. Entre os destaques, as empresas de petróleo JX Holdings e Showa Shell subiram quase 1% cada. Bancos avançaram após onda de vendas nas sessões anteriores; Resona Holdings e Mitsubishi UFJ Financial Group subiram mais de 3% cada, enquanto Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group ganharam 1,8 e 2%, respectivamente. As montadoras também estavam em foco após a divulgação de dados mais recentes de vendas. Toyota Motor subiu 1,7% após um aumento de 4,9% nas vendas nos EUA no mês passado. Nissan e Honda subiram 2 e 1,7%, apesar do recuo nas suas vendas na América do Norte.
S & P ASX 200 da Austrália subiu 0,65%, com investidores tomando posições antes da reunião do Banco da Reserva da Austrália na próxima semana. Os mercados precificaram em 77%, a probabilidade de que o RBA cortará a taxa oficial em 25 pontos base na próxima terça-feira, o que levaria as taxas de juros a um recorde de baixa de 2%. O dólar australiano também reagiu à especulação, deslizando para US76 ¢, e não muito longe da baixa do ano, em US75.61 ¢.
Os quatro grandes bancos como Commonwealth Bank of Australia avançaram. QBE Insurance Group saltou 5% depois de anunciar que está considerando a possibilidade de aumentar seus dividendos.
A subida dos preços do petróleo durante a noite, animaram papeis relacionados com energia. Liquefied Natural Gas subiu 8%, enquanto Origin Energy e Oil Search subiram 1,2% cada, no entanto, os produtores de minério de ferro estenderam as perdas em meio ao colapso dos preços do minério de ferro abaixo de US $ 50 a tonelada. Fortescue Metals despencou 4%, enquanto BC Iron foi o centro das atenções, depois de receber ajuda do governo da Austrália Ocidental que atrasou 50% dos royalties sobre o minério de ferro do grupo.
Segundo analistas, com o preço do minério de ferro nestes patamares, empresas menores provavelmente fecharão as portas mais cedo ou mais tarde. BC Iron caiu 4,2% e Atlas Iron caiu 7,8 por cento%.
Ao longo da semana, as gigantes da mineração sofreram: BHP Billiton caiu 1,7%, Rio Tinto perdeu 1,4%, enquanto Fortescue Metals Group despencaram 9%.
EUROPA: Mercados europeus operam entre pequenos ganhos e perdas neste início de pregão, com os investidores focados nos dados econômicos dos EUA.
O Stoxx Europe 600 cai 0,21%, diminuindo seu ganho semanal para 0,7%. Os investidores estão cautelosos e evitam montar grandes posições antes do relatório de empregos nos EUA que será divulgado na sexta-feira. A maioria dos mercados estarão fechados na Europa na sexta-feira e segunda-feira, devido às férias da Páscoa. As bolsas da Dinamarca, Noruega e Islândia já estão fechadas a partir de hoje para as comemorações.
Athex Composite da Grécia cai 0,31%, mesmo depois que Atenas entregou um plano mais detalhado de seu programa de resgate aos seus credores e ao UE Fundo Monetário Internacional na quarta-feira. A medida é a mais recente tentativa do governo grego para desbloquear a próxima parcela do resgate, necessário para que evitar que fique sem dinheiro no final deste mês. Porém, as esperanças de um acordo iminente estão diminuindo, com as autoridades em Bruxelas e Atenas dizendo que o Eurogrupo não se reunirá antes de 24 de abril.
No Reino Unido, o índice FTSE 100 sobe, aparando a sua perda semanal de 0,4%. Mercados do Reino Unido estarão fechados na sexta-feira e segunda-feira para as férias da Páscoa. Marks & Spencer Group sobe 5,58% após a varejista registrar um aumento nas vendas do quarto trimestre e disse que seu negócio de alimentos superou as expectativas de mercado.
Mineradoras registram mais um dia de perdas. Anglo American e Antofagasta perdem 1,84% cada, enquanto BHP Billiton e Rio Tinto recuam 2,42 e 0,63% respectivamente.
Mercado de carros da Alemanha expande 9%, segundo a Ford Motors. A fabricante de carros dos EUA foi o primeiro a relatar o desempenho do mercado de automóveis alemão. Normalmente, a Motor Transport Authority Federal é que divulga os dados, mas muitas empresas obtem os dados com antecedência. Ford não divulgou o número total de carros vendidos. Os veículos de passeios da Ford aumentaram 15% no ano na Alemanha. As vendas de veículos utilitários da marca aumentou quase 20%, para 26.115 unidades em março;
AGENDA ECONÔMICA:
EUA:
9h30 - Trade Balance (balança comercial - mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país);
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
9h40 - Discurso da Presidente do FED Janet Yellen
11h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis);
ÍNDICES MUNDIAIS - 7h30):
ÁSIA
Nikkei: +1,46%
Austrália: +0,65%
Hong Kong: +0,77%
Shanghai Composite: +0,43%
EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,10%
London - FTSE: +0,13%
Paris CAC -0,02%
IBEX 35: +0,02%
FTSE MIB: -0,15%
COMMODITIES
BRENT: -0,01%
WTI: -0,12%
OURO: +0,13%
COBRE: -0,85%
NIQUEL: +2,25%
SOJA: -0,60%
ALGODÃO: +0,78%
ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,29%
SP500: -0,37%
NASDAQ: -0,45%
ATENÇÃO: Amanhã os mercados fecham por aqui.
Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório. Você pode acompanhar também no http://br.investing.com/ e no http://haramoto.blogspot.com. Siga também no twitter: http://www.twitter.com/haramototrader
Nenhum comentário:
Postar um comentário