Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO -  SEGUNDA-FEIRA 13/04/2015

ÁSIA:  As bolsas chinesas lideraram os ganhos regionais nesta segunda-feira, depois que Wall Street avançou na sexta-feira, com Dow Jones violando os 18.000 pontos pela primeira vez neste mês e com os investidores de olho no início oficial da temporada de resultados. Algumas empresas como a Alcoa já relataram seus resultados trimestrais e hoje alguns componentes da Dow como JPMorgan Chase e Intel divulgam seus números.

Shanghai Composite da China disparou 2,16%, puxada por esperanças de novos estímulos depois que foram divulgados um conjunto de dados comerciais inesperadamente ruins. As exportações caíram 14,6% em março em relação ao período do ano anterior, mais que o esperado, enquanto as importações deslizaram 12,3%, um pouco pior do que a queda de os 11,7% aguardados. O superávit comercial para o mês de Março foi para 18.160 milhões yuan .

Os bancos ficaram entre as ações mais procuradas. China Everbright Bank subiu 1,9%, enquanto Banco Agrícola da China e Banco Industrial e Comercial da China avançaram 2,6 e 4,3% cada.

Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 2,73%, para o maior nível desde janeiro de 2008, cravando o quarto dia seguido de alta, enquanto o índice de Empresas da China em Hong Kong, por sua vez, disparou 4,3%. Analistas acreditam que os ralis devem continuar.  Hong Kong Exchanges & Clearing, operadora única bolsa da cidade, subiu 19,4%, depois de relatos de que a China iria aumentar as quotas diárias do programa Connect Hong Kong-Xangai de negociação direta entre os dois mercados. Atualmente, os investidores do continente só pode comprar 10,5 bilhões de yuans (US $ 1.7 bilhão) de ações de Hong Kong por dia via Connect, enquanto investidores de Hong Kong têm uma cota diária de 13 bilhões de yuans. Em sentido contrário, varejistas de Hong Kong recuaram depois da China anunciou uma nova política de vistos, alegando que vai cortar visitas à Hong Kong para moradores da cidade vizinha de Shenzhen. A cadeia de lojas de cosméticos Bonjour Holdings afundou 7,14% e rival Sa Sa International Holdings deslizou 6,24%.

As bolsas japonesas oscilaram entre ganhos e perdas no primeiro dia de negociação da semana, com os investidores realizando lucros depois da recente alta do mercado. Na sexta-feira passada, o índice de referência atingiu o nível psicológico dos 20.000 pontos pela primeira vez desde abril de 2000. Fabricantes de automóveis lideraram a queda; Nissan e Honda Motor perderam 1,3 e 2,5%, respectivamente e Toyota Motor recuou 0,9% depois de registrar alta recorde no mês passado.

Poucos minutos antes da abertura dos mercado, foi divulgado o núcleo de pedidos de máquinas, um indicador importante sobre os gastos de capital, que caiu 0,4% em Fevereiro, bem melhor do que a estimativa de uma queda 2,8% de uma enquete Reuters, mas foi incapaz de melhorar o sentimento dos investidores. A minuta da reunião do Banco de Japão mostrou que os participantes concordaram que a economia do país permanece em um "tendência de recuperação moderada."

As persistentes preocupações com o impacto da queda dos preços do minério de ferro pesou sobre o S & P ASX 200 da Austrália, após UBS revisar para baixo sua previsão para os preços do minério de ferro para US $ 55 por tonelada, uma queda de 27% em relação à sua estimativa inicial de US $ 75 por tonelada.

Grandes mineradoras como Rio Tinto, Fortescue Metals e BHP Billiton perderam mais de 2% cada. Também pesou sobre o sentimento a notícia de que a mineradora júnior Atlas Iron estaria encerrando suas operações de mineração ao longo das próximas semanas.

As ações do Seven Group despencaram 5,6%, com a notícia da aposentadoria do seu CEO Don Voelte, no entanto, os ganhos nos mercados financeiro, bem como players de petróleo e gás, contribuíram para reduzir o declínio da bolsa. Santos e Oil Search subiram próximos de 2% cada, enquanto Macquarie Group avançou 1%, enquanto a produtora de ouro Newcrest Mining subiu 3,6%, depois que o Citigroup elevou o papel para "comprar" e com o preço do ouro se estabilizando acima de US $ 1200 a onça.

EUROPA:  As bolsas europeias oscilam entre altas e baixas, pesada pela queda nos preços do grupo de mineração ajudando a derrubar o índice de referência Stoxx Europe 600. Na sexta-feira o benchmark terminou em uma alta recorde em 412,93 .

As ações relacionadas às commodities também estão sob pressão depois que analistas do Citigroup cortaram sua posição sobre o setor de minério de ferro de alta  para neutro.

Entre os mais atingidos, BHP Billiton recua 2,77% após o Citi reduzir sua recomendação de compra para neutra e tirou de seu lista europeia de recomendação . Citi também reduziu a recomendação sobre a Anglo American que cai 2,05% de neutro para vender. FTSE 100 do Reino Unido recua depois de um recorde de fechamento na sexta-feira.

O DAX 30  da Alemanha sobe ligeiramente. A montadora Volkswagen cai 0,92% depois que o presidente-executivo Martin Winterkorn prometeu resistir aos esforços para derrubá-lo da liderança.

Em Paris, o CAC 40 avança  e na Grécia, os mercados ficam fechados para o feriado da Páscoa ortodoxa.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
15h00 - Federal Budget Balance (orçamento federal dos Estados Unidos);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h00:

ÁSIA
Nikkei: -0,01%
Austrália: -0,14%
Shanghai Composite: +2,16%
Hong Kong: +2,73%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,06%
London - FTSE: -0,32%
Paris CAC +0,09%
IBEX 35: +0,60%
FTSE MIB: +0,54%

COMMODITIES
BRENT: +1,01%
WTI: +1,14%
OURO: -0,79%
COBRE: +0,07%
NIQUEL: -0,17%
SOJA: -0,23%
ALGODÃO: -0,60%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,04%
SP500: -0,09%
NASDAQ: -0,01%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário