Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - HARAMOTO - SEGUDA-FEIRA 11/05/2015

ÁSIA: A maioria das bolsas asiáticas se beneficiaram da liderança positiva em Wall Street e com a China cortando pela terceira vez a sua taxa de juros terceiro desde novembro.

No domingo, o Banco do Povo da China (PBOC) anunciou um corte na taxa de empréstimo e de depósito obrigatório (RRR) em 25 pontos base, após desaceleração do crescimento do gigante asiático para níveis não vistos desde o mundial crise financeira. Analistas temem que forte apoio político do governo possa indicar que o abrandamento da economia do continente possa ser maior do que as autoridades tinham inicialmente previsto.

O Shanghai Composite subiu 3,05%, estendendo a recuperação que começou na sexta-feira passada, após recentes medidas de apoio à política do país. A redução das taxas de juros veio após dados de inflação de Abril e depois que a bolsa de Xangai sofreu seu pior desempenho desde julho de 2010 na semana passada, com uma queda de 5,3%, enquanto isso, as empresas do continente levaram o índice Hang Seng de Hong Kong para uma alta de 0.51%.

Empresas do ramo imobiliário e do setor bancário sustentaram os ganhos. Shimao Shanghai subiu 2,1%, enquanto Poly Real Estate e China Vanke avançaram quase % em Xangai. China Overseas Land & Investment e China Resources Land dispararam 4,6 e 3 %, respectivamente, em Hong Kong. Bank of Communications e China Construction Bank reverteram uma abertura em baixa e fecharam em alta de mais de 1% em Xangai.

Nikkei do Japão subiu 1,25%, cravando o sétimo pregão de alta. As ações da Sharp, com sede em Osaka despencaram quase 30%, após anunciar uma redução de capital social e emissão de ações preferenciais como parte de seu plano de reestruturação. Toshiba despencou 16,6% depois de cancelar o pagamento de dividendos e diminuir suas previsões de lucros na sexta-feira. Ganhos de exportadores e de componentes peso pesados do índice como Fast Retailing, Softbank e Fanuc ajudaram a sustentar a bolsa.

S & P ASX 200 da Austrália abriu com fortes ganhos nas primeiras horas do pregão mas não conseguiu sustentar os ganhos e fechou em baixa de 0,17%, após o setor financeiro virar pro negativo, com investidores aguardando a liberação do orçamento federal amanhã e em meio à especulações de que o Banco da Reserva da Austrália (RBA) estará terminando seu ciclo de flexibilização.

Mineradoras de minério de ferro foram destaque positivo, que avançaram com a recente flexibilização vinda do continente, visto como um impulso para a demanda de commodities.  Arrium , Fortescue Metals e BC Iron avançaram entre 2,8 e 5,6%. Entre as gigantes, BHP Billiton subiu 1,7% e Rio Tinto avançou 0,3%. As mineradoras tem tido um desempenho positivo graças a um salto de 30% no preço do minério de ferro durante as últimas semanas para US $ 61.40 a tonelada, segundo o Metal Bulletin, no entanto, o UBS acredita que o minério de ferro volte a cair para US $ 45 por tonelada no segundo semestre, devido aumento da oferta e da economia da China que continua a esfriar.

Os preços das commodities mais firmes da semana passada aumentaram o sentimento dos produtores de petróleo e ouro. Search Oil e Woodside Petroleum subiram mais de 2% cada, enquanto Evolution Mining subiu 2,7%.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta, apoiado por ações britânicas, mas as preocupações contínuas sobre os problemas da dívida da Grécia limitam os ganhos do mercado. O Stoxx Europe 600 que abriu em alta em 400,53 pontos, recua 0,09%, contrariando a tendência definida pelos mercados de ações asiáticos.

A reunião da Grécia com os ministros das Finanças da zona do euro continuam nesta segunda-feira, embora pareça improvável qualquer avanço, mas o governo grego continua esperançoso com as negociações, cuja ajuda vital permitirá o país de evitar a inadimplência.

A Grécia deverá realizar um pagamento € 750 milhões para o Fundo Monetário Internacional na terça-feira, mas um alto funcionário do FMI disse que o FMI está trabalhando com as autoridades nacionais no sudeste da Europa em um planos de contingência para um possível calote grego. Athex Composite da Grécia desliza 2,75% e os preços dos títulos gregos recuam, empurrando o rendimento dos títulos de dois anos da dívida em 38 pontos base para 20,3%. O rendimento dos títulos de 10 anos subiu 2 pontos base para 10,6%.

As mineradoras ajudam a empurrar o FTSE 100 para cima no Reino Unido. O setor avança depois que o banco central da China cortou as taxas de juros corte pela terceira vez em seis meses, num esforço para conter a desaceleração econômica no país, um grande comprador de metais e outras commodities. Glencore sobe 2,38%, BHP Billiton avança 1,79% e Rio Tinto adiciona 1,94%.

No rescaldo das eleições do Reino Unido, reeleito primeiro-ministro David Cameron descartou outro referendo sobre a independência da Escócia, apesar dos ganhos espetaculares por parte dos nacionalistas escoceses e o Banco da Inglaterra anuncia sua mais recente decisão de política monetária, mas deverá manter as taxas em recorde de baixa de 0,5%.

Em Paris, o CAC 40 recua, com Airbus Group despencando 4.02%, após um avião de transporte militar Airbus A400 M caiu na cidade espanhola de Sevilha no sábado, matando quatro pessoas a bordo. A aeronave estava a serviço da força aérea turca.

O euro recua 0,3481% frente ao dólar, sendo negociado a $ 1,1161, contra 1,1202 dólares na sexta-feira em Nova York e na Alemanha o DAX 30 recua.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h00 - Labor Market Conditions Index (relatório sobre as condições de trabalho dos EUA que condensa vários dados de trabalho em uma única leitura, a fim de dar uma melhor visão do mercado);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h50:

ÁSIA
Nikkei: +1,25%
Austrália: -0,17%
Shanghai Composite: +3,05%
Hong Kong: +0,51%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,45%
London - FTSE: +0,19%
Paris CAC -1,51%
IBEX 35: -0,09%
FTSE MIB: -0,61%

COMMODITIES
BRENT: -0,76%
WTI: -0,35%
OURO: -0,25%
COBRE: -0,16%
SOJA: +0,54%
ALGODÃO: -1,31%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,03%
SP500: -0,05%
NASDAQ: -0,01%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário