Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 13/11/2015
ÁSIA: As ações relacionadas com commodities tiveram um pregão digno de uma sexta-feira 13, com o sentimento por riscos ferido em meio a fortes quedas no preço das commodities durante a madrugada e expectativas crescentes de que a Federal Reserve finalmente está a caminho para uma elevação das taxas de juros em dezembro pela primeira vez em quase uma década. Wall Street registrou seu pior dia desde 28 de setembro, com os investidores olhando para vários discursos de autoridades do Fed que sugeriram um aumento da taxa de juro no próximo mês.

Na China, o Shanghai Composite fechou em baixa de 1,38%, impulsionado pela queda de ações relacionadas com commodities. A estatal Baoshan Iron & Steel Co e China Northern Rare Earth foram os maiores perdedores, com uma queda de quase 5% cada. PetroChina e Sinopec despencaram 1,2 e 2,1%, respectivamente.

Ações da maior geradora de energia da China, Huaneng Group recuou 0,1% em Xangai e 7,3% em Hong Kong, após Huaneng Power International anunciar que planeja vender HK $ 5700000000 ($ 736.000.000) de novas H Shares, aumentando capital para pagar empréstimos bancários e para capital de giro. Enquanto isso, a gigante do alumínio Rusal caiu quase 5% em Hong Kong depois de comunicar uma queda de 11% nos ganhos do terceiro trimestre ante ano anterior.

Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 2,49%, um dia depois liderar os ganhos na região, com uma alta de mais de 2%, na sequência de um anúncio feito pelo MSCI de que iria adicionar ações chinesas listadas no exterior, tais como Alibaba em seu índice de mercados emergentes.

No Japão, o Nikkei rompeu uma série de sete dias de alta, mas o apetite por bancos ajudaram a compensar parte das perdas. Mitsubishi UFJ Financial Group subiu 1,5% depois de anunciar planos para recomprar cerca de 100 mil de ienes de suas próprias ações. Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG) apagou as perdas anteriores e fechou estável, após a notícia de que está de olho no negócio de leasing da General Electric com sede no Japão.

Toshiba caiu 5,9% depois que a gigante da eletrônica em apuros confirmou que a sua unidade nuclear Westinghouse dos EUA registrou perdas em 2012 e 2013.

A gigante petrolífera Inpex caíram 1,8%, enquanto as ações de mineradoras e siderurgias tais como Toho Zinc e Sumitomo Metal Mining caíram 2 e 2,3%, respectivamente.

Na Austrália, o S & P ASX 200 buscou o seu nível mais baixo desde 02 de outubro nesta sexta-feira, fechando em baixa de 1,45%. Na semana, a baixa foi de 3,1% pressionado pelas commodities.

A produtora de petróleo e gás Santos liderou as quedas nesta sexta-feira, com uma baixa de quase 8%, depois de cair 16,5% na quinta-feira, quando anunciou um aumento de capital como parte de um plano para reduzir a dívida em US $ 3,5 bilhões, enquanto os bancos também ficaram no vermelho. Commonwealth Bank of Australia perdeu 2,1%. ANZ Banking e National Australia Bank fecharam em baixa de mais de 1% cada.

Produtores de ouro Evolution Mining e Newcrest Mining fecharam em baia de 5,3 e 4,1%, respectivamente, enquanto a mineradora BHP Billiton caiu 1,8% para uma baixa de sete anos, na sequência do desastre nas barragens no Brasil. Na semana, o papel caiu 10,8%. Rio Tinto também teve um dia ruim perdendo 1,7% e 4,2% na semana.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em baixa e buscam recuperação após divulgação do PIB da Zona do Euro em linha com as expectativas. O Stoxx Europe 600 cai e segue com uma queda de 2,2% na semana, marcado por preocupações com a desaceleração do crescimento global e a possibilidade de um aumento da taxa de juro dos EUA no próximo mês.

Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram que o crescimento na Alemanha, a maior economia da Europa, subiu 0,3% no terceiro trimestre, mais lento do que a taxa de crescimento de 0,4% no segundo trimestre e em outra direção, a economia da França voltou a crescer no terceiro trimestre. O PIB da Zona do euro subiu 1,6% ante ano anterior, correspondendo às expectativas.

No topo da Stoxx 600, Syngenta sobe 8,38% depois que a fabricante suíça de pesticidas rejeitou uma oferta de US $ 42 bilhões da ChemChina, de acordo com a Bloomberg.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai e segue a caminho para a sua perda semanal de 3%, o que seria o pior desempenho em dois meses. Rolls-Royce cai 3,11%, somando-se uma queda de 19% na quinta-feira, após a fabricante de motores de aviões emitir um alerta de lucro.

Ações de commodities, que foram abatidos ao longo da semana, recupera nesta sexta-feira. Empresa de mineração Anglo American sobe 4,17%, enquanto Glencore avança 3,12%. BHP Billiton avança 3,37%, embora a gigante de mineração da Austrália disse que estava em uma disputa com a administração fiscal no estado australiano de Queensland sobre pagamentos de royalties de carvão. Rio Tinto avança 1,70

Os preços das commodities estiveram sob pressão, com o recuo na demanda chinesa por materiais industriais e as expectativas para um aumento da taxa de juros em os EUA que tem fortalecido o dólar dos EUA. Como muitas commodities são cotadas em dólares americanos, a força da moeda americana torna mais caro para os detentores de outras moedas.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h30 - Retail Sales (mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços) e o Core Retail Sales (exclui as vendas de automóveis e gás);
11h30 - Producer Price Index - PPI (mede o preço cobrado pelos produtores) e também o Core PPI (exceção aos preços de alimentação), ambos de março;
13h00 - Business Inventories (relatório sobre as vendas e os estoques do setor atacadista);
13h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
13h00 - Prelim UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h20:

ÁSIA
Nikkei: -0,51%
Austrália: -1,45%
Shanghai: -1,38%
Hong Kong: -2,49%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,27%
London - FTSE: -0,53%
Paris CAC: -0,47%
IBEX 35: -0,14%
FTSE MIB: -0,21%

COMMODITIES
BRENT: +1,33%
WTI: +0,84%
OURO: +0,19%
COBRE: -0,07%
SOJA: -0,47%
Algodão +0,06%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,08%
SP500: +0,10%
NASDAQ: -0,07%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário