Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 19/04/2016

ÁSIA: Os principais mercados asiáticos fecharam em alta nesta terça-feira, liderado pela recuperação nos preços do petróleo, após a queda na segunda-feira devido fracasso dos produtores para chegar a um acordo de congelamento de suas produções no fim de semana.

O benchmark Nikkei subiu 3,68%, para 16,874.44 pontos, recuperando a sua perda de 3,4% da sessão anterior. Ações japonesas foram impulsionadas por um iene relativamente mais fraco em relação ao dólar e com intervenientes no mercado digerindo a extensão dos danos causados ​​por terremotos da semana passada .

Na Austrália, o ASX 200 adicionou 1,01%, para 5,188.80 pontos, com os subíndices energia e materiais liderando os ganhos. A gigante de mineração Rio Tinto cortou sua meta de produção de suas minas de minério de ferro na Austrália em 2017 devido a um atraso no seu sistema AutoHaul, um sistema ferroviário de longa distância autônomo, mas manteve a sua meta para 2016. Em um comunicado à ASX, a Rio Tinto disse que a produção de suas operações em Pilbara deve ficar entre 330 e 340 milhões de toneladas em 2017, em comparação com uma previsão anterior de 350 milhões de toneladas.

Para o primeiro trimestre de 2016, os embarques de minério de ferro globais da Rio Tinto estavam em 80,8 milhões de toneladas, subindo 11% em termos homólogos. As ações do Rio Tinto avançaram 3,88%. Outras grandes mineradoras como BHP Billiton e Fortescue adicionaram 5,19 e 6,75%, respectivamente.

Mercados da China continental também avançaram, com o Shanghai Composite fechando em alta de 0,31%, em 3,042.94 pontos e o Shenzhen Composite adicionou 0,29%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,76%.

O petróleo avançou durante o horário asiático, após aparar maioria das perdas durante o pregão americano. No domingo, os maiores países exportadores de petróleo do mundo não conseguiram chegar a um acordo em Doha, Qatar, para congelar a produção a níveis de janeiro, a fim de enfrentar o excesso de oferta global. O fracasso derrubou inicialmente os preços do petróleo par mais de 5% na segunda-feira e a reversão veio após relatórios dizendo que a greve de trabalhadores no Kuwait tinha derrubado a produção diária de petróleo do país do Golfo. As ações de energia na região recuperaram. Na Austrália, Santos subiu 5,15%, Oil Search avançou 4,98% e Woodside Petroleum avançou 4,03%, No Japão, Inpex avançou 2,66%, enquanto na China continental, Sinopec subiu 1,37%.

A reversão dos preços do petróleo deu um impulso para moedas ligadas às commodities, como o dólar australiano. O Aussie foi negociado a US $ 0,7793, ante US $ 0,76 na sessão anterior. Os investidores ficaram aliviados que o petróleo não caiu 10% após reunião de Doha.

A ata da última reunião do Banco da Reserva da Austrália contava que o banco central estava preocupado com o impacto da alta do dólar australiano, observando que a apreciação da taxa de câmbio poderá complicar o progresso do reequilíbrio da atividade nos setores de não-mineração da economia.  O RBA também observou que a inflação baixa pode permiti-lo a cortar ainda mais as taxas de juros. Na reunião 05 de abril, o RBA manteve taxas constantes em um recorde de baixa de 2%.

O iene japonês, que tocou níveis abaixo de 108 em relação ao dólar na sessão anterior, avançou no final da sessão para 108,77, depois de chegar a 109,20 anteriormente. Principais exportadores japoneses viram uma recuperação nos preços de suas ações, após cair na sessão anterior, depois de relatos disse que alguns fabricantes foram afetados pelos terremotos que atingiram ilha de Kyushu, no sul do Japão na semana passada, causando danos consideráveis. Os analistas não esperam danos maiores para a economia do Japão.

EUROPA: As bolsas europeias estendem os ganhos durante as negociações de terça-feira, seguindo a alta dos preços do petróleo, juntamente balanços corporativos otimistas. O pan-europeu STOXX 600 sobe cerca de 1,2%, com quase todos os setores em território positivo.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe pelo segundo dia consecutivo, a caminho certo para seu nível mais alto de fechamento desde o início de dezembro, impulsionada por ações ligadas às commodities.

A mineradora Rio Tinto sobe 1,55 após registrar um aumento de 11% em seus embarques de minério de ferro no primeiro trimestre, mas cortou a sua meta de produção em suas minas de minério de ferro australianas em 2017. Glencore sobe mais de 2% após Société Générale elevar o preço alvo de suas ações, enquanto a produtora de metais preciosos Fresnillo sobem cerca de 3,5%, enquanto os preços da prata atingiu o nível mais alto em 10 meses.

Entre os dados divulgados, a pesquisa ZEW da Alemanha para abril chegou a 11,2 pontos, em comparação com 4,3 em março, demonstrando que os receios sobre a economia global havia diminuído. O Banco Central Europeu também lançou a sua mais recente pesquisa de empréstimo, que revelou que os bancos da zona do euro tinha apertado suas medidas sobre a concessão de hipotecas de casas. Esta pesquisa vem poucos dias antes da próxima reunião de política monetária do BCE.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Housing Starts (índice mensal de construção de novas casas nos Estados Unidos) e Building Permits (índice mensal de permissão para novas construções nos Estados Unidos);

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário da disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário