Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 30/05/2016

ÁSIA: Os principais mercados asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, enquanto o dólar se fortaleceu contra as moedas asiáticas após a presidente do Fed, Janet Yellen, dizer na sexta-feira que um aumento da taxa seria apropriado nos próximos meses se a economia continuar a se fortalecer, em linha com as expectativas de mercado, com uma série de dados econômicos positivos dos EUA levando um número considerável de autoridades do Fed a tomar uma postura mais "hawkish" para uma possível subida das taxas no verão.

Segundo analistas, taxas mais elevadas nos EUA podem fazer com que investidores retirem-se de ativos mais arriscados, incluindo ações em mercados emergentes da Ásia, mas dualmente falando, um aumento seria um sinal de fortalecimento da economia dos EUA, o que também seria um driver positivo para as ações.

No Japão, o Nikkei fechou em alta de 1,39%, em 17,068.02, enquanto o iene se enfraqueceu contra o dólar após notícias de que o aumento de imposto de venda no varejo no país seria adiada, com receio de perturbar a frágil economia do país. As vendas de varejo de abril do Japão caíram 0,8%, em comparação com o consenso de mercado para uma queda de 1,2%, de acordo com a Reuters.

O dólar americano subiu 0,80% frente ao iene, sendo negociado acima de ¥ 111 por dólar, após comentários da chefe do Federal Reserve.

Mercados chineses interromperam as perdas anteriores: Shanghai composite fechou 0,1% maior, 2.823,86 pontos e o Shenzhen Composite fechou em baixa de 0,45%. Em Hong Kong, o Hang Seng Index foi negociado em alta de 0,26%.

Na Austrália, o ASX 200 fechou praticamente estável em 5.408 pontos, apesar de um declínio de 0,66% em seu subíndice de materiais. Grandes mineradoras australianas estavam sob pressão. Rio Tinto caiu 0,13%, Fortescue Metals recuou 1,32% e BHP Billiton caiu 0,67%.

Enquanto isso, produtores de petróleo e gás foram destaques positivos. Origin Energy subiu 1,6%, Woodside Petroleum subiu 0,9% e Santos adicionou 0,9%, após o Citi emitir uma nota dizendo que Santos e Origin estão preparados para superar as expectativas do mercado.

EUROPA: As bolsas europeias abriram sem driver importantes, com a ausência de negociação nos Estados Unidos e Londres. Mercados financeiros nos EUA estarão fechados para o feriado de Memorial Day, enquanto os mercados de Londres estão fechados por conta do feriado de Early May Bank Holiday (Feriado bancário de Maio), o que deve manter baixos volumes nos mercados na Europa.

Investidores na Europa estão tendo a primeira chance de reagir aos comentários da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, que disse que o banco central norte-americano "provavelmente" elevará os juros nos "próximos meses", em comentários feitos na Universidade de Harvard, onde recebeu um prêmio.

O Stoxx Europe 600 abriu em baixa de 0,08% mas recupera ligeiramente, depois de um ganho de 3,4% na semana passada, o mais forte desempenho semanal do índice de referência desde 19 de fevereiro, de acordo com dados da FactSet.

Entre os dados econômicos, a importação da Alemanha em abril caiu 6,6%, acima dos 6,2% previsto por analistas e na França, a economia cresceu 0,6% no primeiro trimestre, acima da previsão inicial de 0,5%, enquanto os preços ao consumidor espanhol caiu 1,1% em maio.

Entre os destaques de alta, PostNL sobe mais de 6% e lidera a alta no Stoxx 600 após notícias de que a operadora de correio belga bpost discutia a aquisição da empresa, mas os dois não conseguiram chegar a um acordo. Ambas as empresas divulgaram declarações no domingo. As ações da Bpost caem.

A companhia aérea alemã Lufthansa é negociado em alta depois de dizer que suspenderá voos para Venezuela a partir do próximo mês, devido problemas econômicos do país e problemas de conversão da moeda local para dólar. A francesa Airbus disse que vai cumprir a sua meta de entregar mais de 650 aviões em 2016 depois de um início de ano fraco, mas as ações seguem no vermelho.

Enquanto isso, o setor bancário italiano avançam depois que o jornal Corriere della Sera informou no sábado que os fundos de pensão e grupos de pensão privados podem investir na Atlante, um fundo de resgate bancário do país. Monte dei Paschi di Siena sobe cerca de 3,2%, enquanto Banco Popolare e Banca Popolare di Milano também operam em alta.

A UE deve emitir a maior multa por cartel em sua história, punindo maiores fabricantes de caminhões e automóveis da Europa sob acusações de combinação de preços e atraso na introdução de novas tecnologias para controle de emissão de poluentes. As acusações originais ocorreram em 2014 e recaem contra DAF, Daimler, Iveco, Scania, MAN e Volvo / Renault. Quatro dessas empresas terão de provisionar valores na casa de $ 2,6 bilhões. Pessoas próximas às discussões relativas às sanções dizem que a multa ocorrerá possivelmente dentro de algumas semanas, a menos que haja uma reversão pela Comissão Europeia, informou o Financial Times, mas as montadoras de autos sobem. Daimler sobe 1,84%, Fiat Chrysler Automóveis avança 2,09% e Volkswagen ganha 1,00%

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA: Mercados dos EUA estarão fechados para o feriado nacional de Memorial Day.

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h00

ÁSIA
Nikkei: +1,39%
Austrália: +0,04%
Xangai Composite: +0,10%
Hong Kong: +0,26%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,32%
London - FTSE: ---%
Paris CAC 40: +0,07%
Madrid IBEX: -0,22%
FTSE MIB: +0,70%

COMMODITIES
BRENT: -0,64%
WTI: -0,34%
OURO: -0,76%
COBRE: -0,90%
SOJA: ---%
ALGODÃO: +0,09%
MILHO: +1,22%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,24%
SP500: +0,21%
NASDAQ: +0,19%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário da disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário