Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 12/04/2017

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam sem direção nesta quarta-feira, enquanto as tensões continuam aumentando na Península Coreana após um alerta da Coreia do Norte sobre um possível ataque nuclear contra os EUA. A mídia estatal norte-coreana disse na terça-feira que o estado eremita estava observando cada movimento feito pelos "elementos inimigos" e que sua "mira nuclear" estava focada num grupo de porta-aviões dos EUA que segue em direção ao Pacífico ocidental, após vários lançamentos de mísseis da Coreia do Norte no início deste ano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em um tweet que "a Coreia do Norte está procurando problemas", acrescentando que os EUA resolveriam o problema com ou sem a ajuda da China. Por outro lado, o presidente chinês Xi Jinping foi citado pela mídia estatal dizendo que em um telefonema com Trump, ele enfatizou que situação na Península Coreana deve ser resolvido pacificamente.

A demanda por ativos seguros subiu em reação às incertezas geopolíticas, com os preços do ouro spot atingindo seu maior nível desde meados de novembro do ano passado, a US $ 1.274,81 a onça. O iene, também considerado um refúgio seguro, foi negociado em seu nível mais alto em cerca de 5 meses. O par dólar / iene foi negociado a 109,66 depois de negociar a 111 no início da semana, enquanto o índice do dólar foi negociado a 100,64 contra uma cesta das moedas.

O Nikkei do Japão caiu 1,04% para 18.552,61 pontos, seu menor nível desde dezembro do ano passado. Além do risco geopolítico, também há a percepção de que o partido de Abe enfrentará dificuldades na eleição que está chegando. Enquanto isso, os pedidos de máquinas de indústrias japonesas subiram 1,5% em fevereiro em relação ao mês anterior. Esse aumento foi muito menor do que os analistas esperavam.

Na China continental, o Shanghai Composite fechou 0,46% menor em 3.273,83 pontos e o Shenzhen Composite caiu 0,76. O Índice Hang Seng de Hong Kong recuperou de perdas anteriores e fechou em alta de 0,93%. Anteriormente, a China informou que os preços ao produtor continua rápida na China, mas começou a diminuir sua ebulição. O PPI subiu 7,6% ao longo do ano até março, ante 7,8% em fevereiro. Segundo analista, isso marca o primeiro declínio mensal desde agosto de 2015 e reflete quedas nos preços de algumas commodities, prevendo que o PPI cairá ainda mais nos próximos meses, enquanto a inflação ao consumidor em março foi de 0,9%, um pouco acima do que a mínima de dois anos de fevereiro de 0,8% e abaixo da expectativa para um ganho de 1,1%. Acredita-se que o CPI possa recuperar terreno, mas deve permanecer abaixo de 2%.

Depois de um início empolgante na semana em que alguns especularam que o ASX atingiria 6000 pontos, as ações perderam parte da força neta quarta-feira para fechar em ligeira alta, em 5.933,96 pontos. O ASX 200 da Austrália terminou 0,08% maior, sua quarta alta consecutiva, graças à compras no setor bancário. A Telstra, que vale cerca de 3% do ASX 200, caiu mais de 7% na quarta-feira depois que a rival TPG Telecom venceu último leilão do mercado de celulares que abrirá caminho para a empresa atender a 80% da população e revelar planos de construir sua própria rede de celulares. Entre as mineradoras australianas, BHP caiu 0,4%, Fortescue Metals recuou 1,9% e Rio Tinto perdeu 0,3%.

O Kospi da Coreia do Sul terminou em alta de 0,24%.

No que se refere à energia, os preços do petróleo subiram ligeiramente depois que a Arábia Saudita informou às autoridades da OPEP que pretende continuar com os cortes de produção por mais seis meses. O aumento dos preços do petróleo também ocorre depois que o American Petroleum Institute calculou na terça-feira que os estoques de petróleo bruto caíram 1,3 milhão de barris na semana que terminou em 7 de abril, comparado ao aumento de 87 mil barris esperado pelos analistas. Dados oficiais da US Energy Information Administration (EIA) nesta quarta-feira serão acompanhados de perto para confirmação.

EUROPA: Os mercados europeus avançam na manhã desta quarta-feira, seu primeiro dia de ganhos em três sessões, com ações de fabricantes de carros liderando a alta, com investidores parecendo por agora, deixando de lado as preocupações geopolíticas na Síria e na península coreana, que tem alimentado a compra de ativos seguros, como o ouro e o iene. O pan europeu Stoxx 600 sobe 0,57%, após terminar as duas últimas sessões em baixa.

O setor automotivo registra o melhor desempenho com dados sólidos alimentando os ganhos. A Daimler obteve resultados melhores do que o esperado no primeiro trimestre que mostraram um lucro líquido de 87% quando comparado ao mesmo período do ano passado. As ações da montadora alemã sobem mais de 1% com a notícia.

No Reino Unido, o FTSE 100 avança após o benchmark subir 0,2% na terça-feira e fechar próximo da máxima de duas semanas. Ações dos produtores de petróleo. BP adiciona 0,64% e Royal Dutch Shell sobe 0,4%, a medida que os preços do petróleo seguem para a sétima sessão consecutiva de ganhos. A mineradora BHP Billiton cai 0,3% com a maior mineradora do mundo em receita recuando após recentes altas, resultado da pressão do fundo Elliott Management para alterar sua estrutura societária. Entre seus pares, Anglo American e Antofagasta sobem 0,1 e 0,4%, respectivamente, enquanto Rio Tinto cai 0,5%.


Os salários dos britânicos subiram no ritmo mais lento em quase três anos nos três meses até fevereiro, acrescentando sinais de que os britânicos estão enfrentando um aperto no padrão de vida devido dificuldades no mercado de trabalho. Os números podem ser uma barreira para o crescimento econômico do Reino Unido no momento que ela começa a negociar sua saída da União Europeia e que deverá durar pelo menos dois anos. O crescimento econômico do Reino Unido depende fortemente da demanda doméstica, que é susceptível a variação dos salários dos britânicos que lutam para acompanhar os aumentos de preços. Descontados a inflação, os salários regulares no período de dezembro a fevereiro cresceram apenas 0,1%, o ritmo mais lento de crescimento desde meados de 2014. A inflação anual no Reino Unido situou-se em 2,3% em Fevereiro e Março, a taxa de crescimento dos preços mais rápida em mais de três anos, excedendo a meta do Banco de Inglaterra de 2%.

Na Alemanha, o principais grupos como o instituto IFO de Munique, o RWI de Essen, o DIW em Berlim, o IWH em Halle e o IfW em Kiel, em um relatório conjunto, aumentaram suas projeções de crescimento para a maior economia da Europa, com base na força das exportações e investimentos. Eles preveem um crescimento de 1,5% em 2017, comparado com a previsão de 1,4% em setembro e depois de 1,9% de crescimento em 2016. A taxa de crescimento econômico da Alemanha deverá acelerar para 1,8% em 2018, comparado com uma estimativa anterior de 1,6%. Eles afirmaram também que a economia alemã está no quinto ano de uma retoma moderada e a utilização da capacidade econômica está aumentando gradualmente.

Na França, a crescente ansiedade com o primeiro turno da eleição presidencial francesa em 23 de abril também vem chacoalhando o sentimento dos investidores, com a perspectiva de um segundo turno entre dois candidatos euro-céticos: Le Pen, da extrema direita e Jean-Luc Melenchon, da esquerda. O candidato presidencial centrista Emmanuel Macron vai realizar uma reunião na cidade de Pau, no sudoeste do país.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, vai a Moscou e se reunirá com seu colega russo Sergey Lavrov para discutir assuntos como a Ucrânia, terrorismo, as relações bilaterais e outras questões, incluindo a Península da Coreia e a Síria. Tillerson deve pressionar o seu colega a abandonar o apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad. A reunião acontece depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um ataque com mísseis em uma base aérea da Síria em resposta a um suposto ataque com armas químicas contra civis, provavelmente imperpetrado pelo regime de Assad.

Por outro lado, a chanceler alemã Angela Merkel está pronta para convocar uma reunião do seu gabinete na quarta-feira para discutir o Brexit, bem como as diretrizes de negociação da UE antes da reunião especial marcado para 29 de abril, enquanto o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião sobre o atual conflito sírio.

EUA: As ações devem abrir ligeiramente menor em Wall Street, com os investidores ainda cautelosos em fazer grandes movimentos devido continuidade dos riscos geopolíticos afetando o apetite por riscos.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
9h30 - Import Prices (preços de bens importados, excluindo petróleo);
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
15h00 - Federal Budget Balance (orçamento federal dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 7h15:
Dow: -0,03%
SP500: -0,10%
NASDAQ: -0,06%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário