Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUINTA-FEIRA 20/04/2017

ÁSIA: As bolsas asiáticas andaram lateralmente nesta quinta-feira após novo recuo em Wall Street e com os preços do petróleo recuperando de uma baixa de duas semanas, uma queda de quase 4%, após um avanço inesperado dos estoques americano de gasolina e também de um aumento na produção de petróleo dos EUA. 

Os investidores também estão de olho na política na Europa, à medida que as tensões na península coreana parecem diminuir, após notícias de que um grupo de porta-aviões dos EUA aparentemente não está se dirigindo para os mares próximo da Península Coreana.

O primeiro turno da eleição presidencial francesa neste fim de semana também pode influenciar os movimentos no euros / dólar. O centrista Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que defende sair da zona do euro, provavelmente irão para o segundo turno da eleição e se a vitória de Macron e  Le Pen se confirmar, pode haver um breve rali no CAC 40.

O índice Nikkei 225 do Japão reverteu ganhos anteriores e fechou quase plano em 18.430,49 pontos. O Kospi saltou 0,5% para terminar em 2.149,15 pontos enquanto o ASX 200 marcou uma alta de 0,3.

Os mercados da maior China fecharam sem direção. O Shanghai Composite fechou 0,06% maior, enquanto o Shenzhen Composite negociou 0,19% menor. O Índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,97%. Uma porta-voz do regulador cambial da China disse na quarta-feira que os fluxos de capitais transfronteiriços diminuíram no primeiro trimestre deste ano.

Enquanto isso, o dólar caiu para 99,683 contra uma cesta de moedas. O greenback também ficou mais forte contra o iene, em 108,9 comparados com 108,4 visto ontem. 

Entre as notícias corporativas, a Rio Tinto informou que a produção de minério de ferro caiu 3% no ano, mas não alterou sua meta para o ano. As ações da Rio Tinto subiram 1% no início do pregão, mas fechou em queda de 0,6%. BHP Billiton caiu 1,5% e Fortescue recuou 1,3%. 

Entre os dados econômicos, o Japão informou que as exportações de março subiram 12% no ano, contra uma projeção de um aumento de 6,7%. Este é o quarto mês consecutivo de ganhos para as exportações japonesas.

EUROPA: Os mercados europeus operam sem direção nesta quinta-feira como investidores continuando a digerir incertezas políticas e reagindo aos balanços corporativos. O Stoxx Europe 600 opera em ligeira alta de 0,02%, mas oscilando entre pequenos ganhos e perdas. O índice pan-europeu registra perdas no setor de commodities, mas bens de consumo e ações financeiras sobem.

CAC 40 de París registra o melhor desempenho entre as principais bolsas europeias, com ganhos para Publicis Groupe e Pernod Ricard que ajudam a aliviar a pressão com as preocupações com o resultado da eleição presidencial de domingo. Esta será a segunda alta após cinco sessões de quedas consecutivas. As ações francesas tem estado sob pressão com preocupações sobre o resultado do primeiro turno da eleição presidencial do país no domingo. Pesquisas recentes sugerem uma disputa apertada entre os quatro principais candidatos, aumentando preocupações de que os vencedores a passar para o segundo turno poderia ser dois "euroskeptics": o político de extrema esquerda Jean-Luc Melenchon e a candidata de extrema direita Marine Le Pen.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em ligeira queda, com ações da Unilever ajudando o índice de referência a não aumentar a série de quatro quedas. As ações britânicas tem caído nos últimos dias depois que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, convocou de modo surpreendente, uma eleição geral para o dia 8 de junho. Analistas apostam numa alta da libra esterlina nas esperanças de uma vitória de maioria conservadora no parlamento, o que poderia colocar o Reino Unido em uma posição mais forte para negociar o Brexit com Bruxelas.

O setor de recursos básicos segue entre os piores players, com preocupações com o excesso de oferta de aço e minério de ferro pesavam sobre os investidores. A Rio Tinto informou na quarta-feira que não está mudando sua meta para o minério de ferro no ano, apesar da queda dos preços, mas reduziu a sua meta de produção de cobre. Suas ações sobem 0,1%, enquanto Anglo American cai 0,8%, Antofagasta cai 0,5%, enquanto BHP Billiton recua 0,7%. A Unilever informou novos números e lidera o topo do benchmark do Reino Unido depois de anunciar vendas no primeiro trimestre acima das expectativas.

Ainda nesta quinta-feira, os ministros de Finanças do G-20 e os presidentes dos bancos centrais se reunirão nos Estados Unidos, onde o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial iniciam suas reuniões rotineiras de primavera. 

EUA: Os futuros dos índices de ações americanos apontaram para uma abertura em alta depois que o Dow Jones perdeu mais de 200 pontos nos últimos dois dias.

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
11h00 - CB Leading Index (ou Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia);
14h15 - Discurso do Secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin;

ÍNDICES FUTUROS - 7h15:
Dow: +0,16%
SP500: +0,26%
NASDAQ: +0,37%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário