Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 13/06/2017

ÁSIA: A maioria dos principais mercados na Ásia fechou em território positivo nesta terça-feira, com investidores aguardando a reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC) onde se espera uma possível alta da taxa de juros por parte do Federal Reserve, enquanto ações do setor de tecnologia estenderam suas perdas nos Estados Unidos, mas seus pares na Ásia resistiram o pessimismo e desenharam um cenário misto.

No Japão, o Nikkei caiu 0,05% e fechou em 19.898,75 pontos, enquanto o índice Kospi da Coreia do Sul subiu 0,71% para terminar em 2.374,7 pontos. As ações de tecnologia sul coreanas subiram após liquidação na última sessão. LG Display disparou 7,74% e o fornecedor de chips de memória SK Hynix avançou 2,26%. A Samsung Electronics inverteu perdas iniciais e fechou em ligeira alta de 0,04%. No Japão, Sharp caiu 2,56% e o Yahoo Japan caiu 2,05%, mas Fujitsu subiu 1,6%.

As ações do Hyundai da Coreia do Sul subiram 1,23% após a Reuters noticiar que a montadora exportaria seu SUV Kona para a Europa e EUA no final deste ano. O SUV elétrico poderá cobrir 390 quilômetros com uma carga.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 1,67% na volta do feriado e terminou a sessão em 5.772,8 pontos. Os mercados foram impulsionados pela força do subíndice financeiro. A pesquisa de confiança empresarial do National Australia Bank para o mês de maio mostrou que as condições de negócios foram positivas no país. "A força parece ser bastante ampla, com todas as indústrias registrando condições comerciais positivas pela segunda vez desde 2010". Entre as mineradoras listadas no ASX, BHP Billiton fechou em alta de 0,3%, mas Fortescue e Rio Tinto fecharam em queda de 3,2 e 0,9% respectivamente.

O Índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,56%, assim como os mercados no continente. O Shanghai Composite fechou em alta de 0,46% e o Shenzhen Composite saltou 1,26%. Os futuros de minério de aço e ferro de China caíram durante a manhã desta terça-feira, 13 de junho, após o lançamento pouco inspirador para o setor automotivo do país no dia anterior. O minério de ferro para Setembro na Dalian Commodity Exchange fechou em 427 yuan (US $ 63), menos 3 yuan (US $ 0,40) em relação ao dia anterior.

Os preços do petróleo avançaram durante o pregão asiático após declarações da Arábia Saudita de que estava fazendo cortes significativos na oferta, enquanto o índice do dólar, que mede o dólar contra uma cesta de moedas rivais, se firmou em 97,23, em comparação com 97,1 visto na última sessão. O par Dólar / iene foi negociado a 109,99 depois de firmar acima de 110 na sessão anterior. A libra esterlina permaneceu sob pressão devido incerteza política, sendo negociado em US $ 1,2680, ante US $ 1,27 visto após as eleições no Reino Unido. Contra o euro, a libra foi negociada em US $ 1,1325, perto de seu nível mais baixo desde novembro do ano passado.

EUROPA: As bolsas europeias avançam, com o setor de tecnologia em modo de recuperação após queda na sessão anterior. O Stoxx Europe 600 sobe 0,52%, puxada pelas ações de tecnologia e serviços ao consumidor e com apenas o setor de telecomunicações no vermelho. O índice pan europeu caiu 1% na segunda-feira, o maior declínio percentual desde 17 de maio, em grande parte arrastado por uma queda nas ações de tecnologia.

Entre os dados divulgados, a inflação do Reino Unido subiu 2,9%, na velocidade mais rápida desde junho de 2013, superando as previsões para uma taxa anual de 2,7%. O Banco da Inglaterra disse que espera que a inflação alcance o pico abaixo de 3% e espera-se que o banco central deixe a política monetária inalterada quando libera sua decisão na quinta-feira. O sentimento econômico alemão em junho caiu para 18,6 pontos, ante 20,6 pontos em maio, abaixo da média de longo prazo do indicador de 23,9. Os economistas previam um ligeiro aumento para 21,5 pontos. Segundo o ZEW, as perspectivas para a maior economia da Europa continuam a ser favoráveis, apesar do declínio.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera entre pequenas altas e baixas com a continuidade do desenrolar do drama político do país. A libra reforça frente ao dólar após a divulgação dos dados da inflação do Reino Unido em maio atingir a máxima de quatro anos. Uma libra mais forte pode pesar sobre ações das empresas multinacionais listadas no FTSE porque pode pressionar as receitas realizadas no exterior por essas empresas. O índice de referência caiu 0,2% na segunda-feira, dificultado por questões sobre o próximo próximo governo britânico. O Partido Conservador está tentando manter o poder depois de perder sua maioria parlamentar em eleições gerais na semana passada.

A primeira-ministra Theresa May deve conversar com os membros do Democratic Unionist Party (DUP) em busca de um acordo que lhe permita obter uma maioria do parlamento. Enquanto isso, ela disse aos legisladores que continuaria como primeira-ministra pelo tempo que quiserem, no entanto, Bruxelas está exortando o Reino Unido à resolver suas políticas rapidamente para permitir que as negociações de Brexit comecem rapidamente.

Na agenda, May viaja na terça-feira para a França para conhecer o novato presidente do país, Emmanuel Macron e deve discutir entre outras questões, assuntos sobre segurança. Macron saiu vencedor do primeiro turno das eleições parlamentares da França no domingo.

Entre as notícias corporativas, as ações de varejo alçam terreno positivo após o relatório de inflação. O Allied Irish Banks pretende aumentar o capital até US $ 3,7 bilhões quando vender uma participação de 25% na bolsa de valores de Dublin e Londres. O Grupo LSE sobe 3,4% depois de fazer uma previsão de alta para suas perspectivas até 2019, apesar do colapso do Brexit e a fusão com o rival alemão. As ações da Petrofac avançam 3,4% nos primeiros negócios após anunciar um contrato de cinco anos com a Kuwait Oil Company no valor de US $ 35 milhões. Por outro lado, Merlin cai 3% depois de declarar que os recentes atentados terroristas em Manchester e Londres poderiam atingir suas atrações turísticas. Entre as mineradoras, Anglo American cai 0,6%, Antofagasta recua 1,1% e Rio Tinto perde 0,7%, enquanto BHP Billiton cai 0,5% e Glencore recua 0,1%.

EUA: Os futuros do índice de ações dos EUA apontam para uma abertura positiva na manhã de terça-feira, apesar do Nasdaq registrar a maior queda de dois dias desde dezembro na segunda-feira, com investidores preocupados com o fato dos papeis "FANG" (Facebook, Apple, Netflix e Google) que sustentaram o setor, poderiam estar perdendo força, mas muitos alertam para não entrar em pânico, pois a recente derrocada das techs pode ser uma oportunidade de compra. Além disso, alguns analistas dizem que tem o fluxo pode estar indo em direção aos setores de energia e financeiro, poderia potencialmente oferecer melhores retornos.

Na frente dos dados, haverá na terça-feira o lançamento do índice de otimismo entre as pequenas empresas da Federação Nacional de Negócios Independentes (NFIB) às 7h da manhã e os mais recentes números do Índices de Preços ao Produtor sendo lançado às 9h30 (ambos horário de Brasilia). O Fed também iniciará a primeira reunião de dois dias, com a decisão da taxa de juros amanhã. Os observadores de mercado são quase unânimes na opinião de que a taxa de juros será aumentada, com 95,8% de chance de acordo com o Grupo CME. Os investidores devem estar atentos às palavras do Fed para ver se eles suportam expectativas de que o banco central sinalizará outro aumento da taxa de juros no decorrer deste ano.

AGENDA DO INVESTIDOR:

EUA:
7h00 - NFIB Small Business Index (índice de otimismo do pequeno empresário);
9h30 - Producer Price Index - PPI (mede o preço cobrado pelos produtores) e também o Core PPI (exceção aos preços de alimentação);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,09%
SP500: +0,14%
NASDAQ: +0,20%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário