Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 27/06/2017

ÁSIA: Os mercados na Ásia fecharam mesclados na segunda-feira, em parte com um dólar mais forte e com investidores atentos aos desenvolvimentos de diversos bancos centrais, como o Fórum do Banco Central Europeu em Portugal e o discurso da presidente da Reserva Federal, Janet Yellen, em Londres.

O Nikkei do Japão subiu 0,36%, para terminar em 20.225,09, com um iene mais suave dando impulso aos exportadores, tornando mais barato para eles enviarem seus produtos ao redor do globo. O dólar quase chegou a ¥ 112, atingindo seu nível mais alto em um mês.

Do outro lado do Estreito Coreano, o índice Kospi da Coreia do Sul inverteu perdas anteriores para fechar 0,14% maior, em 2.391,95 pontos.

O S & P / ASX 200 caiu 0,1% e terminou a sessão em 5.714,2 pontos, apesar dos ganhos nos dois maiores setores do sharemarket, financeiros e materiais, mas não o suficiente para empurrar o ASX para o território positivo. Um salto acentuado nos futuros de minério de ferro após um discurso do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no Fórum Econômico Mundial de Dalian, de que a China era absolutamente capaz de atingir seu objetivo de crescimento para o ano todo e controlar os riscos sistêmicos apesar dos muitos desafios que a economia enfrenta. Pequim está apontando crescimento econômico de cerca de 6,5% em 2017, o ritmo mais lento em 26 anos. Li também disse que a economia chinesa continua estável com o aumento do impulso no segundo trimestre, uma vez que a demanda doméstica tornou-se um pilar fundamental para a segunda maior economia do mundo. O contrato mais negociado no Dalian Commodities Exchange subiu 2,9% para 443,5 yuans a tonelada na metade da sessão, seu nível mais alto em um mês. A produtora exclusiva de minério de Ferro, Fortescue Metals fechou em alta de 3,6%, enquanto BHP Billiton reverteu as perdas iniciais e fechou estável, enquanto Rio Tinto subiu 0,5%. Também vale destacar a performance da Whitehaven Coal, que disparou 5,5% após Morgan Stanley atualizado o papel para "overweight" com um preço alvo de US $ 3,55.

Os mercados da China fecharam sem direção. O Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,12%, o Shanghai Composite fechou em alta de 0,19% e o Shenzhen Composite avançou 0,1% e terminou em 1.898,53 pontos. O crescimento do lucro no setor industrial da China em maio aumentou graças a melhores vendas de produtos e melhor retorno de investimentos. Os lucros das grandes empresas industriais chinesas cresceram 16,7% no ano em relação à maio, melhor que o aumento de 14,0% em abril. Mais produtos foram vendidos em maio em comparação com abril e os retornos do investimento feitos por empresas industrializadas melhoraram no mês passado. A relação dívida / capital das empresas diminuiu para 56,1%, em comparação com  58,7% em abril.

Os mercados da Indonésia ficaram fechados por conta de um feriado público.

No setor de energia, os preços do petróleo subiram pela quarta sessão consecutiva durante o horário asiático, embora as preocupações com o excesso de produção de petróleo bruto persistissem. 

EUROPA: Os mercados europeus operam em baixa na manhã desta terça-feira, pesada por um aumento do euro, depois que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi , defendeu em Portugal, a política monetária frouxa do banco e disse que um final prematuro do programa poderia levar a outra recessão. O Stoxx Europe 600 cai 0,45% a caminho para o menor fechamento desde 15 de junho. Apenas os setores de materiais básicos e petróleo e gás se movem para cima, enquanto ações de telecomunicações e tecnologia lideram as baixas.

Um euro mais forte pode prejudicar ações de exportadores europeus, pois tornam seus produtos mais caros para os clientes no exterior.

As autoridades dos bancos centrais seguem no foco desta terça-feira, com o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, falando sobre o Relatório de Estabilidade Financeira do banco, enquanto a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, falará às 14h00 (horário de Brasilia), também em Londres.

O FTSE 100 opera com ligeira perda, com apenas os ganhos do setor de materiais básicos. Uma queda nesta terça-feira seria a quinta perda do índice de referência de Londres em seis sessões. A alta do setor se deve ao discurso do primeiro-ministro chinês Li Keqiang que declarou que o país experimentou uma significativa criação de emprego em seu programa, com o objetivo de reforçar a segunda maior economia do mundo. A China também é um importante comprador de metais preciosos e industriais. Em Londres, as ações da Anglo American e Rio Tinto avançam 3,1 e 2,5%, respectivamente. Antofagasta sobe 2,3% e BHP Billiton avança 2,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA apontam para uma abertura ligeiramente menor, com investidores aguardando dados e observando os principais membros do  Federal Reserve, incluindo a presidente Janet Yellen, em busca de qualquer indicação sobre como a economia dos EUA está se comportando. O presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, deverá falar no Centro Europeu de Economia e Finanças em Londres, onde deve discutir o comércio internacional e as perspectivas econômicas. A presidente do Fed, Janet Yellen, também estará na capital britânica, onde deve conversar sobre questões econômicas globais com Lord (Nicholas) Stern, o presidente da Academia Britânica. Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve de Minneapolis,  Neel Kashkari, estará em um fórum da prefeitura de Michigan. 

O presidente do Fed de San Francisco, John Williams, disse em uma audiência na Universidade Macquarie, em Sydney, que as economias avançadas se encontrariam presas com um crescimento lento a longo prazo, a menos que as autoridades fiscais façam algo fundamental para mudar as coisas.

Ainda na agenda desta terça-feira, o FMI (Fundo Monetário Internacional) deve fazer sua última previsão para a economia dos EUA.

EUA:
EUA:
10h00 - S&P/CS Composite-20 HPI (examina as mudanças no valor (preço de venda) do mercado imobiliário em 20 regiões nos EUA no ano anterior. Este relatório ajuda a analisar a força do mercado imobiliário dos EUA, o que contribui para a análise da economia como um todo);
11h00 - CB Consumer Confidence (mede o nível de confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é uma parte importante da atividade econômica);
11h00 - Richmond Manufacturing Index (consiste numa pesquisa com cerca de 100 fabricantes, determinando a saúde econômica do setor manufatureiro no distrito de Richmond);
14h00 - Discurso da presidente do FED, Janet Yellen;

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,07%
SP500: -0,08%
NASDAQ: -0,33%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário