Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 23/08/2017

ÁSIA: Os índices asiáticos fecharam sem direção nesta quarta-feira após o rali em Wall Street, enquanto o dólar perdeu terreno na sequência dos comentários do presidente Donald Trump.

O Nikkei do Japão subiu 0,26%, fechando em 19.434,64 pontos, interrompendo uma série de cinco dias de perdas.

Abaixo, o S & P / ASX 200 caiu 0,22%, finalizando em 5.737,20 pontos, com o subíndice de energia compensando as perdas nos subíndices de utilidades e tecnologia da informação. Entre as mineradoras australiana, BHP Billiton e Rio Tinto avançaram 0,3 e 0,2%, respectivamente, enquanto Fortescue recuou 0,6%.

Os mercados da China continental também recuaram. O Shanghai Composite caiu 0,08% e fechou em 3.287,67 pontos, enquanto o Shenzhen Composite caiu 0,33%. As negociações nos mercados de Hong Kong foram cancelados por conta da aproximação do ciclone tropical Hato, a primeira tempestade da categoria 10 a atingir o estado-ilha desde 2012. 

O índice Taiex de Taiwan fechou em alta 0,14% ajudada por ações de tecnologia. A fornecedora de componentes da Apple Hon Hai e Largan avançaram, enquanto um ganho de 1% para a Samsung Electronics ajudou o Kospi da Coreia do Sul a fechar em alta de 0,05%.

O dólar caiu contra o iene depois que Trump advertiu na quarta-feira sobre um possível "shutdown" do governo se ele não conseguir construir um muro na fronteira com o México. O dólar foi negociado a 109,34 ienes, em comparação com 109,82 ienes antes das observações de Trump. Enquanto isso, o ouro spot subiu para US $ 1.287.09 a onça ante $ 1.282,94 observado anteriormente. 

O índice do dólar caiu para 93,468 frente a uma cesta de moedas no início da sessão asiática. O índice do dólar recuperou um terreno e fechou em 93,541.

Entre as notícias econômicas, o banco central da Indonésia recuou de maneira surpreendente a sua taxa de juros de referência em 25 pontos base para 4,5%. Uma pesquisa da Reuters mostrou que 19 dos 20 economistas entrevistados esperavam que as taxas permanecessem inalteradas. O corte tarifário foi o primeiro do Banco da Indonésia desde outubro.

EUROPA:  As bolsas europeias caem nesta quarta-feira, com investidores avaliando novos dados sobre a saúde da economia da zona do euro, enquanto aguardam a reunião dos bancos centrais em Jackson Hole.

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,23%, liderado por perdas no setor de serviços ao consumidor e petróleo e gás, mas as ações de tecnologia e utilidade lideram os ganhos. O índice de referência saltou 0,8% na terça-feira, interrompendo uma série de três sessões de quedas.

A economia da zona euro manteve seu impulso de crescimento em agosto, com um forte aumento na atividade de manufatura compensando uma desaceleração nos serviços. A leitura preliminar do índice PMI composto da zona do euro foi de 55,8, enquanto analistas esperavam uma leitura de 55,7. O PMI flash de manufatura ficou em 57,4, acima de 56,5 do mês anterior e ante expectativas de 56,4 dos analistas. Nos serviços, o PMI preliminar foi de 54,9, ante 55,4 em julho, a mesma leitura esperada na pesquisa do FactSet. As últimas leituras de PMI para a zona do euro indicam a continuidade do recente e forte desempenho da economia do bloco da moeda comum. 

No Reino Unido, o FTSE 100 vacila nesta quarta-feira, uma vez que a queda libra impulsiona os exportadores, tentando compensar uma tendência de baixa nas ações europeias. O setor de serviços ao consumidor estava entre as piores performances. Na terça-feira, os avanços no setor de mineração ajudaram o FTSE 100 a aumentar 0,9% e quebrar uma série de três sessões de queda e registrar o maior ganho percentual diário desde 12 de julho. As mineradoras continuam a avançar nesta quarta-feira, com BHP Billiton subindo  0,3%, Rio Tinto avançando 0,5%, enquanto Antofagasta sobe 1,1%.

A fraqueza da libra deve-se principalmente à incerteza em torno do futuro da Grã-Bretanha na UE. O governo do Reino Unido deverá publicar o "futuro documento de parceria sobre cooperação judiciária civil". O documento deve revelar planos de Westminster para o papel do Tribunal de Justiça Europeu na Grã-Bretanha pós-Brexit. A libra é negociado a US $ 1,2793, abaixo dos US $ 1,2823 no final de terça-feira em Nova York.

Os investidores permanecem focados no simpósio do banco central do Fed de Kansas City, em Jackson Hole, Wyo., que começa quinta-feira e vai até o sábado. O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, será um dos principais oradores e está previsto para falar na sexta-feira. É esperado que ele evite falar sobre a tentativa de desvalorizar o euro, mas será praticamente impossível ele se esquivar deste assunto. Nesta quarta-feira, Draghi falou em uma reunião do Prêmios Nobel no Encontro Lindau sobre Ciências Econômicas na Alemanha. Mais tarde, ele viajará para Jackson Hole.

EUA:  Wall Street parece abrir em baixa nesta quarta-feira, com investidores voltando suas atenções para a reunião dos presidentes dos bancos centrais globais em Jackson Hole. O benchmark de blue chips DJIA avançou quase 200 pontos na terça-feira, seu maior ganho desde 25 de abril, depois que o presidente Donald Trump parece estar fazendo progressos na elaboração de seu plano de reforma tributária.

Nesta quarta-feira, os investidores parecem estar atentos, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no final de terça-feira que está pronto para um possível "shutdown" no governo em busca de um financiamento para o muro de fronteira com o México. Trump, durante uma manifestação com seus militantes no Arizona, também advertiu sobre a possível rescisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

A escassez de potenciais eventos reorientou a atenção do investidor para a reunião, promovido pelo Banco Central de Kansas City em Jackson Hole, Wyo., que começa quinta-feira e vai até o sábado. 

A conferência chega em um momento crítico para os bancos centrais, especialmente o BCE e o Fed. A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, estão entre os principais palestrantes na sexta-feira e os investidores esperam obter dicas sobre o futuro caminho da política monetária de ambas as instituições. Depois de anos de política acomodatícia, analistas dizem que o cenário está mudando, embora que lentamente e deve entrar em água inexplorada: o desencadeamento do QE nunca feito antes, mas está prestes a acontecer neste ano que exibe um grau de calmaria, mas é preocupante quando você considera o que pode vir adiante.

Os índices PMI para serviços e manufatura em agosto estão programados para ser lançado às 10h45 e as vendas de casas novas para julho será divulgado às 11 da manhã. O presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, falará no almoço da Associação de Petróleo da Bacia do Permian em Midland, Texas, às 14h05.

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: -0,20%
SP500: -0,30%
NASDAQ: -0,30%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário