Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - QUARTA-FEIRA 27/09/2017

ÁSIA: Os principais mercados da Ásia fecharam sem direção nesta quarta-feira, com investidores digerindo o discurso considerado "hawkish" da presidente do Federal Reserve Janet Yellen, de que o Fed "deveria se preocupar com a elevação das taxas de forma gradual", enquanto as tensões com a Coreia do Norte diminuíram. 

O Nikkei do Japão deslizou 0,31%, fechando em 20.267,05 pontos, frente aos pagamentos de dividendos de muitas empresas japonesas. A primeira metade do ano fiscal termina no sábado. O impacto do "ex-dividendo" ofuscou o iene mais fraco, o que normalmente reflete sobre o índice. O dólar foi buscar 112,73 ienes, ante 111 negociados durante o comércio asiático na terça-feira, quando a Coréia do Norte acusou o presidente Donald Trump de declarar a guerra. A maioria das montadoras, setor bancário e varejistas fecharam em baixa. 

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul negociou a maior parte da sessão próximo da linha plana e terminou a 0,07% menor em 2.372,57 pontos, com a maioria das ações de tecnologia registrando ganhos depois da queda no dia anterior: Samsung Electronics fechou 0,04% maior e SK Hynix adicionou 0,37%. O Kosdaq, índice de alta tecnologia, subiu 1,06% no final da sessão.

Abaixo, o S & P / ASX 200 caiu 0,12% para fechar em 5.664,3 pontos com subíndices de tecnologia da informação e serviços de telecomunicações, registrando perdas. As mineradoras ajudaram a apoiar o benchmark, depois que o minério de ferro saltou 3%. Rio Tinto subiu 1,4%, South32 avançou 2,2%, Fortescue adicionou 3,4% e BHP terminou 0,2% maior.

A BHP diz que há uma "nova realidade" no mercado mundial de minério de ferro, com destaque para "usuários premium" que pagarão mais por material de alta qualidade. O diretor comercial da BHP prevê que a tendência provavelmente concretizará à medida que a China intensificar o combate às empresas que poluem mais, favorecendo aquelas que possuem fornos maiores. O preço de referência do minério de 62% em Qingdao foi de US $ 64,95 a tonelada, enquanto o de 65% estava em US $89,50 e o de 58%, em US $ 39,30, de acordo com o Metal Bulletin, comparado com $ US44,37, US $ 47 e US $ 38.52, respectivamente, no início de 2016.

Os mercados da China registraram ganhos moderados. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,47% e no continente, o Shanghai Composite aumentou em 0,06%, enquanto o Shenzhen Composite avançou 0,77%.  Os lucros realizadas por empresas industriais chinesas em agosto cresceram 24% em relação ao ano anterior, acima do aumento de 16,5% observado em julho.

Em Taiwan, o Taiex subiu 0,68% depois de atingir uma baixa de seis semanas na terça-feira em meio a uma recuperação em algumas ações de tecnologia. Largan saltou 5,57% e Hon Hai subiu 1,45%.

EUROPA: Os mercados europeus registram ganhos moderados na manhã desta quarta-feira, em meio à algumas notícias corporativas importantes e  expectativas crescentes de uma nova alta das taxas nos Estados Unidos antes do final do ano após discurso de Yellen, de que seria "imprudente" manter a política monetária em espera, aguardando que a inflação atinja o alvo de 2% do banco central e que mover "gradualmente" poderia ser arriscado.  

O dólar e os rendimentos das obrigações avançam na quarta-feira devido tais observações. Os bancos tradicionalmente se beneficiam em um ambiente com maiores rendimentos. O euro mais fraco ajuda a impulsionar os índices de ações da região. O euro já recuou quase 2% desde sexta-feira, mas alguns analistas acreditam que a queda cessará em breve. 

O Stoxx Europe Index sobe 0,29%, ajustando-o para o seu quinto avanço consecutivo. Se fechar assim, marcará o maior fechamento desde 19 de julho. As ações da Alstom disparam 6,12% e Siemens sobe 2% após ambas as empresas concordaram em fundir suas operações ferroviárias, com o objetivo de criar um gigante europeu com a escala para enfrentar as crescentes ameaças competitivas dos rivais chineses que tem apoio estatal.

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse na manhã de quarta-feira que também espera por um acordo similar na indústria naval. A França e as autoridades políticas italianas estão se reunindo em Lyon para chegar a um acordo sobre os estaleiros STX.

Ainda na França, o presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou propostas para avançar com a integração europeia, mostrando uma visão clara e ambiciosa, pedindo que a zona do euro que seja o "coração do poder econômico global da Europa". O CAC 40 avança em Paris.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe pela primeira vez nesta semana, recebendo impulso de uma libra mais fraca e apoio das mineradoras que se beneficiam da alta dos preços dos metais. Anglo American sobe 2,33%, Rio Tinto adiciona 1,90%, Antofagasta avança 1,92% e BHP Biliton sobe 0,9%. O ouro, considerado um ativo seguro, cai 0,68%, arrastando produtores de metais preciosos. Randgold Resources cai 1,27% e Fresnillo cai 0,56%.

A libra cai para US $ 1,3383, ante US $ 1,3460 na terça-feira e está abaixo do nível de US $ 1,36 do início de setembro, quando atingiu o nível mais alto em relação ao dólar desde o Brexit em junho do ano passado, após sugestões de que o Banco da Inglaterra estava preparando-se para aumentar suas taxas de juros nos próximos meses.

O Banco da Inglaterra disse que espera que 130 empresas financeiras da Europa solicitem licença para operar no Reino Unido, assim que sair oficialmente da União Europeia.

EUA: Os futuros de ações dos EUA apontaram para um pequeno aumento na abertura desta quarta-feira, já que os analistas disseram que o mercado está se estabilizando após quatro sessões de baixa do Dow.

Na terça-feira, o Dow DJIA terminou 0,1% menor, marcando o quarto dia de baixa, ficando 0,6% abaixo do recorde fechado atingido há uma semana. O S & P 500 e Nasdaq Composite fecharam ligeiramente mais alto na terça-feira, enquanto os medos relacionados à Coreia do Norte pareciam diminuir e com investidores apreciando as palavras da chefe do Federal Reserve, Janet Yellen.

Ações da Nike caem 3,37% no pré-market depois que a gigante apresentou resultados fiscais que surpreenderam positivamente as previsões, mas sua receita ficou ligeiramente abaixo das expectativas. A empresa também advertiu que as vendas fracas na América do Norte continuarão apesar dos resultados no segundo trimestre.

Na agenda econômica, às 9h30 será divulgado os pedidos de bens duráveis ​​de agosto, com economistas prevendo um crescimento de 1%. Uma leitura sobre as vendas de casas pendentes de agosto é devido às 11h00.

O presidente do Fed do Minneapolis, Neel Kashkari, deve fazer observações na abertura de uma conferência às 10h15 e o presidente do Fed de St. Louis, Fed James Bullard, falará na Universidade Estadual Truman de Missouri em 14h30. Mais tarde, o governador do Fed, Lael Brainard, participará de um fórum do Fed de Kansas City, às 15h00 e o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, está programado para conversar na Universidade de Nova York às 19h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,04%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,18%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário