Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 04/09/2017

ÁSIA: A demanda por ativos visto como porto seguro avançou, enquanto as bolsas na Ásia fecharam em baixa depois que a Coréia do Norte disse que testou uma bomba de hidrogênio durante o fim de semana. O ouro e o iene avançaram próximo do fechamento dos mercados após o teste nuclear e pelas notícias da agência Yonhap da Coréia do Sul de que o estado eremita estava preparando outro lançamento de míssil.

O presidente Donald Trump chamou o último teste da Coréia do Norte "hostil e perigoso". Quando perguntado sobre a possibilidade de um ataque militar dos EUA em resposta às últimas ações, Trump disse a um repórter: "Vamos ver". Trump também sugeriu no Twitter que os EUA estavam considerando "parar todo o comércio com qualquer país que faça negócios com a Coréia do Norte". A mudança, se implementada, provavelmente afetará o parceiro comercial mais importante da Coréia do Norte - a China.

Depois de negociar em torno de 109,8 durante a maior parte da sessão asiática, o dólar recuou para buscar 109,39 ienes após as manchetes, ante fechamento acima de 110 na sexta-feira. O franco suíço, também considerado uma moeda de refúgio em períodos de incertezas, subiu para 0,9589 francos por dólar, ante 0,965 observado na última sexta-feira. O won coreano negociou perto de seus níveis mais baixos em quase duas semanas após o aumento das tensões, caindo para 1.132,30 contra o dólar, ante negócios em torno de 1.120 observado na última sessão. Enquanto isso, o ouro chegou a US $ 1.336,91 a onça, próximo de seus níveis mais altos em cerca de 11 meses.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,19%, para terminar em 2.329,65 pontos. A Samsung Electronics caiu 0,95% e Hyundai Motor caiu 2,1%, enquanto as ações da fabricante de sistemas militares Victek dispararam 19,04%. Mas outros "players" de defesa recuaram: Hanwha Techwin caiu 1,68% após apurar ganhos na sessão anterior e Korea Aeroespace caiu 2,08%.

Entre outras notícias corporativas, a Petroliam Nasional Berhad da Malásia, ou Petronas, disse no sábado que não estava interessada em adquirir uma participação majoritária na Daewoo Engineering & Construction. A mídia sul coreana havia informado que Petronas estava interessada na empresa na sexta-feira. As ações da Daewoo encerraram 4,44% menor.

O Nikkei do Japão caiu 0,93% e fechou em 19.508,25 pontos pesada pela força de sua moeda.

Abaixo, o S & P / ASX 200 da Austrália deslizou 0,39% e terminou em 5.702 pontos, com declínios observados na maioria dos setores. O sub-índice financeiro altamente ponderado caiu 0,64%. As produtoras de ouro avançaram, enquanto BHP Billiton subiu 0,3%, Fortescue Metals caiu 1,4% e Rio Tinto recuou 0,7%.

Na China, as bolsas fecharam mescladas. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,76%, enquanto no continente, o Shanghai Composite aumentou 0,38% e o Shenzhen Composite subiu 0,62%.

Os mercados da Malásia e do Vietnã ficaram fechados por conta de feriados.

Enquanto os analistas reconheceram que as tensões na península podem permanecer, mas um conflito militar em grande escala é considerado improvável.

Os mercados também continuaram a digerir dados de emprego mais fracos do que o esperado nos EUA divulgados na sexta-feira. O payrolls dos EUA em agosto mostrou que 156 mil empregos foram criados, abaixo da expectativa de 180 mil esperado por economista da Reuters.

EUROPA: Os mercados europeus operam em baixa na manhã desta segunda-feira, visto que o último teste nuclear da Coreia do Norte levou os investidores a apossar de ativos seguros. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,52%. O declínio das ações ocorre depois que a Coreia do Norte realizou seu sexto e mais poderoso teste nuclear no domingo e disse que está se preparando para um outro possível lançamento de míssil balístico intercontinental.

O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência nesta segunda-feira. O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, advertiu a Coréia do Norte no domingo que qualquer ataque contra os EUA ou seus aliados seria respondido com uma "ação militar maciça".

No Reino Unido, O FTSE 100 recua, juntamente com toda a Europa e Ásia. As maiores altas no índice são da Fresnillo e Randgold Resources, produtoras de ouro, que avançam 2,23 e 1,71%, respectivamente, enquanto entre as gigantes da mineração, BHP Biliton cai 0,1% e Rio Tinto recua 0,4%.

A agência de estatísticas da União Europeia disse que os preços dos produtores permaneceram inalterados em julho ante junho e foram apenas 2% maior em relação a julho de 2016. Os economistas pesquisados ​​pelo Wall Street Journal esperavam um aumento de 0,1% no mês. Agora são seis meses que o PPI não aumenta. Essa fraqueza contribuiu para baixas taxas de inflação, que permanece bem abaixo do objetivo do Banco Central Europeu de pouco menos de 2%, mesmo após uma ligeira aceleração em agosto.

Os economistas do BCE publicarão novas previsões na quinta-feira. Alguns analistas esperam que o BCE reduza suas projeções de inflação em 2017 e 2018, reflexo da valorização do euro frente a outras moedas nos últimos meses. Em junho, os economistas do BCE previam que a taxa de inflação caísse para 1,3% em 2018 de 1,5% em 2017.

Qualquer corte adicional complicaria a decisão sobre o futuro do programa de compra de títulos que está programado para encerrar em dezembro. A recuperação do crescimento econômico nos últimos trimestres, juntamente com o declínio constante no desemprego e aumento da confiança, sugere que a economia já não precisa de tanto estímulo quanto no início do programa em 2015, mas o objetivo do BCE é a inflação e não crescimento e isto está longe de atingir seu objetivo nos próximos anos.

Enquanto isso, os líderes do BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul continuarão a discutir na segunda-feira, os laços econômicos em Xiamen, China. A reunião de três dias, que começou no domingo, reúne as cinco economias de rápido crescimento.

A chanceler Angela Merkel mantém sua distância frente ao seu principal oponente político Martin Schulz no domingo, durante um debate na televisão, apenas três semanas antes das eleições gerais alemãs. Merkel tinha 14 pontos a frente de Schulz em pesquisas de opinião antes do debate. Uma pesquisa da Infratest Dimap mostrou que a Merkel segue como a vencedora na segunda-feira, já que sua performance no debate foi considerada mais convincente para 55% dos entrevistados, em comparação com 35% de Schulz.

EUA: Osmercados dos EUA estarão fechados para o Dia do Trabalho nesta segunda-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h25:
Dow: -0,23%
SP500: -0,31%
NASDAQ:-0,30%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário