Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 18/09/2017

ÁSIA: Os mercados da Ásia-Pacífico começaram a semana com ganhos, com o esfriamento das tensões geopolíticas na Península da Coreia e  após o Dow Jones Industrial Average registrar o maior ganho semanal do ano na semana passada. O índice MSCI Ásia-Pacífico ex-Japão subiu 1,08% depois de tocar seus níveis mais altos em uma década.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que os EUA estão buscando "uma solução pacífica" para o conflito com a Coréia do Norte, pois uma ação militar é a única opção se os esforços diplomáticos falharem. Tillerson fez as observações no "Face the Nation" da CBS no domingo.

O índice Kospi de referência da Coréia do Sul subiu 1,35% para fechar em 2.418,21 pontos, registrando o maior ganho desde maio, com ações de tecnologia gerando os maiores ganhos no índice: Samsung Electronics disparou 4,13% e a SK Hynix aumentou 3,24%. Os fabricantes de automóveis terminaram a sessão misturada.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,45% para fechar em 5.720,6 pontos. O subíndice financeiro altamente ponderado aumentou 0,78%, enquanto os subíndices de energia e consumo regitraram ganhos moderados. As mineradoras Rio Tinto e Fortescue Metals caíram 0,4 e 2,4%, respectivamente. 

Os mercados chineses também tiveram desempenhos positivos. O índice Hang Seng subiu 1,27% e no continente, o Shanghai Composite avançou 0,29%, enquanto o Shenzhen Composite adicionou 0,74%. Na sexta-feira, um regulador chinês disse que iria relaxar as exigências de margem e taxas de transação nos índices futuros de ações, indicando a confiança de Pequim de que o mercado se estabilizou desde a derrocada em 2015. Mas o movimento teve pouco impacto até agora.

Os mercados do Japão estavam fechados por conta de um feriado público.

Entre as notícias econômicas, as exportações domésticas não petrolíferas de Cingapura aumentaram 17% em agosto em comparação com o ano passado, bem acima da previsão de 11,8% em uma pesquisa da Reuters. Os preços médios chineses em agosto aumentaram 0,2% em comparação com um mês atrás, abaixo do aumento de 0,4% observado em julho.

Entre os ativos seguros, os preços do ouro ficaram 0,2% menores, em US $ 1.317,61 por onça troy, enquanto o dólar dos EUA subiu 0,49% contra o iene japonês.

EUROPA: Os mercados europeus avançam na segunda-feira de manhã, com investidores globais retornando aos ativos mais arriscados em meio ao esfriamento das tensões geopolíticas. O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,47%. Na sexta-feira, o benchmark pan-europeu caiu 0,3% , mas terminou a semana passada com 1,4% de ganhos.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe, com grupos industriais e de petróleo e gás aumentando, mas com algumas ações do grupo de materiais básicos entrando no vermelho. Fresnillo recua 0,76%  e Randgold Resources cau 1,13%, seguindo a queda do preço do ouro. Anglo American cai 0,1%, Glencore sobe 0,2% e Rio Tinto adiciona 0,5%. A sessão de segunda-feira segue com o potencial de marcar o primeiro aumento para o FTSE 100 em cinco sessões.

Em Portugal, o PSI 20 sobe mais de 1% depois que o S & P elevou a classificação de crédito de Portugal para o BBB- no final da sexta-feira, devolvendo o status de "investment grade".

A taxa de inflação anual da zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para os 1,5% em agosto, face a julho (1,3%), e a da União Europeia (UE) para os 1,7%. Em agosto de 2016, as taxas de inflação homólogas eram, respetivamente, de 0,2% e 0,3%. De acordo com os dados do gabinete de estatísticas da UE, as taxas de inflação anuais mais altas em agosto foram registadas na Lituânia (4,6%), na Estónia (4,2%) e na Letónia (3,2%), enquanto as mais baixas foram observadas na Irlanda (0,4%), Chipre (0,5%), Grécia e Roménia (0,6% cada). Face a julho, os preços subiram em 20 Estados membros, ficaram estáveis em cinco e baixaram noutros três. Em Portugal, a inflação homóloga aumentou para os 1,3%, face aos 1,0% de julho e 0,8% de agosto de 2016. As altas dos combustíveis (0,16 pontos percentuais), dos serviços de alojamento (0,10 pontos) e transportes aéreos (0,06 pontos) foram os que mais impactaram no aumento da inflação anual.

Cidadãos alemães se preparam para as eleições nacionais neste domingo e Angela Merkel parece que exercerá o seu quarto mandato como líder do maior país da Europa. As pesquisas estão colocando a CDU de Merkel, 15 a 20 pontos na liderança, enquanto as pesquisas apontam para mais de 90% de chances da líder de 63 anos emergir como vencedora no dia 24 de setembro, dia geral das eleições. 

Mas enquanto o partido CDU parece seguro com a vitória, é improvável que forme um governo por conta própria, algo que aconteceu na Alemanha apenas uma vez desde a Segunda Guerra Mundial. Com cerca de 40% de apoio, provavelmente terá que se aliar com outros partidos para formar uma coalizão governante. Isso significa que quem se juntar a Merkel, poderá determinar a direção política da Alemanha nos próximos quatro anos, inclusive em questões como a UE, os refugiados e a desigualdade social.

EUA: Futuros de ações americanas apontam para uma abertura positiva nesta segunda-feira, à medida que o apetite dos investidores por ativos mais arriscados continua a melhorar e as preocupações com a Coreia do Norte diminuem. As ações de Wall Street registraram fortes ganhos na semana passada. Na sexta-feira, o Dow registrou o outro recorde, assim como o índice S & P 500, o trigésimo quarto de 2017. Os ganhos semanais para esses índices, de 2,16% e 1,58%, respectivamente, foram os melhores para DJIA e S & P 500 desde o final de 2016 e início de 2017.

Em uma entrevista ao "Face the Nation" da CBS, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que os EUA buscam uma "solução pacífica" e querem "colocar a Coreia do Norte na mesa para um diálogo construtivo e produtivo", mas em uma entrevista separada, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, HR McMaster, disse no domingo que "todas as opções permanecem na mesa", no que diz respeito a empurrar Pyongyang para desnuclearizar.

O destaque da semana será a reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto, que encerra na quarta-feira. Os investidores não esperam mudanças nas taxas de juros, mas espera-se que o banco central estabeleça as bases para começar a resgatar seu balanço de US $ 4,5 trilhões. Yellen deve falar em uma conferência à imprensa após a reunião.

O único dado econômico na segunda-feira é o índice da National Association of Home Builders para setembro, devido às 11h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h15:
Dow: +0,26%
SP500: +0,21%
NASDAQ: +0,18%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário