Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 31/10/2017


ÁSIA: Os mercados na Ásia fecharam mesclados nesta terça-feira, na sequência da queda em Wall Street e com investidores da região digerindo a decisão do Banco do Japão e o lançamento do índice PMI oficial de da China.

O Banco do Japão manteve nesta terça-feira a política monetária e a taxa de juros de curto prazo em menos 0,1%, após uma reunião de dois dias. Enquanto isso, a produção industrial para setembro diminuiu 1,1% em relação a um mês atrás, segundo dados do governo. Em comparação com uma queda média de 1,5% estimada pelos mercados. O Nikkei do Japão reduziu as perdas para fechar estável em 22.011,61 pontos. Ações financeiras registraram perdas de mais de 1%, enquanto as ações de tecnologia tiveram um desempenho misto: Mitsubishi UFJ fechou 2,57% menor, Nomura Holdings caiu 2,71% e a Sony subiu 2,39%.

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul aumentou 0,86% para fechar em 2.523,43 pontos. Os fabricantes de automóveis reagiram, mas vários nomes de tecnologia de blue-chip fecharam em baixa:  Hyundai Motor fechou 3.21% maior e LG Electronics despencou 4,01%. As ações da Lotte Shopping dispararam 7,14% com a notícia de que a Coréia do Sul e a China estariam trabalhando em reatar suas relações após implantação de um sistema anti-míssil por parte de Seul.

A Samsung informou que o lucro do terceiro trimestre quase triplicou em relação ao ano anterior, para 14,5 trilhões de won (US $ 12,91 bilhões), impulsionado pela receita de chips de memória. As ações da Samsung reverteu perdas anteriores para fechar 1,92% maior.

O indicador oficial de manufatura da China caiu neste mês, com novas encomendas e preços liderando o declínio, uma vez que o governo priorizou por campanhas para reprimir as indústrias poluentes e controlar as dívidas. O índice PMI oficial de manufatura da China para outubro chegou a 51,6, abaixo da previsão de 52,0 esperado por analistas. O PMI oficial de serviços registrou 54,3, abaixo dos 55,4 vistos no mês passado.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,32%, enquanto no continente, o Shanghai Composite reduziu parte das perdas da última sessão ao fechar em alta de 0,12%, enquanto o Shenzhen Composite subiu 0,69%.

O australiano ASX 200 caiu 0,17% para finalizar em 5.909.017  pontos, com ganhos nos subíndices de bens de consumo de consumo compensados ​​por perdas no subíndice financeiro pesadamente ponderado. As mineradoras também tiveram um dia de baixas. BHP Biliton caiu 0,4%, Fortescue Metals recuou 1,5% e Rio Tinto 0,7%.

No mês, o índice australiano saltou 4%. As principais mineradoras também tiveram um desempenho positivo, com a BHP aumentando 3% em outubro e Rio Tinto avançando 4,4%.

EUROPA: As bolsas europeias operam em ligeira alta na manhã de terça-feira, enquanto os investidores digerem um novo lote de ganhos corporativos. O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe cerca de 0,22%, com a maioria dos setores e principais bolsas em território positivo.

O setor de viagens e lazer sobe apoiado pela alta das ações da companhia aérea Ryanair. A empresa reportou um aumento de 11% no lucro líquido no primeiro semestre e disse que ainda segue em busca de resultados robustos durante o ano, apesar dos recentes cancelamentos de vôos. Suas ações lideram o topo do índice de referência nas notícias, subindo mais de 5%.

O índice bancário da Europa lidera as perdas na manhã desta terça-feira. O banco francês BNP Paribas registrou aumento de 8% no lucro líquido no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Suas ações caem cerca de 3% após o credor ter dito que as receitas do grupo caíram em relação ao ano passado.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em alta e segue para fechar o mês de outubro em alta de 1,6%, o que seria o melhor desempenho mensal desde maio. O índice caiu 0,2% na segunda-feira. A libra é negociado em US $ 1,3214, um pouco acima de US $ 1,3207 do final de segunda-feira, em Nova York. A libra cai cerca de 1,4% em relação ao dólar durante o mês.

A gigante do petróleo britânico BP bateu as expectativas dos analistas, registrando lucro líquido de US $ 1,87 bilhão no terceiro trimestre, superando as projeções dos analistas de US $ 1,58 bilhão. Suas ações sobem mais de 3%. Em sentido contrário, as mineradoras sofrem. Anglo American e BHP Biliton perdem 0,1% cada, Glencore recua 1% e Rio Tinto opera em baixa de 0,2%.

Os mercados aguardam a reunião do Banco de Inglaterra na quinta-feira, quando o governador Mark Carney e outras autoridades podem elevar a taxa de juros em um quarto de ponto percentual, para 0,5%. Carney indicou que as taxas poderiam subir e também advertiu que os consumidores britânicos estão sentindo o aperto da inflação mais forte e dos salários mais fracos.

Analistas atribuem uma probabilidade de 86% para que o Banco da Inglaterra eleve as taxas pela primeira vez em 10 anos, o que significa que as consequências possam ser brutais sobre a libra.

EUA: O otimismo parece estar consolidando em torno de ações de tecnologia nesta terça-feira, enquanto Wall Street apontam para abrir com ganhos na abertura da sessão de terça-feira. O Dow está preparados para fechar o mês de outubro com um ganho de 4,2%, enquanto o S & P 500 deve avançar cerca de 2%. Esse seria o melhor mês desde fevereiro de 2017 para cada índice. O Nasdaq Composite está preparado para subir um pouco mais de 3%, sua melhor alta desde julho de 2017.

O Federal Reserve inicia sua reunião de dois dias, enquanto os investidores aguardam novos dados sobre os preços das casas e o sentimento do consumidor. As ações dos EUA finalizaram em baixas na segunda-feira após notícias de que parlamentares dos Estados Unidos estão discutindo uma redução gradual dos impostos corporativos ao longo de vários anos.

O índice de custo de emprego do terceiro trimestre deve ser divulgado às 9h30 da manhã, seguido pelo índice de preços de casas da Case-Shiller para agosto, às 10h00. O índice PMI de Chicago para outubro está programado para ser lançamento às 10h45. O índice de confiança do consumidor para o mesmo mês é devido às 11h00.

A reunião de dois dias do Federal Reserve que começa na terça-feira, não deverá gerar mudanças na política monetária. Os investidores buscarão indícios sobre a decisão do Fed de prosseguir com um esperado aumento da taxa de juros em dezembro.

Quanto ao próximo presidente do Fed, o presidente Donald Trump revelará sua escolha na quinta-feira, segundo um funcionário da Casa Branca. O governador do Fed, Jerome Powell, é o favorito.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,16%
SP500: +0,17%
NASDAQ: +0,26%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário