Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - SEXTA-FEIRA 19/01/2018

ÁSIA: A maioria dos principais índices na Ásia fechou com ganhos na sessão desta sexta-feira, embora Wall Street tenha recuado na sessão de quinta-feira com pequenas perdas em meio à preocupações políticas.

O benchmark Nikkei do Japão subiu 0,19% para fechar em 23.808,06 pontos, sustentadas por ganhos no setor financeiro. As montadoras de automóveis Toyota e Honda avançaram 0,53% e 0,65%, respectivamente. Entre os nomes de tecnologia, a Nintendo terminou a sessão 4,23% maior, estendendo os ganhos após o lançamento dos novos acessórios da Nintendo Switch na quinta-feira.

O Banco do Japão está otimista em atingir seu objetivo de inflação de 2% dentro de dois anos e está considerando a melhor forma de comunicar possíveis mudanças de política monetária. No momento em que o banco central se prepara para a sua primeira reunião política de 2018 na segunda e terça-feira, os "insiders" observam sinais de que a inflação está no caminho certo. A inflação, excluindo alimentos frescos, subiu 0,9% em novembro, e os líderes corporativos estão abertos para novos aumentos salariais nesta primavera, quando ocorrem negociações anuais com sindicatos.

Isso aumentou a especulação de que o Banco do Japão siga os passos do Federal Reserve e do Banco Central Europeu. Uma pequena redução na compra de títulos do governo pelo BOJ anunciado em 9 de janeiro empurrou o iene para cerca de 111 ienes por dólar na sexta-feira, ante cerca de 113 ienes no início do ano. Em geral, o aperto monetário, ou uma maior probabilidade disso, faz subir a moeda da nação.

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,18% para terminar em 2.520,26 pontos. Os fabricantes de automóveis também fecharam em território positivo, com o Hyundai Motor saltando 4,52%, no entanto, o setor de tecnologia recuou. O peso pesado Samsung Electronics devolveu os ganhos iniciais para fechar em baixa de 1,16%, enquanto a rival SK Hynix caiu 2,53%.

Abaixo, o ASX 200 da Austrália caiu 0,15% para terminar a sessão em 6.005,8 pontos. A sessão de sexta-feira marcou a quarta queda diária consecutiva. As principais ações de mineração e energia caíram. Rio Tinto perdeu 1,04%, BHP declinou 0,29% e a petrolífera Santos caiu 1,34% ao final do dia.

O Índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,41%, depois de marcar o terceiro recorde consecutivo na última sessão. Os desenvolvedores de imóveis registraram ganhos, com Country Garden subindo 3,27%, enquanto as ações do setor financeiro figurava em território negativo. As ações da Tencent, um componente altamente ponderado no índice, subia 0,54% antes do fechamento do mercado.

No continente, o composto de Shanghai subiu 0,41% para fechar em 3,489.11. O índice de Xangai havia tocado em seus níveis mais altos de dois anos antes do lançamento dos números robustos do crescimento chinês na quinta-feira. O composto de Shenzhen eliminou os ganhos iniciais para fechar em baixa de 0,14% em 1.921,33 pontos.

EUROPA: As bolsas europeias atingiram uma alta de 10 anos na manhã desta sexta-feira, enquanto os investidores digerem dados econômicos regionais fortes. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,38% nos negócios do meio da manhã. 

O setor de recursos básicos estavam entre os destaques de alta seguindo os fortes números de demanda de metal na China, mas o setor de cuidados à saúde é que figura entre os maiores ganhadores devido atualizações de classificação. Por outro lado, o setor de petróleo e gás caem 0,6% depois que a OPEP disse que observa mais oferta de petróleo no mercado em 2018 por parte dos concorrentes. Como resultado, os preços do petróleo começaram a recuar. 

As ações do setor bancário recuperaram das perdas anteriores, mas o banco sueco SEB ainda segue negociando em baixa, recuando 2%, depois de anunciar uma redução nas participações acionárias devido novas regras contábeis.

Entre os destaques individuais, as ações da Steinhoff disparam quase 10% depois de obter apoio financeiro de credores sul-africanos para superar um escândalo contábil, informou a Moneyweb. O grupo têxtil OC Oerlikon também estava entre os destaqus de alta, com um aumento de 5%, depois de registrar maiores margens de lucro. No outro extremo, Kingfisher cai 3,5% após uma prévia de lucro da Carpetright.

O FTSE 100 do Reino Unido abriram em baixa, o que poderia ser a quinta perda consecutiva, com o setor de petróleo e gás pesando pelo selloff nos preços do petróleo. Os setores de telecomunicações e financeiros também seguem em baixa, mas os setores de materiais básicos e de bens de consumo se movem para cima. Na quinta-feira, o índice de referência de Londres caiu 0,3%, afastando-se de sua máxima histórica de 7.778,64 pontos na semana passada. Para esta semana, o índice segue em curso para cair 1%.

A libra sobe 0,0720% frente ao dólar e negocia em US $ 1,3930, ante $ 1,3895 no final de quinta-feira em Nova York. Entre as mineradoras, Anglo American cai 0,5%, Antofagasta avança 0,5%, BHP Biliton sobe 1% e Rio Tinto avança 0,6%.

Entre os dados econômicos, os números da conta corrente da zona do euro divulgado nesta manhã, mostraram um superávit mais amplo em novembro em relação ao mês anterior. As exportações mais fortes da região ajudaram o superávit ajustado a crescer para 32,5 bilhões de euros (US $ 39,92 bilhões), ante 30,3 bilhões de euros em outubro.

As vendas no varejo no Reino Unido caiu em dezembro, apesar da temporada de Natal, já que os consumidores aproveitaram os negócios da Black Friday. Os volumes caíram 1,5% no mês a mês em dezembro, pior do que o consenso de uma queda de 1% dos analistas.

Na noite de quinta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que se o Reino Unido quiser acesso ao mercado único, incluindo o setor de serviços financeiros, então terá que contribuir com o orçamento da UE e seguir a jurisdição europeia, depois de uma reunião com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, informou o Financial Times.

EUA: 
13h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
13h00 - Prelim UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);

ÍNDICES FUTUROS - 8h30:
Dow: +0,32%
SP500: +0,27%
NASDAQ: +0,42%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário