Veja Também

Veja Também
RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 23/01/2018

ÁSIA: Os principais índices asiáticos fecharam com ganhos significativos nesta terça-feira, seguindo a liderança mais forte de Wall Street, depois que os legisladores dos EUA chegaram a um acordo para acabar com o "shutdown" do governo. Os investidores também digeriram a decisão do Banco de Japão de manter a política monetária estável.

O Nikkei 225 do Japão subiu 1,29%, para fechar em 24.124,15 pontos, depois de tocar seus níveis mais altos em mais de 26 anos no início do dia. O Banco do Japão manteve a política monetária constante ao longo de uma reunião de dois dias, um movimento que era amplamente esperado. 

A declaração de política do Banco do Japão deu um novo impulso ao iene e a moeda japonesa mais forte tende a pressionar uma série de ações, principalmente exportadoras japonesas. Pela primeira vez em 3 anos e meio, a expectativa de inflação na perspectiva trimestral do banco central manteve-se inalterada em relação ao relatório anterior e as autoridades políticas não veem expectativas de inflação "enfraquecendo".

O iene mais tarde recuou, depois que o governador do BOJ, Haruhiko Kuroda, disse que a economia não estava em um ponto que o BOJ pudesse considerar a suspensão de sua política de facilitação. O movimento do banco central para reduzir ligeiramente suas compras de títulos do governo japonês no início deste mês levantou especulações sobre potenciais apertos, mas a diminuição ou retirada da política "ultra-fácil" é mínima, segundo alguns especialistas de mercado.  O iene fechou em ¥ 111,06 por dólar, depois de se fortalecer até ¥ 110,59 antes da abertura do pregão. 

Fabricantes de automóveis registraram ganhos na sessão: Toyota fechou 0,79% maior, Honda saltou 1,81% e Mitsubishi Motors avançou 2,39%. Nomes de tecnologia também tiveram um dia positivo, com SoftBank Group avançando 2,02% e Sony aumentando 2,87%.

Dp outro lado do estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul adicionou 1,38% para fechar em 2.536,60 pontos, apesar das montadoras entrarem em território negativo durante a sessão.  

Os EUA implementarm tarifas sobre importações de máquinas de lavar e painéis solares, principalmente para produtores asiáticos. Porém, a Samsung Electronics e LG Electronics, que fabricam entre outros, máquinas de lavar roupas, fecharam em alta de 1,9 e 0,46%, respectivamente. As ações da LG Display dispararam 5,85% depois que a empresa reportou que os ganhos do quarto trimestre caíram 95% em relação ao ano anterior, mas o movimento de alta se deve ao fato da empresa anunciar que fabricará painéis de OLED de plástico no final deste ano. 

Em Sydney, o australiano ASX 200 rompeu uma série de cinco sessões consecutivas de perdas e subiu 0,75% no final do dia, sustentada pela força do setor de energia, assim como o setor financeiro, que recuou forte na última sessão, subiu 0,78% nesta terça-feira. As petrolíferas Santos e Woodside fecharam em alta de 1,2% e 1,8%, respectivamente, enquanto entre as mineradoras, Rio Tinto fechou em alta de 0,6% e Fortescue Metals caiu 1,4%.

O sentimento positivo também foi visto nos mercados da China. O índice Hang Seng subiu 1,66% depois de renovar a máxima de todos os tempos  no início do dia. O setor financeiro que tem um grande peso no índice, estava no território positivo, assim como ações de casino. 

No continente, o composto de Shanghai avançou 1,3% para terminar em 3.546,98 pontos e o composto de Shenzhen aumentou 0,36% para terminar em 1.950,99 pontos, enquanto o índice de blue chips CSI 300 fechou a sessão em alta de 1,08%.

EUROPA: Os mercados europeus registaram ganhos sólidos durante o início do comércio de terça-feira, seguindo as notícias de que os legisladores garantiram um acordo que permitirá que as operações do governo dos Estados Unidos voltem a ativa. O pan-europeu STOXX 600 sobe 0,32% nos primeiros negócios da manhã.

As ações da empresa de acessórios para computadores Logitech sobem 4% depois de publicar seus último resultado financeiro. No terceiro trimestre, a empresa suíça viu as vendas aumentarem para US $ 812 milhões, um salto de 22% em relação ao ano anterior, enquanto a empresa aumentou a perspectiva de lucro para o ano. Ainda entre os melhores desempenhos no pan-índice, a companhia aérea easyJet viu sua receita total aumentar 14,4% no primeiro trimestre, atingindo £ 1,14 bilhão (US $ 1,59 bilhão), ajudando a elevar seu preço das ações em 6,5%.

À medida que os varejistas lidam com o aumento da popularidade da Amazon e do comércio eletrônico online, Carrefour da França anunciou o seu plano de transformação em 2022, onde procura aumentar seus investimentos em comércio eletrônico, enquanto abre mais lojas de conveniência e se torna mais popular na China. As ações sobem 4,5%.

Ainda no setor varejista, Ocado lidera o fundo do benchmark da Europa, depois da alta de segunda-feira, quando a varejista online do Reino Unido disparou mais de 27%.

O regulador de concorrência do Reino Unido disse a Rupert Murdoch que sua aquisição de US $ 15 bilhões na Sky não é de interesse público. O governo, que deverá fazer o veredicto final sobre este acordo, pediu à Autoridade de Concorrência e Mercados que avalie se Murdoch teve influência nos meios de comunicação no Reino Unido. Apesar da decisão do CMA, as ações do Sky aumentaram 2,7%.

O setor de recursos básicos caem, à medida que os preços dos metais diminuíram, pesando sobre o setor de mineração. Anglo American cai 2,9%, Antofagasta recua 2,4%, enquanto BHP Biliton perde 1,1% e Rio Tinto cai 0,8% em Londres.

EUA:  As ações dos EUA fecharam em alta na segunda-feira, depois que o Senado alcançou um compromisso de curto prazo para acabar com o encerramento do governo que começou no final da semana passada. A lei aprovada pelo Senado na segunda-feira, depois do fechamento de mercado, manterá o governo dos EUA aberto até 8 de fevereiro.

Os três principais índices do mercado de ações fecharam em níveis recordes na segunda-feira, em meio à sinais de que os políticos dos EUA estavam se aproximando de um acordo sobre o orçamento provisório. 

Não há dados econômicos devidos para esta terça-feira.

Com o "shutdown" do governo no espelho retrovisor, os investidores mudam o foco para a série de ganhos corporativos, já que os balanços corporativos continuam a todo vapor. Johnson & Johnson, Travelers Cos., Procter & Gamble e Verizon Communications devem relatar seus números antes do sino de abertura.

First Solar Inc. deve adicionar ganhos frente à alta de 8% registrado no "after-market" de segunda-feira, depois que o governo dos EUA aprovou tarifas sobre importações de painéis solares e máquinas de lavar roupas. As ações da Whirlpool também devem-se beneficiar.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,33%
SP500: +0,17%
NASDAQ: +0,27%

OBSERVAÇÃO:
Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário